Comparação das metodologias de ensino para as aulas de educação física entre a escola pública e a escola privada

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Fabichaki, Ricardo Perin
Orientador
Matos, Philipe Guedes
Coorientador
Resumo
The differences between public and private schools are considerable, the largest of which is possibly that the private school, being managed by the private sector based on market pressure and theparents of students, ends up demonstrating better performance, offering a higher study compared to the public school. In the midst of this context, this research had some fundamental objectives for its development, which were: to identify if there are differences in the contents and the methodological form developedbetween a school in the public sector and the privatesector; to verify the physical spaces of the twoschools; to identify the evaluation criteria and; to analyze the (in)satisfaction of students in physical education classes, in public and private schools. The present study presented a descriptive research, with data collection, quali-quantitativos, field and cross-sectional. Participants were 20 third-year high school students from a public school and 11 third-year high school students from a private school, along with 2 teachers, one from a public school and 1 from a private school. A Checklist was also carried out with personal information of teachers and information related to physical education classes. It was concluded that teachers should always be looking for new alternatives in the form of the methodology used, thus making students also create new interests in relation to the classes taught, because if the teacher is providing different classes, the students will consequently be more participative and motivated to perform these classes.
As diferenças existentes entre a escola pública e a particular são consideráveis, a maior delas, possivelmente, é que a escola particular, sendo gerida pela iniciativa privada com base na pressão do mercado e dos pais dos estudantes, acaba demonstrando melhor desempenho, oferecendo um estudo mais elevado em comparação com a escola pública. Em meio a esse contexto, essa pesquisa teve alguns objetivos fundamentais para seu desenvolvimento, que foram: identificar se há diferenças aos conteúdos e a forma metodológica desenvolvida entre uma escola do setor público e do setor privado; verificar os espaços físicos das duas escolas; identificar os critérios de avaliação e; analisar a (in)satisfação dos estudantes nas aulas de Educação Física, em escolas do setor público e privado. O presente estudo apresentou uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, quali-quantitativos, de campo e de corte transversal. Participaram do estudo, 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública e 11 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular, juntamente com 2 professores, sendo 1 de uma escola pública e 1 de uma escola particular. Foi realizado também um Checklist com informações pessoais dos professores e informações relacionadas às aulas de Educação Física. Concluiu-se que os professores devem sempre estar buscando novas alternativas na forma da metodologia utilizada, assim, fazendo com que os alunos também criem novos interesses em relação as aulas ministradas, pois se o professor estiver proporcionando aulas diferentes, os alunos consequentemente estarão mais participativos e motivados para a realização dessas aulas.

Palavras-chave
Educação física escolar, Metodologia, Ensino
Citação