Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 20
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização do sistema Light Steel Frame em uma residência unifamiliar: análise comparativa entre alvenaria em bloco cerâmico e paredes de gesso acartonado
    (2022-12-21) Rosa, Tiago Seidler da
    A alvenaria convencional em blocos cerâmicos vem sendo o método mais utilizado em vedação interna no mercado da construção civil. Em contra partida, novas tecnologias vêm surgindo com novas melhorias e podendo sanar problemas pontuais que a alvenaria convencional apresenta como por exemplo a morosidade do tempo de execução, alto custo, possíveis patologias causadas por ações humanas. Este artigo faz uma comparação dos resultados obtidos de custos do sistema de vedação interna de blocos cerâmicos e do sistema gesso acartonado aplicados à obra, o qual possibilitou o levantamento de parâmetros que foram utilizados para a determinação do método de vedação mais econômica. O método construtivo de alvenaria convencional com tijolos cerâmicos de 08 furos foi substituído por painéis estruturais de gesso acartonado para vedação interna das paredes de uma residência unifamiliar de 83,45m², utilizando o com levantamento de insumos adotados em tabelas padrões de códigos do SINAPI, versus orçamentação da mesma habitação pelo método construtivo em Light Steel Frame com o levantamento de preços de insumos na região do município de Palhoça, Santa Catarina, determinando a viabilidade de custo. Diante dos resultados obtidos com o estudo de caso proposto, considerando todas as variáveis envolvidas e o ambiente onde foi desenvolvido o projeto de pesquisa, foi constatado maiores vantagens do sistema sistema gesso acartonado em relação ao sistema de vedação com blocos cerâmicos, proporcionando um custo total mais econômico equivalente a 14,68% em relação ao sistema de vedação convencional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    CONTROLE DE FUMAÇA: Conceitos e dimensionamento do sistema
    (2022) Lenhart da Rosa, Vanessa
    Este artigo aborda a importância do controle de fumaça em edificações, tendo em vista que, de acordo com a bibliografia especializada, mais da metade das mortes, em casos de incêndio, é ocasionada pela fumaça e substâncias toxicas geradas durante o incêndio. Neste trabalho são descritos os casos mais famosos de incêndio no brasil, dando contexto a evolução da legislação atual no Brasil e também no estado de Santa Catarina. Com um projeto exemplo é descrito todos os passos a passos que um projeto de controle de fumaça deve possuir, seguindo a instrução técnica n. 41 de Minas Gerais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Planejamento e Orçamento de Obras
    (2022) Aline Lopes dos Santos
    A indústria da construção no Brasil iniciou uma queda nos lucros das construtoras no final de 2014. Desde então o setor da engenharia civil vem enfrantando o desafio de se tornar mais eficiente e eficaz para obter os melhores resultados para o seu investimento. O fraco desempenho dos projetos principalmente devido a falhas na execução. Essa ferramenta é muito importante para o sucesso dos projetos, porém, não foi pensada para cumprir suas funções potenciais. O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, e um comparativo de orçamento. Para a elaboração deste trabalho, foram selecionados os artigos mais recentes relevantes para o tema em questão com o objetivo de demonstrar a importância do planejamento e orçamento na construção, com foco na reforma de 84 apartamentos. A construção habitacional é um dos setores chave da economia do país e envolve a utilização de recursos adequados, recursos humanos e finanças. O planejamento adequado aliado ao controle de custos se faz cada vez mais necessário para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e melhorem ainda mais suas operações. Ao mesmo tempo, permite verificar preços e indicadores durante a operação, realizar simulações financeiras e, principalmente, analisar o desempenho econômico da empresa.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Cronograma físico-financeiro de uma obra
    (2022) de Brito, Erick
    O cronograma físico-financeiro na construção civil independe do porte da obra, este mecanismo proporciona mais produtividade, eficácia, eficiência, segurança e competitividade. O cronograma físico-financeiro nada mais é do que um documento de gestão no qual devem constar todas as atividades em nível gerenciável para a realização da construção da obra, sendo estas, datas de início e fim, prazo para execução e o orçamento de materiais, mão de obra e equipamentos definidos para cada etapa do projeto. Diante desta ferramenta o acompanhamento da obra torna-se prático em consequência do planejamento feito, facilitando o seguimento do cronograma e reportando as divergências entre o projetado e o executado de forma eficaz, mitigando assim as chances de sucesso da construção por meio de cumprimento de prazo e orçamento. Para representação final deste tema foi utilizado como exemplo o controle físico-financeiro da obra da FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial, localizada na Rua Paulino Pedro Hermes, nº 2785, São José – Santa Catarina. A obra de 6.734,63 m² foi planejada para um prazo de 534 dias, iniciando 01/03/21 e finalizando 16/03/23, com um custo total de R$ 26.608.060,88. As informações foram coletadas com base no projeto existente, o qual está em processo inicial de execução. Para ter visualização desta metodologia de gestão foi utilizado o cronograma de Gantt produzido para esta obra, que representará as etapas descritivas, duração, prazos, atividades predecessoras, atividades sucessoras, custo e ilustrará o caminho crítico da obra e suas respectivas folgas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Compatibilização de projetos na metodologia BIM
    (2022) Antonio Eduardo Castello de Césaro
    Este artigo tem como objetivo contextualizar sobre a metodologia building information modeling (BIM). Apresentando a sua origem, definições, níveis de aplicação e dificuldades para a implantação. Na sequência demonstrar os resultados de uma modelagem de projetos utilizados para execução de uma obra em 3D, utilizando o software AUTODESK REVIT 2020, então realizar um estudo de caso sobre o empreendimento já entregue verificando os pontos levantados com o processo de compatibilização realizado, comparando com os itens que foram encontrados com as ocorrências de obra. A análise e feita tanto por verificações visuais dos projetos quanto com o uso do clashes detective utilizando o software AUTODESK NAVISWORKS 2020, chegando a um número de aproximadamente 18000 conflitos.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação da ferramenta Kaizen em uma multinacional brasileira
    (2022-05) Valle, Mateus Vieira
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação real e consolidada da ferramenta kaizen em uma multinacional brasileira de grande porte. Os conceitos, características, estímulos e interface com outras ferramentas práticas, fazem da metodologia kaizen uma grande aliada para a cultura da melhoria contínua da organização, bem como, se torna um dos importantes pilares na estratégia competitiva da empresa. A empresa em questão, atua com fabricação e venda de diversos produtos e serviços, tendo como parte mais representativa motores elétricos, além de soluções para geração, transmissão e distribuição de energia, produtos digitais, entre muitos outros. Projetos de melhoria contínua desenvolvidos em diferentes áreas de atuação da organização provindas da metodologia kaizen, são apresentados no presente trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Acidentes Na Costruçao Civil
    (2021) Marcos Alexandre Pereira
    acidentes Na Construçao Civil
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Acidentes de trabalho na construção civil
    (2021) Marcos Alexandre Pereira
    Projeto acidentes na construção civil
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mobilidade urbana: proposta de adequação da rua Graciliano Manoel Gomes ao conceito de ruas completas
    (2021-12) Duarte, Cristina de Figueiredo
    Florianópolis é reconhecidamente uma cidade com grandes desafios relativos à mobilidade urbana. A concentração humana nos centros urbanos convive com uma infraestrutura amplamente voltada para o veículo e a capital catarinense figura entre as cidades brasileiras com uma das maiores frotas de veículos particulares, estimado em aproximadamente um veículo para cada dois habitantes. O conceito de Ruas Completas propõe recuperar o espaço público da rua para a convivência humana, para além de apenas uma via de deslocamentos ou transporte. Adotando como objeto de estudo a rua Graciliano Manoel Gomes, no bairro Ingleses do Rio Vermelho em Florianópolis, Santa Catarina, pretende-se demonstrar as possibilidades de melhoria de sua infraestrutura, fundamentado no conceito de Ruas Completas divulgado pela World Resources Institute (WRI) ao qual integra o WRI Brasil e baseado tecnicamente no Caderno Técnico para Projetos de Transporte Ativo elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, em um esforço de contribuir na melhoria da qualidade da mobilidade urbana daquela comunidade, promovendo segurança, conforto, acessibilidade e bem-estar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão de fontes de captação de água no sistema de abastecimento sul e leste de Florianópolis: uma abordagem a partir da estiagem de 2019 e 2020
    (2021-12-16) Henrique, Rodrigo
    Este trabalho contextualiza o impacto da estiagem em Santa Catarina nos anos de 2019 a 2021 e teve como objetivo analisar como a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) gerenciou os recursos hídricos e operou para otimizar o abastecimento de água na região do Sul e Leste da Ilha. Assim, buscou-se analisar o volume disponibilizado pelas quatro fontes de entrada de água no sistema e verificar como as obras de engenharia realizadas no sistema de abastecimento auxiliou durante o período de estiagem na região. O trabalho analisa a variação da vazão dos quatro mananciais (Lagoa do Peri, captação subterrânea do Aquífero do Campeche, água importada de do sistema integrado de abastecimento – SIF, poços complementares) durante o período de 2019 a 2021, bem como sua proporção de abastecimento na totalidade do sistema. Outra forma de amenizar os impactos de abastecimento no Sul e Leste da ilha foi através da utilização de água importada do sistema integrado de abastecimento (SIF) do Rio Cubatão, onde se percebeu um aumento de vazão de água para a região nos anos de 2019 e 2020. Além disso, foi necessária a utilização de poços complementares e foram acionados em dezembro de 2020, operando durante o ano inteiro para compensar o déficit de água causado pela redução da vazão captada pela Lagoa do Peri.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Patologias em fundações: identificações e prevenções
    (2021) CLAUDINO, INGRID
    As mais diversas manifestações patológicas originadas de problemas de fundações podem ter origem em um ou mais processos desde sua projeção até o pós-obra. Esse artigo trata de sua identificação e possíveis soluções, buscando alertar e sensibilizar profissionais da área que estão presentes no desenvolvimento de um projeto de fundação. Sendo realizada uma pesquisa bibliográfica teórica principalmente no autor Jarbas Milititsky e em demais artigos sobre o tema abordado, sendo: Patologias na construção civil; Patologia nas fundações: Investigação de solo e performance do maciço, projeto e análises de fundações; execução de fundações; ações e atitudes que devem ser tomadas após a conclusão das obras de fundações e deterioração dos materiais de construção. Sendo possível concluir a necessidade de bons profissionais que sejam cautelosos em todas as etapas da elaboração e construção do projeto de fundação com a intenção de evitar a aparição de patologia na estrutura da edificação, evitando problemas mais complexos e até o colapso.
  • Monografia Acesso aberto
    Comparativo de custo para construção de habitação social com área de 90m² pelos seguintes métodos de estrutura: estrutura de concreto armado x alvenaria estrutural
    (2018-12-20) Fernandes, Thayana
    Esta pesquisa trata de um estudo sobre qual método construtivo possui o melhor custo benefício para construções unifamiliares, dentre os tipos de estrutura com maior destaque no Brasil que são o concreto armado e alvenaria estrutural. Para tais resultados será utilizado softwares que auxiliem a análise da estabilidade de cada tipo de estrutura. A análise comparativa de cada estrutura será realizada através dos resultados de estabilidade estrutural e o levantamento de material utilizado em cada sistema.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de estrutura de madeira para instalação de placas fotovoltaicas em coberturas: estudo de caso residencial unifamiliar
    (2021-12-07) Lago, Douglas
    O presente estudo tem como principal foco abordar o tema referente a análise de estruturas antes da instalação de placas fotovoltaicas em coberturas residências. O objetivo geral deste trabalho, é analisar se a estrutura da cobertura de uma residência unifamiliar suportará as cargas adicionais projetadas pelas placas fotovoltaicas. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar os componentes do sistema fotovoltaico, e elementos de um telhado, identificar e apresentar as cargas da estrutura em estudo de acordo com os critérios das Normas da ABNT, e analisar a estrutura do telhado através de softwares específicos de cálculo. Abordar este tema justifica-se por quê ao avaliar a estrutura onde serão instaladas as placas fotovoltaicas, o responsável pela instalação das placas garantirá a segurança da estrutura e das pessoas que residem no local. Por ser um estudo de caso, o presente estudo consiste em pesquisa de caráter descritiva e exploratória, com resultados tratados de maneira qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de dados da estrutura da cobertura. Com a análise das cargas da estrutura ao longo da pesquisa, e identificação dos carregamentos e ações do vento, foi possível constatar que a estrutura do objeto em estudo suportara as cargas adicionais projetadas pelas placas. Portanto conclui-se que o objetivo deste trabalho foi alcançado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    PAREDE DE CONCRETO MONTADO IN LOCO: Um sistema construtivo, com uso em moradias de baixa renda.
    (2021-12-07) Almeida, Silas
    Durante o crescimento populacional brasileiro, o mercado econômico, visando atender a demanda de assentamento habitacional popular, tem incentivado grandes construtoras pela inovação em seu modo de construir. Atrelado a programas como Minha casa, Minha Vida, hoje Casa Verde Amarela, a busca por moradias populares continua aquecida e cada vez mais exigente em qualidade por conta das exigências do consumidor. Para resolver essa questão, o mercado brasileiro procura por soluções que atendam a esse propósito. Com a intenção de suprir essa necessidade, o Sistema de Parede de Concreto Moldado in loco chega como uma ótima resposta a esse objetivo, se tratando de um processo rápido e eficiente, tornando a construção limpa por conta do seu controle de materiais e com poucas perdas, evitando gastos e economia com mão de obra. Essa pesquisa foi elaborada com o objetivo de apresentar as principais características do sistema, com base nessa proposta, será realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde a partir da busca de documentos com importância técnica, acadêmica e profissional, encontrados considerando-se palavras chaves como gerenciamento de obras, tempo, custo e qualidade. A partir do que foi pesquisado, foi observado os principais fatores relacionados às suas vantagens, as quais geram imenso impacto satisfatório no gerenciamento e redução de tempo de execução, custo inicial e geral, e ao tipo de porte da obra.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância dos Sistemas de Impermeabilização
    (2021-12-13) Teixeira, Hugo
    Com o objetivo de apresentar uma visão abrangente dos sistemas de impermeabilização, sua importância e impactos na construção de uma edificação foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa a qual consolidou as informações sobre os principais conceitos e normas apontados pela literatura. Na sequência é apresentado um estudo de caso em que se acompanhou uma obra de construção de uma residência unifamiliar na qual seu projeto de impermeabilização foi elaborado e executado de maneira correta segundo a literatura. Com a realização do trabalho foi possível observar como a integração da impermeabilização com as demais atividades construtivas pode evitar retrabalhos. Com a realização deste trabalho, conclui-se que o sistema de impermeabilização, é responsável por evitar grande parte das patologias provocadas por infiltração e aumentar a vida útil da edificação. Para isso deve-se ter seu projeto executivo elaborado junto aos demais projetos complementares, seguindo as normas brasileira e manuais dos fornecedores dos produtos escolhidos para que se garanta a efetividade tanto na aplicação quanto no desempenho do sistema impermeabilizante.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do aproveitamento energético a partir da incineração de resíduos sólidos urbanos em Florianópolis/SC.
    (2021) Pereira, Sheila
    Com o aumento da população brasileira, a incorporação de novos hábitos da sociedade moderna e processo de industrialização, a quantidade de RSU gerados, têm aumentado significativamente. Em 2019, no Brasil foram gerados 79 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Grande parte dos resíduos gerados tem como sua destinação final aterros sanitários e até mesmo lixões como nas regiões nordeste e norte do Brasil. Com o avanço tecnológico, estão cada vez mais difundidas as tecnologias Waste to Energy, que visam tratar os resíduos e gerarem a recuperação energética na forma de calor, eletricidade ou de combustíveis alternativos. O objetivo deste artigo é verificar o potencial de geração de energia elétrica a partir da implantação de uma usina de recuperação energética, na cidade de Florianópolis/SC, diante disso verificou-se que no Brasil existem projetos para a implantação de usinas de reaproveitamento energético, tendo como combustível os RSU. A partir destes estudos já desenvolvidos foi possível verificar a quantidade de energia que é capaz de se gerar por tonelada de RSU. Foi realizado o levantamento das quantidades de RSU geradas em Florianópolis nos anos de 2017/2018 e 2019/2020. Verificou-se a capacidade de geração de energia elétrica utilizando os RSU de Florianópolis, e a viabilidade considerando dois cenários sendo o primeiro a incineração de 100% dos RSU gerados e o segundo a segregação dos materiais com potencial a reciclagem e incineração dos resíduos restantes. Ambos os cenário se apresentaram viáveis, e com capacidade de geração entre 117.190 MWh/ano e 63.500 MWh/ano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação do aproveitamento energético de biogás gerado em estação de tratamento de esgoto
    (2021) Mateus Weitgenant Crispim
    Ao longo do processo de tratamento do esgoto doméstico, são gerados diferentes subprodutos que devem receber um tratamento e destinação adequados. Entre esses subprodutos, destaca-se o lodo de esgoto, que é um resíduo sólido rico em matéria orgânica e nutrientes, possuindo uma elevada quantidade de microrganismos patogênicos e alto teor de água em sua composição inicial. Esse subproduto é o que apresenta maior impacto nos custos operacionais em uma estação de tratamento. Outro subproduto que pode ser gerado ao longo do tratamento do esgoto doméstico é o biogás, produzido quando a estação de tratamento se utiliza de processos anaeróbios de tratamento. Ele é composto por uma mistura de gases, resultantes do processo de digestão da matéria orgânica, e possui grande potencial de aproveitamento energético. Usualmente, o biogás não é aproveitado nas estações de tratamento, sendo apenas encaminhado para queima. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades de uso do biogás como fonte energética, para realizar o tratamento de lodo por secagem térmica, e para geração de energia elétrica, que pode ser usada na própria estação de tratamento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Intraempreendedorismo e inovação em tempos de pandemia: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito
    (2021) Mendonça Filho, Eduardo
    Ante a crise instalada pandemia da COVID-19, a inovação tornou-se elemento essencial para que as empresas superem os desafios e se mantenham competitivas no novo cenário. Diante desse contexto, em que as organizações buscam adotar estratégias de inovação e de empreendedorismo para sobreviver em tempos desta pandemia, o objetivo deste artigo é, além de analisar o cenário atual dos estudos publicados em relação a esta temática, também analisar por meio de um estudo de caso o comportamento intraempreendedor de uma cooperativa de crédito localizada na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, durante a pandemia da COVID-19. Para atingir esses objetivos, a metodologia adotada está fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, contemplando o levantamento e análise dos trabalhos recentes sobre o tema para fundamentar esta pesquisa. Já para a abordagem quantitativa, que é apresentada por meio da amostragem por acessibilidade, houve a construção de um questionário para o estudo de caso, através da análise descritiva. Os resultados do estudo de caso mostram que, durante o começo da pandemia, a prioridade para os gestores foi manter a qualidade do atendimento ao associado, frente as mudanças e a velocidade de circulação das informações. Os resultados ainda apontam a dificuldade no acompanhamento dos decretos estabelecidos, o que está intrínseco à velocidade de circulação das informações. Questões como o impacto da transformação digital no modelo de negócios das agências por parte dos gestores e colaboradores também foram apontados.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Como a automação residencial pode valorizar o imóvel
    (2021) Maciel, Eduardo
    O presente trabalho aborda um estudo realizado entre os diferentes dispositivos de automação em uma residência, onde podemos ver suas aplicações a depender da necessidade do usuário. A automação residencial pode proporcionar ao usuário maior conforto, seja em economia de e energia elétrica, segurança , até mesmo acessibilidade para todos aqueles que não dispõem de saúde perfeita. Onde é possível através da automação acender uma luz apenas utilizando o som da voz, bem como ligar TV, ar condicionado, ventilador, abrir e fechar as janelas e persianas, além de permitir que seja possível realizar todo o gerenciamento da residência na palma da mão com um Smartfone. O trabalho também aborda a valorização do imóvel quando utilizado dispositivos inteligentes na residência, de tal forma que o cliente começa a olhar a automação como uma oportunidade de maior segurança, economia e de uma certa forma, luxo e status, uma vez que no Brasil não é, ainda, um hábito a utilização da automação no dia-a-dia. Por fim, apresenta um estudo de caso envolvendo um apartamento de três dormitórios, localizado na cidade de Porto Alegre, onde junto com uma empresa de automação local, foi realizado a instalação de um sistema de automação em todos os cômodos , e com base nessa implantação, analisado o consumo da residência, bem como uma avaliação junto a três imobiliárias locais para definir o preço de venda após a implementação do sistema inteligente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de implementação semafórica em uma interseção de Florianópolis
    (2021) Oliveira, Felipe Ramos de
    Florianópolis é a capital de Santa Catarina, que no ano de 2010 obteve o 3º maior IDH das cidades brasileiras, entretanto em 2019 um estudo apontou como a cidade que possui a pior mobilidade urbana. Dentro deste contexto, este artigo propôs a analisar a implementação de semáforos em uma interseção da cidade. Para isto foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender os tipos de interseção e suas soluções e o dimensionamento de um semáforo. Posteriormente foi necessário compreender os tipos de modelos e os softwares de simulação, o que resultou na escolha do Infraworks. Para o desenvolvimento do artigo, foram comparados dois cenários, o Cenário 1 que considera a interseção atual e o Cenário 2, o qual controla a interseção por meio de semáforos, os quais apresentam baixo custo de implementação e manutenção, e com uma faixa de retenção para a conversão. A análise foi feita com base em 3 indicadores, o tempo médio de cada via, o atraso e a fila máxima. A interseção escolhida é a Avenida das Rendeiras com a Rua Vereador Osni Ortiga, situada na Lagoa da Conceição em Florianópolis. O resultado mostrou um aumento destes indicadores na Avenida das Rendeiras, que não houve grande impacto, mas com redução significativa na Rua Vereador Osni Ortiga, o que mostra que a implementação do semáforo pode ser uma solução a ser adotada. Por fim, as autoridades locais devem observar e desenvolver estudos como este, para tentar resolver os problemas de mobilidade urbana de suas cidades.