Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da toxina botulínica no tratamento da hiperidrose visando a qualidade de vida e o bem estar do paciente
    (2023-12) ASEVEDO, Milena Penna de; FERREIRA, Juliana de Freitas
    O presente trabalho aborda a complexidade da hiperidrose, uma patologia caracterizada pelo suor excessivo, decorrente do aumento das atividades das glândulas sudoríparas, e como a utilização da toxina botulínica tem se mostrado eficaz como tratamento. A hiperidrose é um desafio para o paciente, devido ao seu impacto significativo na qualidade de vida e por estar associada a fatores genéticos, emocionais e sociais. Dessa forma, até mesmo atividades habituais do dia a dia como um aperto de mãos, podem provocar desconforto e o isolamento social do paciente com esse distúrbio. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança do tratamento com o uso da toxina botulínica, bem como seu impacto positivo na qualidade de vida dos indivíduos acometidos com esse distúrbio. Após diversos estudos, a aplicabilidade da toxina botulínica como uma alternativa terapêutica de primeira linha para pacientes com hiperidrose foi confirmada e vem oferecendo uma combinação ideal de eficácia, segurança e melhoria na qualidade de vida desses indivíduos que sofrem de hiperidrose.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A autocoleta para rastreamento de HPV
    (2023-12) FONSECA, Lilian Mariane Augusto; SILVA, Erick Henrique Lara da; ALVES, Sarah Popperl; NOBREGA, Derick Guisloti
    O vírus do papiloma humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível e a quarta causa de morte em mulheres, no Brasil. Dado este fato em prol da melhora na triagem da doença, surgem novos métodos como a autocoleta, trata-se de um procedimento, considerado indolor e confortável a fim de, poder levar o teste de HPV para aqueles que não tem acesso aos exames ginecológicos de rotina por inúmeros fatores, com chances de diminuir exponencialmente o surgimento de novos casos, contando ainda com o incentivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a estratégia de maior e mais abrangente cobertura de vacinação, investimento em testes de alta performance e cobertura do tratamento na maior parte dos casos positivos. Este trabalho foi realizada através de revisão da literatura, com buscas em artigos científicos como PubMed, Scielo e MeSH ,trazendo dados importantes e significativos sobre os motivos pelos quais os pacientes não fazem o papanicolau e o quanto o autocoletor tem a contribuir para a diminuição dos novos casos se usado como uma abordagem primária para rastreio e prevenção do câncer de colo de útero.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do diagnóstico genético pré-implantacional na reprodução humana assistida
    (2023-12) SANTOS, Julia Prado dos; DELFINO, Bianca Cristina
    Este estudo aborda a relevância do diagnóstico pré-implantacional como uma alternativa crucial para melhorar as taxas de sucesso na fertilização in vitro, garantindo a seleção de embriões euploides, além de descrever as metodologias aplicadas e a importância das técnicas de PGD na reprodução humana assistida. Utilizando uma revisão de literatura que abrange diversas bases de dados, incluindo Scielo, SciFinder, PubMed, Google Acadêmico e regulamentações nacionais, foram pesquisadas também as implicações éticas da aplicação destas técnicas. Os resultados atuais sugerem que não há evidências de efeitos prejudiciais nos embriões submetidos à biópsia e análise genética, e no contexto brasileiro, e o PGD é considerado uma ferramenta de apoio à reprodução assistida, embora suas questões éticas permaneçam em discussão constante. Em última análise, conclui-se que o PGD desempenha um papel importante na solução da infertilidade para casais, desde que se mantenha em conformidade com as regulamentações e diretrizes que refletem os valores e preocupações da sociedade brasileira, com foco na saúde e no bem-estar geral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Técnicas não cirúrgicas para o tratamento de microvasos e telangiectasias, sua eficácia e a atuação do biomédico esteta
    (2023-12) SANTOS, Mariana Aparecida de Oliveira; SOUZA, Fernanda Fernandes Benicio de
    Microvasos e telangiectasias são pequenos vasos dilatados que variam o tamanho e apresentam características morfológicas diferenciadas. Embora não apresentem caráter patológico, se não tratadas, podem evoluir para varizes. Por acometer mais membros inferiores de mulheres, as buscas por tratamentos são principalmente por razões estéticas. Diante disso, o PEIM (Procedimento Estético Injetável para Microvasos) à base de glicose hipertônica 50% ou 75% é a principal escolha do profissional biomédico especialista em estética, devido a sua eficácia e baixo custo. Esse procedimento tem como finalidade a oclusão dos microvasos, que a partir da aplicação do esclerosante, iniciará um processo inflamatório, levando à fibrose e consequente desaparecimento. Outros métodos, como o laser e a Luz Intensa Pulsada também foram analisados, sendo uma boa alternativa para pacientes com fobias a agulhas, intolerância à dor ou que tenham alergia a agentes esclerosantes, entretanto, seu custo é mais elevado. Contudo, o sucesso para os diversos tipos de tratamentos dependem de um diagnóstico e classificação correta do profissional, e não somente do domínio das técnicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ação do endolift na melhoria do envelhecimento cutâneo
    (2023-12) RIVIERE, Bruna Campezzi Sampaio; ALVEZ, Larissa
    O Endolift® é um procedimento relativamente novo e minimamente invasivo utilizado para tratamentos dermatológicos. Esse processo consiste na aplicação de uma fibra óptica que direciona o laser de maneira precisa para a camada dérmica, promovendo o estímulo da síntese de colágeno e aprimorando a flexibilidade da pele. A técnica tem sido aplicada principalmente para rejuvenescimento facial, redução de rugas e melhoria da textura da pele. Revisões de literatura sobre o Endolift® destacam sua eficácia na obtenção de resultados satisfatórios com menor tempo de recuperação e menor desconforto pós-tratamento em comparação com outros procedimentos mais invasivos.