Motricidade global e equilíbrio de crianças praticantes de triathlon e futsal e não praticantes de modalidade esportiva
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Arruda, Alexandre Amaral
Orientador
Schutz, Elinai dos Santos Freitas
Coorientador
Resumo
A infância é um período importante para o individuo desenvolver sua capacidade motora. Com isso, é necessário que a criança se submeta a novas experiências com seu corpo, pois esta fase determinará mudanças importantes para o futuro do indivíduo. Com essa perspectiva o exercício na infância é fundamental para seu desenvolvimento, trazendo também como benefícios o rendimento na aprendizagem, a socialização, hábitos saudáveis, possível controle da obesidade e outros fatores de risco. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a motricidade global e o equilibro em crianças de 9 a 11 anos, de ambos os sexos, praticantes de duas modalidades esportivas – Triathlon e Futsal e crianças que não praticam nenhuma modalidade esportiva ou exercício físico, com exceção das aulas de Educação Física regulares. Participaram da pesquisa 24 crianças: dessas, 6 praticantes de Triathlon, 9 praticantes de Futsal e 9 não praticantes de modalidades esportivas. Para a coleta de dados foi utilizado o Manual de Avaliação Motora de Rosa Neto (2014), com aplicabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), teste de Motricidade Global e Equilíbrio, ambos os testes possuem 10 tarefas motoras, distribuídas nas faixas etárias de 2 a 11 anos, as quais vão progredindo conforme o êxito e aumentando o grau de complexidade. Ao final será obtido um valor correspondente à idade geral motora (IGM) dependente do desempenho individual. Os resultados do estudo indicaram que a maioria das crianças participantes obtiveram resultados positivos em relação ao seu desenvolvimento motor, classificando-as com seu Quociente Motor (QM) em Normal Médio. A idade cronológica (IC) média dos participantes obtiveram valores similares, entretanto o teste de motricidade (IM1), teste de equilíbrio (IM2) e idade geral motora (IGM), no grupo não participante de modalidades esportivas, apresentou valores inferiores. Sugere-se novos estudos avaliando um número maior de crianças de modalidades esportivas com diferentes características, bem como um estudo longitudinal com as mesmas crianças ao longo das fases de desenvolvimento.
Palavras-chave
Desenvolvimento motor, Exercícios físicos, Modalidade esportiva, Motricidade global, Equilíbrio