Conhecimentos dos professores de educação física sobre primeiros socorros das escolas públicas municipais de Imbituba-SC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vieira, Ruan Carlos Martinho
Orientador
Huber, Marcos Paulo
Coorientador
Resumo
Abstract: Accident prevention is essential and some basic knowledge can help to reduce suffering as well as to avoid more serious situations. Regardless of the accident, it is known that the first procedures taken to help the victim are to convey tranquility, confidence, and especially safety. Accidents in school settings are common due to the high flow of people, and hence it is requested the presence of a qualified professional to act on those situations. Therefore, the present study aims to verify the knowledge of Physical Education Teachers, who graduated in Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL in the Tubarão campus, regarding First Aid. The research was characterized by a quantitative-qualitative methodology and has a descriptive cross-sectional nature intended to observe and analyze the collected data without manipulating it. For data collection and sampling of the following research, through an intentional sampling method, the teachers will be submitted to answer questions on a questionnaire concerning BLS (Basic Life Support). The benefit of the research was to make participants aware of the importance that a search for updates can provide. The results of this study were of great importance in order to be able to analyze the knowledge of Physical Education teachers in first aid, since the majority presented satisfactory knowledge in most of the maneuvers that require pre-hospital care.
Resumo: A prevenção de acidentes é essencial e alguns conhecimentos básicos podem ajudar a diminuir o sofrimento e evitar situações mais graves. Independente do acidente sabe-se que, as primeiras atitudes para ajudar a vítima são transmitir tranquilidade, confiança e principalmente segurança. No ambiente escolar é comum ocorrer acidentes devido ao grande fluxo de pessoas. Em razão disso se faz necessário a presença de um profissional capacitado para intervir em caso de acidentes. Sendo assim o presente estudo teve o objetivo geral de identificar o conhecimento dos Professores de Educação Física, sobre primeiros socorros, que realizaram a sua graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul unidade de Tubarão-SC. A pesquisa se caracterizou quanti-qualitativa e possuiu natureza descritiva-transversal, e teve como finalidade observar e analisar os dados coletados sem manipulá-los. Para realizar a coleta e amostragem da seguinte pesquisa, optou-se por uma amostragem intencional, os dados foram coletados por meio de um questionário onde os professores Foram submetidos a responder perguntas sobre SBV (Suporte Básico da Vida). A pesquisa teve como benéfico conscientizar os participantes sobre a importância que a busca por atualizações pode proporcionar. Os resultados deste estudo, foram de grande importância, para poder analisar os conhecimentos dos professores de Educação Física em primeiros socorros, visto que a maioria apresentou um conhecimento satisfatório na maioria das manobras que necessitam de atendimento pré-hospitalar.

Palavras-chave
Primeiros socorros, Professores, Educação física
Citação