Relação do estado nutricional e a escala de autopercepção de competência em escolares de 9-12 anos da cidade de Gravatal/SC

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Assmann, Heloisa Cardoso
Orientador
Matos, Philipe Guedes
Coorientador
Resumo
WHO classifies obesity as a worldwide epidemic, which is conditioned on eating habits and physical activity practices. When the child overestimates his or her skills, he or she ends up creating unrealistic expectations of future performance, and because of that, they fail, which makes them give up challenges. The main objective of this study is to relate the nutritional status with the self-perception of competence scale of elementary school students of Gravatal Schools. A descriptive, associative research was carried out, with almost experimental methodological design, cross-sectional. It is concluded that we accept the null hypothesis for the correlation between BMI and EAPC, when comparing the School Competence variable with BMI, we obtained a significant result in favor of the rival hypothesis.
A OMS classifica a obesidade como uma epidemia mundial, que está condicionada aos hábitos alimentares e de práticas de atividade física. Quando a criança superestima suas competências, acaba criando expectativas irreais do desempenho futuro e, por conta disso, acaba fracassando, o que a faz desistir dos desafios. O objetivo principal desse estudo é relacionar o estado nutricional com a escala de autopercepção de competência de escolares do Ensino Fundamental das Escolas do Município de Gravatal. Foi realizado uma pesquisa descritiva, associativa, com desenho metodológico quase experimental, corte transversal. Conclui-se que aceitamos a hipótese nula para a correlação entre o IMC e o EAPC, quando comparando a variável Competência Escolar com o IMC, obtivemos resultado significativo a favor da hipótese rival.

Palavras-chave
Obesidade, Percepção de competência, Escola
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