Relatos e fatos no ensino de ciências: a experiência de uma professora da rede estadual de Jaguaruna/ SC
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Biológicas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Santiago, Moniandra Santana
Orientador
Tartarri, Emerson
Coorientador
Resumo
O presente trabalho de pesquisa trará a história oral de uma professora de Ciências já aposentada na rede estadual de Santa Catarina, sendo que os relatos, vivências e experiências são abordados dentro do contexto do trabalho de pesquisa para conheceremos o permeio do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos. A relevância da história pessoal, seus detalhes e fatos nela evidenciados, são fontes de informações importantes para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem que transcorreram nas últimas décadas. Quanto à forma de abordagem a pesquisa foi do tipo qualitativo, usando como critério uma entrevista para recolhimento dos dados, seguido de um questionário, para ter o seguimento correto do presente trabalho. O que impulsionou esse trabalho foi entender o processo e mudança ocorrida na área da educação nas últimas décadas, a partir dos relatos e das experiências profissionais da educação, em especial a professora pesquisada de Ciências do Ensino Fundamental das Séries Finais, evidenciando as principais modificações ocorridas na escola, na disciplina de Ciências e na sua trajetória profissional. O trabalho de pesquisa proposto tem como objetivo geral analisar o processo educacional no ensino de Ciências através da história de vida e da vivência profissional de uma professora de Ciências, Jaguaruna, SC. Através da entrevista, fez-se uma síntese de experiências profissionais vividas pela professora. Espera-se que com esta pesquisa sirva de referências para tantos outros, que possamos compreender a grande importância de se escrever um trabalho direcionado para a área da educação, tendo como fonte de inspiração o professor.
Palavras-chave
Ensino, Biologia, Biografia