O contexto narrativo e a memória afetiva como elementos de engajamento nas redes sociais: um estudo da página do canal viva no facebook

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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Mendes, Mariane Lidorio
Orientador
Bressan Júnior, Mário Abel
Coorientador
Resumo
O presente trabalho analisou como o contexto narrativo e a memória afetiva, resultaram em elementos de engajamento na página do facebook, do canal Viva. Para tanto, a fundação teórica foi baseada, principalmente, no que Barthes et al (1973) advogam sobre a narrativa, com a contribuição dos conceitos da Gancho (1997). Já Halbwachs (2003), acompanhado de outros estudiosos, serviu como fundamento base para falar sobre a memória afetiva. Buscando chegar ao resultado esperado, optou-se pelo estudo exploratório, com a técnica análise do conteúdo, entendendo assim, o envolvimento e lembrança que cada postagem provocou, para se tornar um subsídio de interação. Desta forma, verificamos que a audiência do canal pôde ser justificada pelo valor ao passado, sentimento de nostalgia e evocação da memória, já que através das publicações, as pessoas demonstram sentir saudades do que já assistiram na TV, ao serem provocadas pela lembrança. Mas, para que estas postagens tivessem um resultado mais eficiente, além da memória afetiva, os elementos narrativos foram fatores importantes. Isso porque, através do enredo, o indivíduo passou a lembrar de todo o contexto da trama e acabou narrando e dando visibilidade à história. Portanto, acreditamos que, referente às postagens, sempre vai ter uma pessoa reclamando, ou elogiando e/ou mostrando-se satisfeito, tornando-se fatores positivos ao canal, já que todos eles constituem o engajamento.

Palavras-chave
Narrativa, Memória afetiva, Facebook, Engajamento, Canal Viva
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