Especialização em Inovação da Educação

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  • Artigo Científico Acesso embargado
    A gamificação na abordagem de temáticas socioambientais na educação básica
    (2020) Silva, Maria de Fátima Cardoso
    Texto indisponível
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Língua portuguesa, pensamento crítico e gamificação: contribuições de uma pesquisa exploratória e documental sobre o jogo gartic como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem do conceito de verbos em estudantes do ensino fundamental i e ii
    (2021) da Silva, Maísa do Nascimento do
    Devido às mudanças sociais provocadas pelo Covid-19 (SARS-CoV-2), houve a necessidade de migrar a educação presencial para uma educação on-line, as chamadas “aulas remotas”. Desse modo, objetivamos analisar os reflexos do jogo Gartic na promoção do pensamento crítico em estudantes do EF I e II de uma escola de Educação Básica do município de Tubarão/SC em tempos de pandemia. Configurou-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, pautada no materialismo histórico-dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Para a análise, os dados foram explorados a partir da transcrição de duas aulas de Língua Portuguesa, uma com a turma do 7º ano e, outra, com a turma do 5º ano desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano letivo de 2020. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016) e Triviños (2012). Os referenciais teóricos estão pautados nas teorias do pensamento crítico: Vieira e Tenreiro-Veira (2000); Vieira e Vieira (2005); Tenreiro-Vieira e Magalhães (2006); Vieira, Tenreiro-Vieira e Martins (2011); Tenreiro-Vieira (2014); e da gamificação Fadel et al (2014); Leite (2019). Vale ressaltar ainda que a pandemia trouxe imensos desafios, impactando diretamente estudantes e professores, no entanto, a utilização do jogo Gartic como recurso didático no ensino da Língua Portuguesa, mais especificamente no ensino e aprendizagem sobre o conceito de verbos, contribuiu para minimizar os impactos do distanciamento social, tornando o processo educativo mais dinâmico. Com os resultados, identificamos as possibilidades do uso do jogo Gartic como recurso didático na promoção do pensamento crítico em estudantes do EF I e EF II.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização do sistema de numeração no contexto da formação inicial de professores
    (2021) Marcelo, Fabiana de Souza
    Este artigo investiga o desenvolvimento do pensamento matemático na formação inicial de professores no contexto do Curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Especificamente, o trabalho investiga o desenvolvimento do pensamento matemático em nível teórico, mediado pelo sistema de numeração. Ao longo do semestre 2020/2, um experimento didático desenvolvimental foi realizado em caráter investigativo, com trinta e quatro acadêmicos do quarto e sexto semestres, matriculados na Unidade de Aprendizagem (disciplina) Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na forma remota. O método que sustentou as ações foi o materialista histórico-dialético. Uma das principais características deste método consiste na premissa de que o fenômeno investigado deve ser considerado em sua totalidade, na indissociabilidade entre teoria e prática. A metodologia de pesquisa adotada foi o experimento didático desenvolvimental. Tal metodologia está atrelada à compreensão de que é pelo ensino que se aprende, e ao aprender, se desenvolve. Porém, não se trata de qualquer ensino, mas de um ensino organizado com base nos conteúdos e métodos que possibilitem a promoção do desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes a partir da apropriação de conhecimentos científicos. O experimento didático investigativo foi organizado a partir do desenvolvimento de problemas, no contexto de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, por meio de quatro ações de estudo. Para a análise de dados foram selecionados episódios que indicam o desenvolvimento de cada uma das ações de estudo. A conclusão é que se faz necessário contemplar, no processo de ensino e aprendizagem de conceitos e sistemas conceituais matemáticos em nível teórico, o movimento de redução do concreto ao abstrato (primeira e segunda ações de estudo) e ascensão do abstrato ao concreto (terceira e quarta ações de estudo) para que os estudantes compreendam a interconexão da essência do sistema com suas manifestações particulares.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Direito e Uso do Nome Social: Contribuições de Uma Pesquisa Documental de PPP’s das Escolas da Rede Estadual de Educação de Um Município do Sul de SC
    (2021) Gomes, Gabriel Barbosa
    Este trabalho visa contribuir sobre conhecimento dos direitos fundamentais que todo ser humano tem, direitos que dizem respeito de ‘o ser humano ser, quem nasceu para ser’, com garantia do seu primeiro direito primordial, tal como uso do seu nome com a qual tem mais familiaridade e afeição. Neste sentido, realizou-se uma problematização do uso do nome social em repartições públicas/escolares, assim como, levantou-se a relevância de introduzir tal assunto para questionamentos e discussão. Foi analisado o uso do nome social sob um contexto específico: no ambiente escolar e se o mesmo pode ser visto como ambiente acolhedor, pois nossa preocupação versa sobre a legalidade deste tema. Trata-se do apoio legal institucionalizado e se os estudantes têm amparo legal sobre a temática nos ambientes escolares. Discutir este tema é saber, que ainda, este assunto gera tumulto e pré-conceitos já estabelecidos em sociedade, pois muitos desconhecem tais leis e a garantia de uso que esse público tem em sociedade e principalmente na garantia e uso do nome social no ambiente escolar. Desta forma, dentre os aspectos metodológicos, foi feito uma análise documental do uso do nome social em ambientes públicos, a partir do PPP de quatro escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de uma cidade do Sul de Santa Catarina. Veremos nesse meio, quais diretrizes fundamentam tal perspectiva de acolhimento e respeito para com estes, respeitando e garantindo o uso no nome social e quais garantias estão embasadas em leis. Em suma, este trabalho teve caráter bibliográfico pautado em leis, diretrizes e resoluções brasileiras, além da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014, do Currículo Base do Território Catarinense de 2019, e nos descritores dos Direitos Sexuais (WAS, 2014) entendidos como Direitos Humanos universais e fundamentais. E autores tais como, Paulo Freire, Judith Butler, Sylvia Amorin, Leandro Cunha, dentre outros, que embasam o referencial teórico no contexto escolar e na temática específica, trazendo lucidez e conhecimento a respeito desses sujeitos à luz de um convívio cordial em sociedade, sobretudo no ambiente escolar, principalmente no que tange a garantia de direitos, usos e formas de incentivo para que sejam quem quiser ser e ao mesmo tempo, sintam acolhidos e bem-vindos durante toda a sua vida escolar. Já os resultados apontam evidências da legalidade, pois verifica-se um respaldo de leis que abrangem a comunidade LGBTQIA+ dento do contexto educacional, através dos documentos supracitados e dos PPP’S quanto ao uso do nome social e afins. Além disso, dispõem de possibilidades de trabalho sobre Educação Sexual Emancipatória no contexto escolar, inúmeros arquivos apontam este tema e o discutem, porém, ao mesmo tempo, vemos a necessidade urgente de uma formação continuada para todos os profissionais que ensinam nas respectivas escolas estaduais, superando a premissa de que apenas docentes de Ciências podem trabalhar este assunto de forma crítica e reflexiva. Afinal, todos os que estão inseridos no ambiente escolar são responsáveis pela educação dos próprios educandos, o Estado, a comunidade, o corpo docente, funcionários e os próprios alunos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Histórias em quadrinhos (HQS) e a educação ambiental
    (2020) Silva, Suzana Mendes
    Texto indisponível
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Ensino Médio e pandemia do covid-19: contribuições da pesquisa-ação na promoção do pensamento crítico e no desenvolvimento socioemocional de estudantes da rede pública estadual de um município do sul de SC
    (2021) MODOLON, Elizângela Corrêa
    A pandemia trouxe inúmeros problemas e situações adversas, em que a resiliência teve que prevalecer junto à adoção de aulas remotas, impactando a vida emocional de muitas pessoas, inclusive a formação integral dos estudantes. Assim, apresentamos a problemática: Como a Educação Emocional e a promoção do pensamento crítico podem contribuir para a formação de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual de Tubarão/SC, em tempos de pandemia do COVID-19? Com isso, objetivamos investigar e analisar como a Educação Emocional e a promoção do pensamento crítico podem contribuir na formação dos referidos estudantes de uma turma de 3 ano do Ensino Médio Inovador (EMI) em tempos de pandemia do COVID-19. A pesquisa foi pesquisa-ação em consonância com a pesquisa participativa, de natureza exploratória e descritiva, pautada no materialismo histórico dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Os encontros com os sujeitos da pesquisa, estudantes do EMI da referida escola, foi organizado através de uma plataforma virtual (sala de aula virtual), onde fizemos intervenções para a nossa coleta de dados, com dinâmicas, organização de debates, questionamentos e rodas de conversa, totalizando 05 encontros – (90 min cada encontro) por videoconferências, usamos inovações tecnológicas para nos auxiliar nessa busca de dados, visando refletir sobre a educação emocional e o pensamento crítico na formação destes estudantes em tempos de pandemia. Os dados serão analisados por meio da técnica da análise de conteúdo pautada em Triviños (2012) e Bardin (2014). Os principais referenciais teóricos são: Vieira e Vieira (2005); Yared, Melo e Vieira (2020), Tenreiro-Vieira (2014); Dominguez (2015); Fraiman, (2009); Goleman (2001 e 2006); Vieira, Tenreiro-Vieira (2003), Triviños (2012), Bardin (2016). Os resultados da pesquisa foram muito significativos, pois, registraram a importância da educação emocional para a vida das pessoas na atualidade. O reflexo destes encontros promoveu impactos positivos na vida destes estudantes, como mostra na fala dos mesmos e na avaliação positiva dos encontros. Com isso, mostramos a importância das habilidades socioemocionais, buscamos educar corações e inspirar mentes. E, com êxito e de forma autônoma, eles tornaram-se mais críticos e um pouco mais emocionalmente saudáveis, com isso, pode-se dizer que contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa, humana e crítica através desses encontros.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O pequeno príncipe: contribuições de uma prática de leitura para a promoção do pensamento crítico em estudantes do ensino fundamental II
    (2021) Passos, Monier Julio dos
    A presente pesquisa objetivou refletir sobre a importância e contribuição da leitura na promoção do pensamento crítico em estudantes do Ensino Fundamental II. Assim, analisou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico através da leitura almejando ampliar novas competências intelectuais, pessoais, sociais e profissionais. Visa contribuir para a formação de cidadãos capazes de agirem racionalmente e intervir socialmente nas tomadas de decisões, sendo eles ativos e agentes numa sociedade democrática, científica e tecnologicamente avançada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O tipo de estudo foi a partir de um estudo bibliográfico da obra O Pequeno Príncipe realizado à luz das teorias do pensamento crítico. Utilizou-se a técnica de análise textual discursiva que busca compreender a teoria com a prática, pois considera a existência de relação entre a realidade e o objeto de estudo. Portando, com esta pesquisa registrou-se resultados que mostram que os estudantes são capazes de construir o conhecimento e desenvolveram habilidades de pensamento que precisam para a vida, tendo um exercício de uma cidadania ativa e responsável e tendo a capacidade de atuar com critério próprio para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, mais justa, sustentável e humanista.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Saúde sexual e sexualidade no ensino fundamental II: uma pesquisa exploratória e descritiva sobre abordagens, práticas e compreensão de professores de uma rede municipal de ensino do sul de Santa Catarina
    (2020) Eliseu, Murilo Martins
    A Educação Sexual aborda temas relacionados à saúde sexual e a sexualidade, como o cuidado com o corpo, a higiene, o planejamento familiar, o respeito às diversidades sexuais, as questões de gênero, etc. Atualmente, o aumento nas infecções sexualmente transmissíveis, a violência sexual e psicológica, a gravidez indesejada e o aborto clandestino entre jovens e adolescentes, são alguns dos gravames resultados de uma saúde sexual e reprodutiva vivenciada ainda por meio do currículo oculto. E, nesse sentido, pela falta de ações intencionais de uma abordagem em Educação Sexual pautada numa perspectiva emancipatória e crítica. Este trabalho objetivou investigar como a saúde sexual e a sexualidade estão sendo abordadas pelos professores do Ensino Fundamental II de uma Rede Municipal Ensino de uma cidade do Sul de Santa Catarina. Para tanto, tratou-se de um estudo qualitativo e norteado pelo paradigma do materialismo histórico dialético. De natureza exploratória e descritiva, utilizou o método dialético para análise da realidade e o seguinte instrumento de coleta de dados: questionário semiestruturado. Constatamos, a partir da análise dos resultados, que as temáticas continuam sendo abordadas por meio do currículo oculto, mostrando uma urgência importância da problematização do tema nos ambientes escolares, sendo estas discussões baseadas necessariamente por paradigmas emancipatórios e que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo de estudantes e professores/as.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Curso de Formação do Pensamento Crítico na Educação Básica: uma proposta originada a partir de um estudo exploratório e descritivo sobre práticas de docentes do Ensino Fundamental e Médio
    (2020) Delfino, Karine Cunha
    O presente trabalho objetivou problematizar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual, de um município do Sul de Santa Catarina, refletindo se elas podem contribuir para desenvolver nos estudantes o pensamento crítico (PC), promovendo uma formação integral dos mesmos. Como procedimento metodológico, este estudo fundamenta-se no paradigma epistemológico do materialismo histórico-dialético, utilizando-se do método dialético de análise da realidade. De caráter qualitativo, a pesquisa possui natureza exploratória e descritiva. Os sujeitos participantes foram 32 professores efetivos e temporários, que desenvolvem suas atividades nas escolas públicas estaduais do referido munícipio. Para a coleta de dados, optamos pela aplicação de um questionário semiestruturado, visando identificar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em suas práticas docente, inclusive em tempos de pandemia. As questões foram pautadas na taxonomia FA2IA, de Vieira e Vieira (2005) e os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo baseada em Triviños (2012) e Bardin (2016). Registrou-se neste estudo que ainda prevalece na prática docente dos participantes a utilização de aula expositiva dialogada e de provas objetivas, propondo-se assim, uma formação continuada para os docentes da Educação Básica que contribua efetivamente com a promoção do PC.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Mídia a EA em tempos de pandemia: possibilidades para a gestão de resíduos sólidos na escola
    (2020) Elias, Tainá de Souza
    Não disponível
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Consumo responsável e sustentável no ensino fundamental: uma possibilidade educativa
    (2020) Fausto, Ricardo Mendes
    Texto indisponível
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os recursos audiovisuais e a educação ambiental no contexto da educação infantil
    (2020) Guimarães, Maria Aparecida Mendes Cardoso
    Os recursos audiovisuais fazem parte do rol de dispositivos cada vez mais propagados na sociedade em que se vive. Em vista disso, o presente artigo buscou analisar se os recursos audiovisuais empregados na educação infantil, ao longo dos últimos cinco anos, vêm contribuindo para um processo formativo comprometido com a sustentabilidade socioambiental e uma formação, crítica, participativa, de respeito e valorização da vida. O levantamento de dados da pesquisa bibliográfica foi realizado em consultas ao banco de dados dos Anais das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, exclusivamente no Grupo de Trabalho (GT) 22 - de Educação Ambiental dos períodos de 2015, 2017, 2019. Empregou-se a pesquisa booleana com os operadores and, or e not e palavras-chaves. Foram analisados 42 trabalhos aprovados nesse período. Destes, foram encontrados dois que apresentavam contribuições, mesmo que indiretamente, com a temática em questão, mediante ficha bibliográfica, previamente elaborada para este estudo. Dentre os resultados, constatou-se, no âmbito do GT e para o período estudado, a inexistência de estudos sobre a utilização das ferramentas audiovisuais no cotidiano da educação infantil para a inserção da Educação Ambiental e/ou da temática socioambiental. Concluiu-se que estudos que contemplam a análise de documentos da área da Educação Infantil ainda tecem uma inserção tímida acerca da temática da EA nesse nível de ensino, observou-se que a EA, no âmbito da educação infantil, no recorte citado, requer uma formação continuada e persistente dos educadores com vistas a superação dos desafios a uma formação comprometida com a sustentabilidade socioambiental e uma maior motivação do uso de audiovisuais para abordar a temática.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Possibilidades das metodologias ativas para a formação continuada de professores
    (2020) Saturnino, Eloize Batista
    Neste artigo, discutimos a respeito da formação continuada de professores partindo das metodologias ativas, tendo como referencial a teoria histórico-cultural. Assim sendo, como questão norteadora da pesquisa, definimos: no âmbito da formação continuada de professores, há uma convergência entre os fundamentos das metodologias ativas e os fundamentos da teoria histórico-cultural no que se refere o processo de ensino-aprendizagem? Então, para desvelar esse questionamento, propusemo-nos a compreender se há a possibilidade de estabelecer, no âmbito da formação continuada de professores, uma relação entre as metodologias ativas e a concepção de ensino-aprendizagem à luz da teoria histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que, a relação entre teoria e prática deve ser o fio condutor da formação continuada de professores. Constatamos que, a partir da teoria histórico-crítica, efetivar a formação continuada de professores na perspectiva das metodologias ativas implica em limitações na condição de o professor realizar o trabalho educativo que fomente o desenvolvimento integral do aluno. Logo, há um distanciamento entre as proposições das metodologias ativas e da teoria histórico-crítica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Ensino híbrido e educação infantil: quais as possibilidades?
    (2020) Zaboti, Angela Cardoso Antunes
    O presente artigo é síntese de uma pesquisa que teve como principal objetivo examinar as possibilidades do ensino híbrido na educação infantil. A relevância desse estudo se origina no momento social que estamos vivendo em tempos de pandemia da Covid-19. Onde a educação escolar, em nosso caso, a educação infantil sofreram profundas mudanças. Para tanto, partimos de uma pesquisa bibliográfica para aferir as especificidades do ensino híbrido. Como referencial teórico para análise do objeto de pesquisa, recorremos a teoria histórico-cultural, no que se refere ao desenvolvimento infantil, para elucidar as possibilidades do ensino híbrido em proveito do desenvolvimento pleno da criança. Verificamos que existem possibilidades do ensino híbrido para suprir as demandas, preconizadas pelo momento de pandemia, na educação infantil. Porém, há a necessidade de aprofundamentos para que as suas proposições didático-pedagógicas corroborem, de fato, para o desenvolvimento infantil na sua plenitude.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Possibilidades e limites das metodologias ativas na atividade de estudo do aluno
    (2020) Rocha, Letícia Oliveira Martins
    This article aims to analyze the possibilities and limits of active methodologies for the benefit of the student's study activity. For this, the historical-critical theory was taken as a theoretical reference. We sought to research about the contribution of active methodologies in teacher planning and, consequently, to verify whether such methodologies contribute to the teaching and learning process in order to effect the integral development of the student from the perspective of historical-cultural theory. In this sense, this research is characterized as bibliographic, whose aim is to appropriate the theoretical framework and analyze the foundations of active methodologies. It was found that, for the teaching and learning process to be fully contemplated, it is necessary that the student be in study activity. Thus, the study activity focused on the teaching and learning process is not considered an innate activity. The teacher has the role of creating conditions for the study activity to have a personal meaning, so that the individual can relate, in this practice, his social life, feeling the need to assimilate theoretical knowledge. From this perspective, it was possible to understand that active methodologies have their limitations in the teaching and learning process, since some contradictions were verified, such as the emptying of historically systematized knowledge with regard to the relationship between active methodologies and the study activity, as well as understanding the role of the teacher in the teaching process.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O planejamento pedagógico no ensino híbrido: Possibilidades em tempos de pandemia da Covid-19.
    (2020) Goulart, Larissa
    O ensino híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Exitem diferentes propostas de como combinar essas atividades, na essência a estratégia reside em colocar como centro do processo de aprendizagem o aluno e não mais na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realiza. Entretanto, tal estudo leva em consideração o momento atual em que as escolas catarinenses estão perpassando, isto é, leva em consideração as transformações que estão ocorrendo em tais escolas em virtude da pandemia da (doença) Covid-19. Isto porque, no momento atual a educação básica se desdobra por meio da educação remota (por conta do isolamento social) e, nesse sentido, urge como necessidade elencar novas formas de ensino que seja eficiente para as condições sociais atuais. Assim, tomamos como objetivo, examinar as contribuições e as limitações dos fundamentos do ensino híbrido para o planejamento de ensino, em tempos de pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico, tendo como base teórica a pedagogia histórico-crítica, no sentido de expor determinados conceitos sobre o ensino híbrido e, por conseguinte, aferir as suas possibilidades e limites no processo de aprendizagem do indivíduo. Conclui-se que o ensino híbrido vem contribuir com a educação na modernidade, nos revelando que a educação é uma ação permanentemente em transformação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A educação especial no currículo base do território catarinense: apontamentos sobre aspectos didático-pedagógicos
    (2020) Camilo, Mariza
    O presente artigo tem como objetivo examinar as especificidades didático-pedagógicas no âmbito da educação especial no Currículo Base do Território Catarinense, elaborado em 2019. Trata-se do mais recente documento curricular que norteia a atividade educacional em Santa Catarina. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica-documental, tendo como principal referencial teórico a pedagogia histórico-crítica. A partir da concepção de educação da pedagogia supracitada e de desdobramentos para a educação especial, constatou-se que há a necessidade um maior aprofundamento sobre a educação inclusiva no Currículo Base do Território Catarinense, principalmente, no que se refere aos aspectos de cunho didáticos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Abordagem baseada em problemas em aulas de educação física nos anos finais
    (2020) Alano, William Martins
    The present work consists of evaluating whether the pedagogical work of the Physical Education teacher, through problem-based learning, contributes to the formation of the student's study activity, with the research problem configured in the following question: What are the possibilities and the PBL limits, as a teaching methodology, for the development of the study activity in the perspective of historical-cultural theory? Thus, the aim of the present study is to examine the possibilities and limits of PBL in relation to the development of the study activity, in the historical-cultural perspective, within the scope of school physical education. The research is characterized as bibliographic and documentary, with all the data collected through books and a database of scientific journals via academic google; the data obtained were processed through analytical reading. This article allows us to conclude, that PBL presents itself as a pedagogical strategy for the teaching-learning process in Physical Education. However, the pedagogical action needs to follow these premises, assessing the student's psychic development, but, not forgetting the appropriation of scientific knowledge, therefore, the teacher assumes a central condition so that this objective can be realized.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, mediado pelo conceito de fração, a partir da grandeza comprimento
    (2020) Albino, Waldeir Amorim
    Investigou-se o desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, por estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade localizada no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Realizamos um experimento didático desenvolvimental, com um semestre de duração. Os conceitos foram abordados no contexto de seus sistemas conceituais, a partir da relação entre grandezas, no movimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto por meio das quatro ações de estudo propostas por Davýdov. Na especificidade do presente artigo, focamos no desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, mediado pelo conceito de fração, a partir da grandeza comprimento. Durante o experimento, os acadêmicos revelaram a gênese do conceito de número fracionário, a partir da grandeza comprimento e abstraíram em nível teórico. Entendemos que tal grau de abstração deve-se ao experimento objetal. As modelações gráfica e literal refletiam a essência revelada durante a modelação objetal.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Modelagem à luz da Teoria Histórico-Cultural
    (2020) Antunes, Isabel Cardoso
    How to organize Mathematics teaching with potential to promote the learning of scientific concepts and the development of theoretical thinking? This is the research problem we have sought last years. This research is inserted within the scope of a larger investigation Project on the limitations of teaching organization mode current in Brazil, and possibilities to overcome it from the foundations and developments of Historical-Cultural Theory. Dialectic was adopted as research and methodological teaching method developed from the Theory of Developmental Teaching and Teaching Guiding Activity. Based on these theoretical assumptions and in an investigative way, a Developmental Didactic Experiment was performed with students of the Pedagogy faculty in a University localized in the Southern State of Santa Catarina. The objective was research possibilities to organize teaching the concept of number in initial teacher training at theoretical level in the light of Historical-Cultural Theory. This research’s nature is experimental, carried out over a semester (2020-2) with thirty-four students of the fourth and sixth semesters enrolled in the Learning Unity (subject) Fundamentos e Metodologias de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. The classes had place on Tuesdays from 19h15min to 22h30min, via platform Zoom because of the Pandemic caused by the virus SARS-CoV-2. Fifteen researchers of TedMat also participated in the experiment as professor/researchers. The classes were recorded by the app and made available by the professor to the students and the researchers. Fifteen meetings were performed and in each one, a researcher was teacher sharing the teaching with the professor. Data source was the integral transcription of manifestations by the students, the teacher, and the professor/researcher from the Zoom recording. This was the chaotic concrete starting point which subsidize, through abstraction, synthesis elaboration in this text. We had as assumption that organization of mathematics teaching with the potential to promote the learning of scientific concepts and development of theoretical thinking pass by the conceptual movement proposed by Davydov in four study actions from Triggering Learning Situations. Over the development of the Virtual Story of the concept titled Verdim e seus amigos, we verified the possibility to organize the teaching through modeling in the light of Historical-Cultural Theory. In the context of this theoretical perspective, thinking of the organization mode of teaching through modeling requires considering the concrete as starting and arriving point mediated by abstractions. The lead wire of this movement is in the essential relation revealed in the first study action, modeled in the second, transformed in the third, and applied in the fourth one. Thereunto, it is necessary considering the concept in study in the context of its conceptual system. We consider the concept of natural and rational number in unity. Such unity was revealed from the relation of multiplicity and divisibility among a continuous greatness and the length in interconnection of arithmetic, algebraic and geometric meanings.