Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 36
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desertos alimentares no entorno dos Institutos Federais na Bahia
    (2023-12) SANTANA, Ívenes Ariele da Silva
    Desertos alimentares são caracterizados como áreas residenciais socioeconomicamente vulneráveis, nas quais os indivíduos têm difícil acesso a alimentos saudáveis. O estudo em questão teve como objetivo identificar a presença de desertos alimentares no entorno dos Institutos Federais na Bahia. Utilizando buffers circulares de 800 metros ao redor das escolas, foram mapeados todos os estabelecimentos de venda de alimentos. Identificou-se que 40% da amostra estava em desertos alimentares, na zona rural e em cidades de médio porte. Das 16 escolas rurais, 19%estão a mais de 10 km do centro urbano, o que pode dificultar a presença de estabelecimentos de alimentos próximos. Deste modo, assegurar a Segurança Alimentar e Nutricional dos estudantes é primordial, sendo o pleno cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar nessas instituições essencial para garantir o direito à alimentação adequada e saudável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Pântanos alimentares no entorno dos Institutos Fdereais da Bahia
    (2023-12) MOREIRA, Iana Mendes de Almeida
    Pântanos alimentares são ambientes em que predomina o comércio de alimentos ultraprocessados, de baixo valor nutricional, sendo muito frequentado por adolescentes. O objetivo deste trabalho foi identificar a presença de pântanos alimentares no entorno de escolas federais da Bahia. Utilizando um buffer de 250 metros ao redor das escolas, identificou-se a presença de estabelecimentos de alimentos, classificando aqueles com 4 ou mais como pântanos alimentares. Os resultados mostraram que existe aglomeração destes estabelecimentos ao redor dos Institutos Federais da Bahia, representando 60% da amostra, concentrados na zona urbana e que os locais mais frequentes no entorno das escolas são as lanchonetes e mercearias. Estes dados representam implicações para a saúde dos adolescentes e demonstram a necessidade de mais estudos e da implementação de políticas públicas que regulem o comércio de alimentos ao redor das escolas e de ações de educação alimentar e nutricional que possibilitem melhores escolhas para os adolescentes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Alimentação na população de baixa renda
    (2023-12) ALVES, Ana Karolina de Souza
    Ao se tratar dos hábitos alimentares a primeira coisa que acabamos por fazer é vê-los pelo ponto de vista econômico, podemos ver então que a qualidade e a variedade dos alimentos mudam conforme o poder aquisitivo da população, tendo a população de baixa renda uma maior vulnerabilidade às deficiências nutricionais, que decorrem do aporte alimentar insuficiente em energia e nutrientes. Este trabalho teve como objetivo analisar os hábitos alimentares de famílias de baixa renda levando em consideração suas escolhas alimentares e renda mensal e para a realização do mesmo efetuamos uma pesquisa bibliográfica através de pesquisas, leituras de livros que falam sobre a escrita e leitura e do relacionamento que ambas exercem em relação a alimentação em famílias de baixa renda. A questão da insegurança alimentar moderada e grave concentra-se em famílias com maior número de membros, menor renda, maior aglomeração intradomiciliar, expostas a condição de saneamento básico precária e cujos responsáveis e membros têm menor escolaridade. Porém não é nenhuma novidade, que, na nossa realidade social, a identificação de que parcela expressiva da população brasileira vive em condição de insegurança alimentar ou fome, do mesmo modo que não surpreende a sua distribuição desigual nos diferentes níveis sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência de alimentos nutritivos como auxilio na presenção e/ou tratamento de individuos com Alzheimer
    (2023-12) ALVES, Letícia Janaína Souza
    Este estudo tem como finalidade destacar a influência de alimentos nutritivos como auxilio na prevenção e/ou tratamento de portadores de Alzheimer. A doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurodegenerativo que se caracteriza por perda de funções cognitivas (memórias, pensamentos, compreensão, linguagem entre outros). Tendo como resultado estudos primários, afirmando relação positiva da alimentação saudável e seus nutrientes com a redução do risco de desenvolvimento da doença. Segundo algumas pesquisas, afirmam que um estilo de vida mais saudável pode ajudar a reduzir o risco desta e outras demências. Este estudo conclui que embora ainda não existe nenhuma intervenção médica que possa prevenir a doença de Alzheimer, estudos afirmam, que a inclusão de nutrientes através de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ao longo da vida são relevantes para contribuir com a redução de incidências da Doença de Alzheimer.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da suplementação de creatina no tratamento da sarcopenia em idosos: revisão integrativa
    (2023-12) SANTOS, Ana Carolina de Sousa; GONÇALVES, Clemerson Sampaio da Silva; CRUZ, Maria Da Conceição Melo Rocha da; OLIVEIRA, Valquíria de Souza
    A sarcopenia é uma síndrome multifatorial, caracterizada pela diminuição de força e massa muscular. Vários fatores dietéticos podem influenciar a saúde muscular em idosos. Estudos têm avaliado o papel da suplementação de creatina na prevenção ou atenuação da sarcopenia em idosos. O objetivo deste trabalho foi avaliar por meio de uma revisão integrativa o efeito da suplementação de creatina no tratamento da sarcopenia em idosos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa em que foram avaliados 6 artigos de ensaios clínicos, nos quais os autores avaliaram a qualidade de vida de idosos saudáveis ou com alguma doença crônica, avaliando o uso da suplementação de creatina com objetivo de melhoria na força e resistência muscular. O público dos estudos tem maior prevalência de mulheres idosas, foram priorizados participantes com 50 anos ou mais. Na maioria dos estudos notou-se efeitos benéficos com a suplementação da creatina juntamente com treinamento resistido. Portanto, conclui-se que, a suplementação com creatina é de fundamental importância para o tratamento da sarcopenia no idoso, uma vez que ela é capaz de auxiliar a saúde, tendo em vista que um idoso está exposto a grandes riscos em consequência da sua idade e fragilidade da capacidade funcional causada. Deste modo, a creatina age na diminuição e reparação dos impactos trazidos pela sarcopenia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Importância do aspecto socioeconômico da nutrição: uma analise sobre a influência dos desertos e pântanos alimentares no perfil alimentar da população brasileira
    (2023-12) MARQUES , Laura Kessy Amorim
    O presente trabalho estuda a relevância do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no contexto brasileiro, referenciando, inclusive, a Constituição do Brasil. Além disso, são explorados os conceitos de desertos e pântanos alimentares, que representam áreas com restrições ao acesso a alimentos frescos e nutritivos, seja devido à escassez ou à prevalência de opções pouco saudáveis. O trabalho justifica que esses desertos e pântanos alimentares são majorados em locais de difícil acesso, criando obstáculos ao transporte diário e ao fornecimento de uma alimentação adequada. Em busca dos nossos propósitos, o estudo aborda como essas áreasinfluenciam a formação do perfil alimentar brasileiro. Nas considerações finais, destaca-se a complexidade do acesso aos alimentos no Brasil, enfatizando a necessidade de estratégias integradas. São apontados como investimentos cruciais em infraestrutura, promoção de mercados locais, práticas de agricultura sustentável e educação nutricional. A superação desses desafios exige a implementação de ações coordenadas e políticas inclusivas, regularizando as particularidades de cada região.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Preservando sabores da tradição: ação de educação alimentar e nutricional (EAN), com alunos do ensino infantil, motivando a valorização da cultura alimentar
    (2023-06-15) Anjos, Nívia Texeira Martins dos
    Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de saberes e de práticas contínuas, permanentes e transdisciplinares, com intuito de propiciar a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Porém, a nutrição é tratada aí, habitualmente, em sua abordagem biológica, com foco nos nutrientes, deixando em segundo plano a dimensão social que a alimentação possui. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da inclusão dos saberes culinários tradicionais na educação alimentar e nutricional para o fortalecimento e a valorização da cultura alimentar. Baseando-se na pesquisa-ação e na análise quali-quantitativa, o estudo foi realizado com alunos do 3º ano do Colégio Yolanda Dias Rocha, na cidade de Jacobina-BA, através de um questionário para identificar receitas tradicionais das suas famílias e outras informações acerca destas e de alguns hábitos alimentares pertinentes ao assunto a ser discutido. As receitas foram compartilhadas em um livreto construído pela pesquisadora, conjunta a uma ação de EAN que relacionou a temática por trás do estudo. Com todos os resultados foi possível observar a presença das receitas tradicionais na vida das crianças, a interação positiva dos alunos durante a intervenção e, a necessidade de maior incentivo para as ações de EAN dentro dos ambientes escolares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Indicadores da segurança alimentar e nutricional no Brasil e seus conceitos
    (2023-06-06) Novaes, Samila
    A segurança alimentar é um tema de amplo debate sobre objetivos prioritários ao planejamento e construção das políticas públicas no Brasil. Existem diversos métodos que podem ser utilizados para medir a Segurança Alimentar e Nutricional, sendo que cada um capta o fenômeno segundo uma escala e uma ótica própria, o que, por princípio, os torna complementares. Assim, enquanto uns avaliam o fenômeno no nível nacional, outros se aproximam e o tocam no nível domiciliar ou mesmo individual. Teoricamente, quanto maior o número de métodos utilizados na avaliação, maior o número de aspectos analisados e, portanto, mais completa e abrangente tenderá a ser a visão obtida da situação. Há uma grande demanda para a construção dos indicadores de segurança alimentar e nutricional, do levantamento de diagnósticos e da produção de informações, principalmente para contribuir na focalização e no direcionamento das políticas públicas. O objetivo deste trabalho é demonstrar e discutir os indicadores atualmente utilizados para avaliar; a segurança alimentar e nutricional no Brasil.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Ciclo de carboidrato como tratamento dietoterapico da obesidade
    (2023-06-07) Silva Neto, Mauro Rodrigues da
    A obesidade se caracteriza como o acúmulo de gordura corporal em quantidade que prejudique a saúde do indivíduo. Possui etiologia multifatorial, sendo de difícil tratamento. O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de revisão, a efetividade do ciclo de carboidrato no tratamento da obesidade. A metodologia utilizou de artigos científicos, empregando os termos “carb cycle” “carboydrate-insulin” “mitochondrial biogenesis” “metabolic flexibility” “insulin resistance. Após aplicar filtragem, houve a recuperação de 49 artigos. Após leitura dos títulos e resumos, 27 artigos foram selecionados para revisão bibliográfica. Os resultados não confirmaram ou negaram, a efetividade do ciclo de carboidrato no tratamento da obesidade, por conta da ausência de estudos científicos para maior embasamento. Porém, analisou-se que substâncias como ilulina podem diminuir o processo inflamatório na obesidade, assim como, a perda de peso, prática de exercícios físicos, consumo de alimentos integrais e cartinina foram associados a melhora da flexibilidade metabólica, biogênese mitocondrial e sensibilidade a insulina, fatores importantes para melhor resultado da ciclagem de carboidrato.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A influência da alimentação gestacional na seletividade alimentar da criança
    (2023-06-27) Lopes, Hannah Carollini Oliveira
    Introdução: No período gestacional, as mulheres são acompanhadas e monitoradas em relação ao ganho de peso, sendo orientadas nutricionalmente, para essa fase, que é muito importante para a saúde da mulher e do bebê. Assim, a conduta nutricional, se faz de extrema importante, para que o ambiente intrauterino, seja rico em sabores transmitidos da alimentação da mãe para o líquido amniótico e, composição do leite materno. Objetivo: Analisar se a alimentação da mãe, durante a gestação, influencia a seletividade alimentar do bebê e seu primeiro contato com os alimentos. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de dados bibliográficos publicados em português e inglês no período de 2018 a 2023, através das bases de dados: plataforma Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (NLM), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizando como palavra-chave: ‘’sabor’’, ‘’placenta’’, ‘’gestação’’, ‘’seletividade alimentar’’, e em inglês ‘’taste’’, ‘’prenatal’’, ‘’placenta’’, ‘’pregnancy’’ e ‘’food selectivity’’. Resultados: Observou-se que que a boa alimentação da mãe durante a gestação pode influenciar a seletividade alimentar, consequentemente, na saúde futura do bebê. Através do feto, o mesmo é capaz de sentir sabores e odores pela placenta, pelo qual, o líquido amniótico altera de sabor de acordo com o que é ingerido pela gestante. É coerente orientar aceitar uma alimentação saudável durante toda gestação e lactação gerando diversos benefícios para a mãe e para o bebê, auxiliando na introdução correta de alimentos e impactando ao longa da vida dessa criança.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Hipocalemia em pacientes dialíticos: relação dos níveis sanguíneos e o aporte de potássio
    (2023-06-19) Silva, Lorena Gil de Souza
    Introdução: O nível sérico de K é um dado clínico importante para o controle da concentração intra e extracelular no organismo pré e pós-diálise, o risco de hipocalemia acaba sendo subestimado pelo medo de desenvolver hipercalemia, apesar dos sintomas dos dois distúrbios serem graves e fatais. A restrição alimentar nesses pacientes colabora com a desnutrição e problemas gastrointestinais, pois restringe o acesso aos outros nutrientes contidos nos alimentos de origem vegetal, sendo eles cruciais para a homeostase corporal que proporciona melhor qualidade de vida. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de revisar a associaçãoda ingestão de potássio em pacientes que estão em tratamento dialítico, associando com o nível sérico. Metodologia: Para a realização deste estudo de revisão bibliográfica, foram selecionados 22 artigos, com o corte de tempo de 5 anos,usando as pesquisas nos idiomas de língua portuguesa e língua inglesa.Para a coleta de dados a pesquisa baseou-se a partir das seguintes palavras-chaves: “hypokalaemia”,“haemodialysis”, “dietary potassium”, “chronic kidney disease (CKD)”, “renal replacement therapy”, “dyskalaemia”, “nutritional status in CKD”, “serum potassium”. Conclusão: Diante do resultado das pesquisas, o aporte dietéticode potássio, principalmente dos carboidratos complexos, não possui ligação com as alterações prejudiciais na concentração de potássio no meio extracelular, apesar de ter alto teor desse mineral em sua composição. Entretanto, em relação à hipocalemia, a alta restrição dietética e consumo de carboidrato simples em grande quantidade, com base nos estudos, estão associados à maior índice de hipocalemia entre os pacientes em hemodiálise. Palavras- chaves: Hipocalemia, hemodiálise, potássio dietético, doença renal crônica (DRC), terapia renal substitutiva, discalemias, estado nutricional na DRC, potássio sérico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Processo inflamatório na desordem estética - acne
    (2023-06-27) Lima, Rayane Silva de
    Introdução: A acne é uma inflamação que ocorre na pele, aparecendo quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas. Estudos apontaram a eficácia do consumo regular de ômega 3 na redução da inflamação e diminuição da produção de sebo, bem como melhoras significativas em pacientes com acne leve e moderada. Metodologia: a atual pesquisa se caracteriza por uma revisão de literatura de maneira integrativa. Foram buscados artigos em fontes como SCIELO e Google Acadêmico e, além disso foi utilizado um contorno atemporal de artigos com cortes de 2013 a 2023 utilizando os descritores: Acne, processo inflamatório, desordens estéticas, nutrição e ômega- 3. Objetivo: Analisar as influências do ácido (ômega 3) no processo de desordem estética advinda da acne. Resultados: Estudos apontaram a eficácia do consumo regular de ômega 3 na redução TLR-2 e TLR - 4 que influencia na inflamação da acne, assim como a diminuição do grau de IGF-1, que desencadeia a produção de sebo. Além disso, os pacientes que ingeriram ômega 3 relataram melhoras significativas no quadro de acne leve e moderado. Também foi possível observar que, as intensidades de imunocoloração de IL-8, que está associada à hiperplasia epidérmica, hiperceratose folicular e inflamação da acne, teve uma redução muito significativa. Conclusão: redução do TLR-2 e TLR - 4 que influencia na inflamação da acne, diminuição do grau de IGF-1, alcançando sucesso na diminuição da inflamação derivada de uma acne severa e, na contenção das intensidades de imunocoloração de IL-8, que está associada à hiperplasia epidérmica, hiperceratose folicular e inflamação da acne, tal como se observa na literatura e outras pesquisas sobre essa questão.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Introdução alimentar incorreta e seus impactos na obesidade e sobrepeso na fase pré-escolar
    (2023-06-19) Santos, Jaciara de Jesus
    A partir de uma revisão bibliográfica, foi exposto que os anos iniciais de vida de uma criança possuem como características à rápida taxa de crescimento e desenvolvimento, desempenhando, a nutrição, um papel fundamental na eficácia desse fenômeno que ocorre normalmente. Assim, o objetivo do trabalho que segue é evidenciar a relação entre a introdução alimentar incorreta e casos de sobrepeso e obesidade em crianças na idade pré-escolar. Para tanto foi exposto que De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) os bebês devem ser amamentados exclusivamente até seis meses de idade, o que afeta positivamente a sobrevivência e a saúde nesta fase e na vida adulta. Logo, a introdução alimentar inadequada na dieta do bebê pode gerar consequências potencialmente prejudiciais à saúde, especialmente ofertas alimentares forem feitas antes do fechamento total desenvolvimento fisiológico, aumentando o risco de contaminação e reações alérgicas, interferência na absorção de nutrientes vitais do leite materno e implicação no risco de desmame precoce. Alcançou-se como resultado que É importante que os pais cuidem da alimentação dos filhos desde cedo, sendo eles o exemplo que a criança deve ter com relação a alimentação saudável, assim, toda família deve ter hábitos saudáveis, fazendo o consumo de frutas, verduras e legumes, evitando ao máximo o consumo de ultraprocessados.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Efetividade do uso de alimentos funcionais e suplementos como coadjuvantes no tratamento do melasma
    (2023-06-07) Passos, Selma Silva de Araújo
    Introdução: O melasma é uma desordem estética, caracterizada por hipermelanose simétrica, com bordas irregulares, considerada como distúrbio pigmentar crônico e adquirido. Sendo de etiologia multifatorial e difícil tratamento. Objetivo: O estudo tem como objetivo descrever a efetividade do uso de alimentos funcionais e suplementos como coadjuvantes no tratamento do melasma. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com aspectos descritivos e exploratórios, sendo eleitos o total de 45 artigos entre os anos de 2013 a 2023, após o racionamento foram selecionados 17 artigos em língua inglesa e língua portuguesa, em conjunto a utilização de 2 exemplares brasileiros, foram selecionados para compilação, utilizando-se na base de dados os seguintes descritores: “melasma”, “skin hyperpigmentation”, “antioxidant foods”, “anti-inflammatory foods”, “phisiology of melasma” e “photoprotective foods.” Resultados: Após a análise dos estudos desta revisão, conclui-se que os micronutrientes antioxidantes e fotoprotetores presentes nos alimentos podem ser usados como tratamento coadjuvante do melasma, uma vez que têm a capacidade de proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, reduzir a inflamação da pele e a desigualdade da pigmentação. A interação ocorre por meio da busca em impedir a produção de melanina através da ação de inibição da tirosinase e ativação da renovação da pele, fazendo com que melhore o fluxo sanguíneo nas manchas e eritemas causadas pela radiação UV.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Hipotireoidismo, ocasionado por deficiência de nutrientes, em mulheres em idade reprodutiva.
    (2023-06-20) Santos, Jaine Oliveira
    Introdução: O hipotireoidismo, é uma disfunção tireoidiana, caracterizada pela diminuição da ação dos hormônios tireoidianos. A patologia pode acometer pessoas de qualquer gênero e idade, mas tem maior prevalência nas mulhe-res. Objetivo: O estudo tem como objetivo, compilar os estudos que abordam o hipotireoidismo, ocasionado por deficiência de nutrientes, em mulheres em idade reprodutiva. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, foram coletados artigos científicos, relevantes com a problemática abordada pelo estudo, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos CAPES e Na-tional Library of Medicine (PubMed).Resultados: A insuficiência de ferro, pre-dispõe a prevalência de anticorpos tireoidianos positivos, níveis de TSH mais altos e T4 mais baixos, portanto, está associada a tireoidite de Hashimoto e a hipotireoidismo primário. Além disso, verificou-se, maior prevalência de deficiência de vitamina D, iodo e selênio, em mulheres com disfunções tireoidianas.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Análise da segurança na ingestão de alimentos fontes de vitamina K, por pacientes adultos e idosos, com patologias cardíacas, em uso de anticoagulantes
    (2023-06-07) Bezerra, Paula Beatriz de Araújo
    Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar se há segurança na ingestão de alimentos fontes de vitamina K, por pacientes adultos e idosos, com patologias cardíacas, em uso de anticoagulantes. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como revisão de literatura integrativa, seguindo a questão-problema: É seguro a ingestão de alimentos fontes de vitamina K por pacientes adultos e idosos com patologias cardíacas em uso de anticoagulantes?. Resultados: Foram selecionados e analisado, após a seleção dos trabalhos, ao total 15 estudos, para a então construção e da discussão. Conclusão: Após a análise desta revisão, conclui-se que apesar de não haver um consenso no que se diz respeito aos pacientes em uso de varfarina, eles devem apresentar uma ingestão moderada de vitamina K semelhante ao adequado para adultos, sendo essencial fazer o monitoramento contínuo do INR para o acompanhamento da coagulação sanguínea.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O impacto da má qualidade do sono em relação a compulsão alimentar e sua associação com o sobrepeso e a obesidade em adultos
    (2023-06-20) Silva, Raphaella Moura
    Introdução: A má qualidade do sono está negativamente correlacionada com o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) e consequentemente ao sobrepeso e obesidade. Objetivo: O presente estudo busca esclarecer a correlação entre distúrbios do sono, transtorno de compulsão alimentar periódica e sobrepeso e obesidade. Métodos: A atual pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando 26 artigos no período de tempo de 2018 a 2023 em língua inglesa e portuguesa, com as bases de dados: Pubmed, Scielo, Periódicos CAPES, Portal BVS, utilizando os seguintes descritores: compulsão alimentar, qualidade do sono sobrepeso e obesidade, ciclo circadiano, transtornos alimentares, comer emocional, comportamentos alimentares, leptina, grelina, hormônios do apetite. Resultados: Foram feitos estudos que comprovaram que indivíduos com TCAP relatam maiores distúrbios do sono que indivíduos que não possuem o transtorno. Conclusão: De acordo com os dados apresentados, distúrbios do sono e compulsão alimentar estão relacionados, assim como sobrepeso e obesidade, devido a desregulação hormonal proveniente do desalinhamento circadiano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Possíveis deficiências de micronutrientes em pacientes com intolerância à lactose moderada à grave
    (2023-06-28) Oliveira, Poliana Silva
    Introdução: A intolerância à lactose, é uma desordem no metabolismo, e devido a deficiência ou ausência da enzima lactase na mucosa intestinal, a lactose não digerida não pode ser absorvida, gerando sintomas gastrointestinais. Objetivo: Elencar a ocorrência de possíveis deficiências de micronutrientes em pacientes com intolerância à lactose moderada à grave. Metodologia: O presente estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura. Com total de 11 artigos descritos em língua inglesa e 9 livros na língua portuguesa, entre os anos de 2013 a 2023. Utilizando-se os temos em inglês para pesquisas nas bases de dados: “lactose”, “intolerance”, “hypolactasia”, "absorption", "nutrients", "micronutrients", "vitamins”, “calcium”. Resultados: Com base nos estudos apresentados, conclui-se que, diversos fatores podem desencadear intolerância à lactose, inclusive problemas gastrointestinais. Não foi comprovado, a partir das pesquisas, a incidência de deficiências de micronutrientes em intolerantes, entretanto torna-se necessário a verificação do status de determinados micronutrientes. O uso de probióticos na intolerância à lactose aumenta a absorção de vitaminas, minerais e diminui os sintomas gastrointestinais. Vale salientar a importância de um acompanhamento médico e nutricional para diagnóstico e tratamento dietoterápico, podendo impactar o estado nutricional do indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ingestão de glutén e lactose e o impacto na saúde da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - revisão
    (2022-12-20) Dourado, Paloma Vaz
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social, associados a padrões de comportamentos restritivos e de atividades repetitivas, onde podem ser percebidas antes dos três anos de idade, é um distúrbio multifatorial onde estudos relatam que 50% são fatores genéticos e 50% fatores ambientais. A criança com autismo, são comumente afetados por distúrbios alimentares, onde a nutrição materna na gravidez é de fundamental importância, pois determina os nutrientes disponíveis para apoiar o crescimento fetal, estudos mostram a interação dos alimentos com o transtorno de crianças com TEA, no qual a dieta free glúten e free lactose são amenizados os sintomas gastrointestinais e que podem influenciar diretamente no seu comportamento, sendo assim a ingestão desses alimentos deixá-los mas irritados, aumentando os sintomas gastrointestinais, concluindo-se de que crianças com o TEA são mais propícia a desenvolver alergias e intolerâncias alimentar ao glúten, lactose e a caseína, e que a exclusão desses alimentos na dieta têm obtidos resultados positivos através de estudos clínicos com crianças com transtorno do TEA, no qual o tratamento dietoterápico com modificações dietéticas e cuidados com educação alimentar e nutricional, estudos também relatam um desenvolvimento no tratamento do autismo com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar; psiquiatra, neurologista, pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiros, nutricionistas e pedagogos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia da suplementação no tratamento da desnutrição-proteico no paciente dialítico
    (2022-12-19) Nascimento, Aline
    A insuficiência renal crônica (IRC) são lesões nos néfrons, que apresenta redução ou perda da filtração glomerular. A IRC pode ser acometida por outras patologias, como diabete mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS), glomerulonefrite crônica, mieloma múltiplo. Pacientes com IRC, tem um índice elevado de desnutrição energético-proteico, depleção de massa muscular e sarcopenia. Os mesmos precisam de acompanhamento nutricional individualizado, orientação dietética para evitar e controlar a desnutrição energético-proteica. Diante da baixa ingestão calórica e proteica, e com perda de nutrientes durante a diálise, a falta de conhecimentos dos pacientes com relação aos alimentos consumindo de forma inadequada. Avaliação do estado nutricional, para introduzir a suplementação aos pacientes que apresentam carências nutricionais, evitando a desnutrição energético-proteica. Para elaboração desse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos como embasamento.