Ética no serviço público: falta de conhecimento ou falta de ação?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rainha, Euza Amaral Souza

Orientador

Correa, Luciana Flor

Coorientador

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo que buscou identificar como o código de ética profissional vem sendo disseminado no serviço público. Dessa forma, para a elaboração deste trabalho foram utilizadas pesquisas teóricas de vários autores que tratam do tema referente ao assunto abordado e, o estudo de caso em uma empresa do ramo bancário, onde foi efetuada a aplicação de questionário. Como resultado preliminar pode-se afirmar que o estudo revelou que os serviços públicos têm conhecimento do conteúdo do código de ética profissional, mas que não basta ter um código de ética bem estabelecido no papel, sob a forma de um indicador prescritivo, se as pessoas não agem colocando em ação esses preceitos. A ética, atualmente, não é apenas um elemento de valorização das empresas, mas reflete a imagem da organização e a transparência necessárias para que ela se mantenha competitiva e lucrativa no mercado. Para isso, após a introdução, discorreremos sobre a ética profissional e sua aplicação no serviço público. Na sequência, mostraremos os resultados da pesquisa e enfim, as considerações finais.

Palavras-chave

Código de ética profissional, Ética, Serviço público

Citação