Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Monografia Acesso aberto
    Ampliação do teatro Guarany
    (2023-12) LIMA, Ramina Novaes
    Inaugurado pela primeira vez em 1882, o teatro teve grande evidência recebendo grandes nomes e espetáculos na época, mas com o decorrer dos anos perdeu sua relevância e frequência pela população e turistas. No entanto, com o auxílio dos órgãos patrimoniais municipais foi completamente restaurado, tombado pelo Condepasa e em 2008, foi reinaugurado junto as diretrizes do Alegra Centro, e teve então suas atividades restabelecidas no local. O Teatro Guarany possui grande valor histórico e cultural para a cidade de Santos. Localizado na região central e histórica da cidade, na Praça dos Andradas e próximo a rodoviária, atualmente o teatro comporta a EAC - Escola de Artes Cênicas e recebe diversos artistas para espetáculos do auditório principal. Com o aumento de atividades no local surgiu uma problemática de espaço adequados e suficientes para cada umas delas atuarem. Este trabalho propõe a ampliação do Teatro a fim de melhor atender às demandas tanto da escola quanto dos eventos que ali acontecem, além de criar novos espaços de exposições e convivência, foram criados espaços para novos camarins, realocação do setor administrativos, novos ambientes para acesso do público e de apresentações, assim como novas salas e mais adequadas para a EAC realizar suas atividades. Desta maneira, para apresentar a proposta, a metodologia escolhida foi a de observação e análise, além de entrevistas realizadas com moradores da cidade, que abordaram sobre suas experiências no local, o que foi utilizado para tomadas de decisões dentro do projeto. Com o intuito de mostrar a importância do Teatro como bem cultural e integrar o edifício com seu entorno, trazendo mais movimentação e revitalização ao bairro, o projeto propôs espaços amplos, uteis e de diversas funcionalidades, fazendo com que o usuário se sinta pertencente ao local e confortável para realizar suas atividades e experiencias culturais.
  • Monografia Acesso aberto
    Moradia modular em contêiner marítimo: uma alternativa sustentável para habitação
    (2024-01) SANTINI, Victor Andrade
    As casas modulares em containers têm ganhado destaque nos últimos anos como uma opção sustentável e econômica para construção de habitações. O uso de containers reciclados reduz a quantidade de material novo utilizado na construção, além de diminuir a quantidade de resíduos gerados em obras convencionais. A pesquisa teve como objetivo analisar a sustentabilidade e economia das casas modulares em container, a fim de verificar se essa alternativa é viável em comparação com as construções convencionais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscando informações sobre as vantagens e desvantagens das casas modulares em container comparadas às construções convencionais. Foi realizado um estudo de caso, no qual foram analisados os custos e benefícios de uma casa modular em container construída na cidade de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicaram que as casas modulares em container apresentam diversas vantagens em relação às construções convencionais. Além de serem mais sustentáveis, por utilizar materiais reciclados, elas também apresentam um custo menor e um tempo de construção mais rápido. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que as casas modulares em container são uma alternativa viável e sustentável para construção de habitações. Além de apresentarem vantagens em relação às construções convencionais, elas também permitem uma maior flexibilidade no projeto, possibilitando a adaptação do espaço de acordo com as necessidades do morador. No entanto, é importante ressaltar a importância de um projeto bem elaborado e da contratação de profissionais qualificados para garantir a segurança e a qualidade da construção.
  • Monografia Acesso aberto
    Rua verde: rio das pedras
    (2023-12) OLIVEIRA, Matheus Silva Alves de
    O presente projeto objetiva uma reestruturação na Rua Rui de Morais Apocalipse e no “Piscinão” Rio das Pedras, na Brasilândia, a fim de propor uma “Rua Verde” com capacidade de reter parte das águas superficiais pluviais auxiliando na sua infiltração no solo, desta forma, atenuando o aporte de água no Rio das Pedras. O piscinão, para além de sua função principal – a de reservação das águas em tempos de chuva –, contará com um parque alagável, atribuindo um novo uso para uma área em desuso na região, tornando-se um fragmento vegetativo e palco para atividades sociais, concedendo um espaço construído ecológico. A região da Brasilândia conta com uma alta densidade populacional e construtiva, onde sua extensa área carece de infraestruturas básicas e espaços livres qualificados para as pessoas que, sem poder de escolha, submetem-se a viver em condições insalubres e precárias – cenário ainda atual que abarca a população mais pobre. A região reserva para a população e ao meio ambiente uma baixa densidade vegetativa, uma pavimentação excessiva do solo, grandes emissões de materiais particulados oriundos do tráfego de veículos motorizados, tendenciando a um prejuízo na saúde dos habitantes e do meio ambiente.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de recuperação e apoio para pacientes oncológicos
    (2023-12) SANTOS, Natália de Barros
    O presente trabalho consiste na elaboração e desenvolvimento do projeto arquitetônico de um Centro de Recuperação e Apoio para Pacientes Oncológicos no bairro de Santana, localizado na Zona Norte da Cidade de São Paulo, com o principal intuito de prestar a assistência necessária, sobretudo suporte psicológico, aos pacientes em estado pós-cirúrgico provenientes do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, situado nas proximidades do lote selecionado para implantação do projeto. O Centro tem como principal objetivo proporcionar bem-estar e acolhimento para o enfermo e seus familiares, a partir da aplicação de técnicas complementares, contribuindo para o processo de reabilitação dos pacientes, em conjunto com a concepção de um espaço construído apropriado e humanizado, com as diretrizes projetuais definidas segundo os conceitos de Neuroarquitetura e Biofilia. A pesquisa foi fundamentada com base em referências teóricas e projetuais, levantamento e análise territorial e posteriormente, a elaboração do partido e diretrizes arquitetônicas do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Estação de arte urbana: grafite como instrumento de valorização urbana
    (2023-12) COSTA, Daniel Pereira
    São Paulo é uma cidade espacialmente desigual, proporcionando infraestrutura e equipamentos culturais concentrados no centro da capital paulista, refletindo diretamente no âmbito cultural, apesar do difícil acesso de uma demanda da população, os habitantes das periferias desenvolvem uma cultura que se relaciona com o espaço urbano que ocupam, pejorativamente preconceituada de modo marginalizado pela sociedade com poderes aquisitivos mais altos, com outra realidade social. O objetivo deste trabalho é analisar e compreender a influência dessa cultura sobre São Paulo, e como é expressa através da arte do grafite, ressaltando sua potencialidade artístico-cultural. A proposta projetual pretende despertar um olhar reflexivo e crítico para o grafite que dá voz à população dominada pelo sistema elitista, promovendo a interação cultural e social entre jovens artistas que veem na arte uma alternativa de vida, proporcionando um espaço amplo para criação e qualificação profissional.
  • Monografia Acesso aberto
    Mercado comunitário: promoção da economia local e fortalecimento dos laços comunitários.
    (2023-12) SANTOS, Tamires de Paula
    Este projeto visa a criação do mercado comunitário no bairro do Belém, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo - SP, Brasil. Um espaço que permitirá que produtores e pequenos empreendedores locais, possam vender seus produtos diretamente aos consumidores, em sua maioria produtos alimentícios. Desta forma, favorecerá a comercialização de produtos frescos e saudáveis, estimulando a economia local e fortalecendo os laços comunitários. A arquitetura desempenhará um papel fundamental na promoção do mercado, por meio de um design atrativo, e na utilização de estratégias, tal como a bioarquitetura. Além disso, serão criados espaços que favoreçam a interação entre produtores e consumidores, sendo estes moradores e frequentadores da região. Em última análise, o estudo mostra que o mercado comunitário terá um impacto significativo na economia e na sociedade local, pela criação de novos empregos e geração de renda, além de estimular as relações sociais e culturais de onde será inserido.
  • Paper Acesso aberto
    Habitação social para idosos: moradia acessível para idosos de baixa renda na zona norte de São Paulo
    (2023-12) PINHEIRO, Mariana
    O trabalho tem como objetivo propor uma nova inserção de moradia social para idosos de baixa renda no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. Foi desenvolvido um estudo de projeto em módulos para viabilizar uma tipologia de habitação que permitisse alguma variação de layout e adaptação à acessibilidade em caso de moradores com necessidades especiais. Os módulos foram organizados em um bloco linear mais longo onde está localizada a circulação principal, que dá acesso ao elevador e escada, O empreendimento tem fachada ativa com o pavimento térreo de uso comercial e permitindo a permeabilidade e conexão das ruas adjacentes ao lote. Os blocos são distribuídos formando um grande pátio interno ao lote com paisagismo e área de convivência para os moradores, incluindo academia, playground e área de jardim para lazer. No alinhamento lateral oeste fica a circulação principal e corredor de passagem que atravessa o lote e conecta a Rua Duarte de Azevedo e Av. General Ataliba Leonel, ligando importantes equipamentos da região e oferecendo novas opções de comercio local.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Conjunto de Habitação, lazer e convivência
    (2023-06-15) Meneghetti, Isabela
    Projeto de Habitação, lazer e cultura na zona leste de São Paulo. O terreno possui uma área de 50.000m² e o projeto propõe 112 unidades de habitação de interesse social, junto com um centro de convivência, lazer e cultura e áreas livres, com o intuito de agregar qualidade de vida ao bairro de Guaianases.