Análise dos processos avaliativos externos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual de ensino do estado de Santa Catarina

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Modolon, Cristina Longo

Orientador

Jung, Maricelma Simiano

Coorientador

Resumo

Quality in education concerns not only educators, students, the school community, but society, politics as a whole. In Brazil, there are evaluations in order to serve indicators in relation to student performance. These assessments are presented at the federal, state and municipal levels. In the final years of elementary and high school, the assessments are derived from the Basic Education Development Index (IDEB) and the Basic Education Assessment System (SAEB), coordinated by INEP. Thus, the present study aims to analyze whether the goals proposed by the external evaluation processes of the final years of elementary and high school in the state education network of the state of Santa Catarina were achieved and whether the results of these external evaluation processes denote concerns regarding the teaching quality. In order to achieve the proposed objective, an exploratory research will be carried out, with a quantitative and qualitative approach. The database of the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (INEP) will be used to search for the results of IDEB and SAEB and Plataforma Educação in Palma da Mão. The identification of IDEB and SAEB indexes from the state school system in the state of Santa Catarina, referring to the final years of elementary school and high school in 2017, it was found that these rates in most schools were not achievable and did not obtain results. Regarding the dropout rate, it can be seen that it shows concern, mainly in high school and that this refers to the low index or absence of IDEB indexes. Regarding the enrollment rate, it can be seen that it is showing increasing rates, mainly in the municipalities of Laguna and Tubarão.
A qualidade na educação diz respeito não só aos educadores, aos estudantes, à comunidade escolar, mas também à sociedade, à política, como um todo. No Brasil, há avaliações com a finalidade de servir indicadores em relação ao desempenho dos estudantes. Essas avaliações são apresentadas no âmbito federal, estadual e municipal. Nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, as avaliações são decorrentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenadas pelo INEP. Assim, o presente estudo tem como objetivo, analisar se as metas propostas pelos processos avaliativos externos, dos anos finais, do ensino fundamental e do ensino médio, da rede estadual de ensino do estado de Santa Catarina, foram alcançadas e se os resultados desses processos avaliativos externos denotam preocupações em relação à qualidade de ensino. Para que seja alcançado o objetivo proposto, será feita uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. Será utilizado, para realização do estudo, o banco de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em busca dos resultados do IDEB e SAEB e Plataforma Educação na Palma da Mão. A identificação dos índices do IDEB e SAEB da rede estadual de ensino do estado de Santa Catarina, referentes aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio no ano de 2017, constatou-se que esses índices, na maioria das escolas, não foram alcançáveis e nem obtiveram resultados. Em relação à taxa de evasão, pode-se verificar que denota preocupação, principalmente no ensino médio e, que isto, remete ao baixo índice ou ausência de índices do IDEB. Em relação à taxa de matrícula, pode-se verificar que está apresentando índices crescentes, principalmente nos municípios de Laguna e Tubarão.

Palavras-chave

Avaliação, Sistema de avaliação da educação básica, Índice de desenvolvimento da educação básica, Qualidade na educação

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