Nível de flexibilidade de alunas adolescentes praticantes de educação física e dança

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Nazário, Vitória Fogaça
Orientador
Silva, Carolina Barbosa da
Coorientador
Acco, Luciane Lara
Resumo
The influence of the flexibility obtained by dancing can be a benefit in the school environment. The general objective of this study is to verify the level of flexibility in students practicing and not practicing dance. The specific objectives are: to verify if there is a difference between the levels of flexibility between students who practice dance with those who do not; know the profile of dance practitioners and non-practitioners and analyze whether the time of dance practice influences the level of flexibility. It is a descriptive and comparative research, obtaining quantitative data, the studied population was composed of 30 girls from 11 to 15 years old, divided into two groups, 15 who practice dance (APD) and 15 students who do not dance (ANPD). The instruments used for data collection were the test in the Wells bank, which allows the assessment of flexibility and a semi-structured questionnaire containing four questions to identify the profile of the sample. It was possible to conclude that the level of flexibility of the students practicing dance is mostly very good and that of those who do not dance is very weak. These data demonstrate that there is a difference between the levels of flexibility between students who practice dance and those who do not. It is hoped that this study will contribute and encourage new research on the influence of dance offered by schools in the discipline of physical education for better flexibility of students, as well as, physical conditioning and better quality of life.
A influência da flexibilidade obtida pela dança pode ser um benefício no âmbito escolar. O objetivo geral desse estudo é verificar o nível de flexibilidade em alunas praticantes e não praticantes de dança. Os objetivos específicos são: verificar se há diferença entre os níveis de flexibilidade entre alunas que praticam dança com as que não praticam; conhecer o perfil das praticantes e não praticantes de dança e analisar se o tempo de prática de dança influência no nível de flexibilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva e comparativa, obtendo dados quantitativos, a população estudada foi composta por 30 meninas de 11 a 15 anos, divididas em dois grupos, 15 alunas que praticam dança (APD) e 15 alunas que não praticam dança (ANPD). Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram o teste no banco de Wells, que permite avaliar a flexibilidade e um questionário semiestruturado contendo quatro perguntas para identificar o perfil da amostra. Foi possível concluir que o nível de flexibilidade das alunas praticantes de dança é na sua maioria muito bom e das que não praticam dançam é muito fraco. Esses dados demonstram que há diferença entre os níveis de flexibilidade entre alunas que praticam dança com as que não praticam. Espera-se que este estudo contribua e incentive novas pesquisas sobre a influência da dança ofertada pelas escolas na disciplina de educação física para melhor flexibilidade dos alunos, bem como, condicionamento físico e melhor qualidade de vida.

Palavras-chave
Dança, Nível de flexibilidade, Educação física
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