Exergames e a educação física escolar: uma revisão

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Espindula, Daniel de Souza
Orientador
Matos, Philipe Guedes
Coorientador
Resumo
INTRODUCTION: Through body movements, the child interacts and acts dynamically in the physical and social environment, thinking that good motor development is essential for everyday activities or in the participation of games and activities in general. Exergames I Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Educação Física Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2020. II Acadêmico do curso Educação Física Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. E-mail: [email protected] III Mestre em Educação Física e Desporto - Especialização em Desenvolvimento da Criança na variante do Desenvolvimento Motor - Universidade de Trás-os-Montes e Alto D'ouro - Vila Real - Portugal. Professor Titular na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. combine video games and physical activity, they are games that capture users' movements, either through dance mats, or through motion sensors and sensor controls. METHODOLOGY: A systematic review study with bibliometrics, the chosen databases were PUBMED NIH GRANTS, Web of Science: SCOPUS and Science Direct, consulted between May and July 2020, the organizing software used was EndNote X8. RESULTS: Eighteen articles were selected, of which 7 were used, one (1) on exergame of dance mat and its acceptability, one (1) for the interest of using exergame, three (3) using consoles (Xbox Kinect, Nintendo WII , Playstation) and effect of an exergame intervention at school, two (2) using narrative in exergames as a stimulus. DISCUSSION: It was observed in the data collection of the research that most of the researched articles are related to games, but only a few fit the requirements of intervention in the school, and movement games that have energy costs and that are different from sedentary video games. reason that validates the use of exergames, the lack of interest of students in the Physical Education class, this happens more when they are pre-teens and teenagers, and movement games in general are a new stimulus for students to have more interest in classes. CONCLUSION: It was observed that most studies talk about acceptance of the intervention in physical activity, using exergame, and the students' interest in using them, already thinking about health benefits and decreased physical inactivity.
INTRODUÇÃO: Por meio dos movimentos corporais a criança interage e atua de forma dinâmica no ambiente físico e social, pensando nisso um bom desenvolvimento motor é essencial para atividades do cotidiano ou na participação de jogos e atividades de modo geral. Os exergames combinam videogame e atividade física, são jogos que captam movimentos dos usuários, seja por tapetes de dança, ou por sensores de movimento e controles com sensores. METODOLOGIA: Estudo de revisão sistemática com bibliometria, as bases de dados escolhidas foram PUBMED NIH GRANTS, Web of Science: SCOPUS e Science Direct, consultadas entre maio e julho de 2020, o software organizador utilizado foi EndNote X8. RESULTADOS: Foram selecionados 18 artigos, desses foram usados 7, sendo um (1) sobre exergame de tapete de dança e sua aceitabilidade, um (1) pelo interesse do uso de exergame, três (3) usando consoles (Xbox Kinect, Nintendo WII, Playstation) e efeito de uma intervenção de exergame na escola, dois (2) usando narrativa nos exergames como estímulo. DISCUSSÃO: Foi observada na coleta de dados da pesquisa que a maioria dos artigos pesquisados estão relacionados a jogos, mas só alguns se enquadravam nos requisitos de intervenção na escola, e jogos de movimento que tenham gastos energéticos e que configurem ser exergames diferente dos videogames sedentários. Motivo que valida o uso dos exergames, a falta de interesse dos alunos pela aula de Educação Física, isso acontece mais quando eles são pré-adolescentes e adolescentes, e os jogos de movimento no geral são um novo estímulo para que os alunos tenham mais interesse nas aulas. CONCLUSÃO: Foi observado que a maioria dos estudos fala sobre aceitação da intervenção na atividade física, usando exergame, e o interesse dos alunos no uso deles, já pensando em benefícios para saúde e diminuição da inatividade física.

Palavras-chave
Exergame, Jogo eletrônico, Educação física, Educação, Escola
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