Fatores que influenciam na contratação de personal trainer em Laguna-SC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Leonardo da Silva
Orientador
Huber, Marcos Paulo
Coorientador
Resumo
Nowadays, it is increasingly difficult to please and win over customers, in the case of Personal Trainers (Kotler, 2000), and due to the growing demand for Personal Trainers in the market, there is an increase in the demands to win customers. The objective of the study was to identify the determining factors for hiring a Personal Trainer from the perspective of students enrolled in the training program observed by the Personal Trainer and bodybuilders without observation. Method: this research is characterized as descriptive of quantitative character, where 40 individuals were interviewed, 13 men and 27 women with an average age of 30.45 (± 10.5), the instrument used was a questionnaire prepared by the author, for analysis Descriptive statistics were performed using data with central and dispersive trend values of the absolute and relative frequency quantitative variables, using data of mean and standard deviation and percentage. Results and Discussion: the professional's posture pointed out to be the most relevant factor, for both groups, these data refer to the questions about punctuality, courtesy, organization and concern with the client that the professional must have to stand out in the competition. Meaning directed to professional posture. In addition to these, for the group that already uses the PT service, physical appearance and level of knowledge proved to be one of the determining factors for the client when hiring, when compared with the other group. For individuals who do not use the PT service, the value of the class seems to be decisive when choosing the appropriate professional, in addition to this, the level of knowledge and curriculum respectively, also proved to be relevant. Conclusion: Considering the results presented, it is clear that professional attitude such as: punctuality, courtesy, concern and organization are the most relevant factors for hiring the Personal Trainer service for both groups investigated.
Nos tempos atuais, está cada vez mais difícil agradar e conquistar os clientes, no caso dos Personais Trainers (Kotler, 2000) e devido a crescente da demanda desse profissional no mercado, ocorre o aumento das exigências para conquistar os clientes. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi identificar os fatores determinantes para contratação de um Personal Trainer (PT) na perspectiva de alunos matriculados no programa de treinamento observado pelo PT e praticantes de musculação sem observação. Metodologia: essa pesquisa é caracterizada como descritiva de caráter quantitativo, onde foram entrevistados 40 indivíduos, sendo 13 homens e 27 mulheres com idade média de 30,45 (±10,5). O instrumento utilizado foi um questionário elaborado pelo autor e para análise de dados foi realizado estatística descritiva com valores de tendência central e dispersiva das variáveis quantitativas de frequência absolutas e relativas, utilizando dados de média e desvio padrão e porcentagem. Resultados e Discussões: a postura do profissional apontou ser o fator mais relevante para ambos os grupos, estes dados são referentes às perguntas sobre pontualidade, cortesia, organização e preocupação com o cliente que o profissional deve ter para destacar na concorrência. Além destes, para o grupo que já utiliza o serviço de PT, a aparência física e o nível de conhecimento demonstraram ser um dos fatores determinantes pelo cliente ao contratar, quando comparado com o outro grupo. Já para indivíduos que não utilizam do serviço de PT, o valor da aula parece ser determinante ao escolher o profissional adequado, além deste, o nível de conhecimento e currículo respectivamente, também demonstraram ser relevantes. Conclusão: Considerando os resultados apresentados, percebe-se que a postura profissional como: pontualidade, cortesia, preocupação e organização são os fatores mais relevantes para contratação do serviço de PT para ambos os grupos investigados.

Palavras-chave
Personal trainer, Motivação, Prestação de serviço, Consumidor
Citação