Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Variáveis biomecânicas em atletas de Beach Tennis: um estudo transversal
    (2023-12) RAMOS, Karla Alessandra Pechibilski; RAMOS, Ana Paula Silveira
    O Beach Tennis (BT) foi criado na Itália na década de 80 e chegou ao Brasil em 2008, ele se assemelha ao tênis, ao vôlei e ao badminton, tendo suas características específicas, as jogadas dentro do esporte concentram-se principalmente em movimentos acima da linha da cabeça, promovendo adaptações biomecânicas nos atletas. Ainda que seja um esporte popular atualmente, carece de pesquisas científicas na área para melhor entendimento dessas adaptações e promoção de intervenções específicas para os atletas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a amplitude de movimento (ADM) da rotação de ombro e o pico de torque da rotação externa (RE) de ombro de atletas de BT. A amostra foi selecionada por conveniência e composta por 20 atletas de diferentes categorias de BT, os dados foram tabulados, analisados e armazenados no Excel®. Os resultados da pesquisa mostraram que a ADM de rotação interna (RI) apresentou-se maior em ombro esquerdo, porém limitada quando comparada com a RE de ambos os ombros, e o pico de torque em 90° foi maior do que em 0. Foram avaliadas e apresentadas as variáveis biomecânicas dos atletas deste estudo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O esporte como estratégia de intervenção terapêutica em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: uma revisão integrativa
    (2023-06-16) Santos, Giovanna Antunes dos
    O estudo teve como objetivo analisar as evidências sobre o uso do esporte como estratégia de intervenção terapêutica em crianças e adolescentes com paralisia cerebral por meio de uma revisão integrativa. Assim, foram realizadas pesquisas na base de dados Pubmed, Biblioteca Virtual de Saúde e PEDRO, Os critérios de inclusão foram no desenvolvimento de suas habilidades de função motora em crianças e adolescentes de 12 a 18 anos, classificados com paralisia cerebral nos níveis I, II e III de acordo com a escala GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa). A busca resultou em 305 artigos dos quais apenas 3 atenderam os critérios de inclusão. Os principais resultados obtidos nesta revisão demonstraram ganho de força muscular, porém não apresentam resultados conclusivos quanto ao impacto na função motora grossa. Conclui-se que se faz necessário que sejam realizadas novas pesquisas para resultados mais precisos e específicos a função motora.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos das modalidades de intervenções terapêuticas não farmacológicas em mulheres com endometriose: uma revisão integrativa da literatura
    (2023-06-16) Almeida, Eduarda Ribeiro Ferreira de
    O estudo teve como objetivo avaliar os efeitos das modalidades de intervenções terapêuticas não farmacológicas em mulheres com endometriose por meio de uma revisão integrativa. Para tanto, foram realizadas pesquisas nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual de Saúde e PEDro. Nas buscas foram encontrados 22 artigos dos quais apenas 5 se encaixavam nos critérios de inclusão e foram incuídos no estudo. As modalidades de intervenções não farmacológicas demonstraram resultados promissores a partir da fisioterapia pélvica e eletroterapia, promovendo a melhora da dor pélvica crônica e da dispareunia profunda e superficial. Porém não obtiveram resultados significativos na dismenorreia e disúria. Portanto, é necessário que novas pesquisas sejam feitas para que de fato possa ser desenvolvidos protocolos de tratamentos eficazes não farmacológicos na endometriose.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Treinamento de força em indivíduos com acidente vascular cerebral: revisão integrativa da literatura
    (2023-06-14) Ozdowski, Leticia
    Este trabalho justifica-se em ampliar os tipos de abordagem de reabilitação neurológica, pretendendo fornecer subsídios para o desenvolvimento de intervenções de treinamento de força em indivíduos acometidos por acidente vascular cerebral. Para isso foi utilizado como método uma revisão integrativa. Um total de 320 artigos foram identificados na busca, com 4 estudos que atenderam aos critérios de inclusão para revisão. O treinamento de força mostrou resultados promissores, sendo um tratamento eficaz na reabilitação de indivíduos que sofreram um AVC. Essa forma de exercício promove melhorias na força muscular, função física e qualidade de vida dos pacientes, no entanto, são necessárias mais pesquisas para desenvolver protocolos de treinamento específicos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Plagiocefalia e desenvolvimento neuropsicomotor: uma revisão integrativa
    (2023-06-14) Farias, Adriana
    O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos das intervenções terapêuticas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com plagiocefalia. Para isso foi utilizado como método uma revisão integrativa sobre plagiocefalia e desenvolvimento neuropsicomotor. Um total de 4.587 artigos foram identificados na busca, com 11 estudos que atenderam aos critérios de inclusão para a revisão. A metodologia dos estudos incluiu abordagens experimentais, descritivas e quantitativas, com evidências variando de razoáveis a fortes. Como resultado foi observado que a plagiocefalia pode afetar o desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças e está associada a atrasos no desenvolvimento. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e o tratamento pode incluir o uso de capacetes, fisioterapia e osteopatia. O estudo apontou a relação entre a plagiocefalia e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O tratamento deve ser individualizado e multidisciplinar, com a participação do fisioterapeuta para corrigir a assimetria craniana e orientar os pais sobre a prevenção.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Tendência temporal de internação hospitalar por transtornos intervertebrais e discais em adultos na região sul do Brasil
    (2022-12-14) Santos, Mauricio Maia dos
    Objetivo: objetivo deste estudo foi analisar a tendência temporal de internações hospitalares por transtornos intervertebrais e discais em adultos na região sul do Brasil, entre 2009-2019. Método: Estudo ecológico, de séries temporais, com dados secundários, obtidos do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) disponibilizado pelo Departamento de Informática do Ministério da Saúde (Datasul), No estudo foram incluídas as internações de adultos de ambos os sexos com idade a partir de 20 anos ocorridos no período de 2009 a 2019. Foram analisados 51.157 casos de internações de adultos por transtornos discais e intervertebrais na região sul. Observa-se que a taxa de internações no sexo masculino apresentou tendência decrescente e no sexo feminino uma tendência estável. Resultado: O sexo masculino apresentou maior taxa média (24,33/ 100 mil habitantes). Em relação a faixa etária, o sexo masculino observou-se uma tendência de redução dos 20 aos 69 anos de idade, e aumento a partir dos 80 anos e mais. Já no sexo feminino observou-se uma estabilidade a partir dos 50 a 80 anos e mais. No contexto estudado, identificou-se que a maior procura por atendimento médico em casos de dor lombar está correlacionada a diminuição da procura por serviços básicos em saúde, isto é, indivíduos não participam da promoção e prevenção em saúde. Considerando a relevância dessas informações, este estudo visa contribuir para a compreensão da importância dos atendimentos estratégicos na atenção primária de saúde, a fim de reduzir a carga de hospitalização e para comparações com estudos futuros em diferentes estados e países.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Estimulação elétrica transcutânea nos sintomas de náuseas e vômitos em pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia: uma revisão integrativa
    (2022-06-22) Santos, Thalia Teixeira dos
    Introdução: Uma das práticas de tratamento das neoplasias consistem em quimioterapia, a qual reduz significativamente a mortalidade de pacientes com câncer. Os sintomas mais frequentes em pacientes submetidos a quimioterapia são náuseas e vômitos. Contudo, os pacientes são comumente aconselhados a tomar medicamentos para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, mas preferem intervenções não medicamentosas. Uma das intervenções não medicamentosas para a redução dos sintomas supracitados incluem a estimulação elétrica transcutânea (TENS). Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação elétrica transcutânea nos sintomas de náuseas e vômitos em pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, PEDro e Embase durante o mês de março, abril e maio de 2022. Foram incluídos estudos experimentais (estudos clínicos randomizados e não randomizados) com texto completo disponível publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, que envolveram pacientes adultos (ambos os sexos) com neoplasia maligna e que estavam em tratamento quimioterápico e com estimulação elétrica transcutânea (TENS) associado a outra terapia ou não. Resultados: A busca nas bases de dados identificou 2.715 artigos, foram incluídos 3 estudos nesta revisão, a maioria dos estudos foram caracterizados com o nível de evidência 2, ou seja, ensaio clínico randomizado controlado bem delineado. Conclusão: É possível concluir que embora algumas evidências tenham sido observadas para o efeito benéfico da TENS nos sintomas de náuseas e vômitos, mais ensaios clínicos controlados são necessários para comprovar a sua eficácia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Sugestão de Protocolo de Atendimento em Pacientes com Neoplasia Gastrointestinal Submetidos a Reabilitação Fisioterapêutica - Revisão Literária.
    (2022) Silva, Deisy
    Introdução: De um modo geral, as neoplasias gastrointestinais estão entre as mais graves, atingindo milhares de pessoas por ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA); para 2020 houve uma incidência estimada de 685 mil casos de câncer no Brasil, sendo os tumores mais concomitante no sexo masculino são os de próstata, seguido de colón e reto, pulmão, estomago e cavidade oral. Entre o sexo feminino, a incidência de neoplasia de mama, colón e reto, colo do útero, pulmão e glândula tireoide. Objetivo: Este trabalho teve como intuito apresentar e discutir os achados da literatura referente a uma sugestão de protocolo de atendimento em pacientes com neoplasia gastrointestinal submetidos a reabilitação fisioterapêutica em ambiente hospitalar, através de estudos originais. Método: Revisão narrativa, a partir da utilização das bases de dados PubMed, Google Academic, SciELO e BVS. Resultado: O profissional de fisioterapia é fundamental nos setores ambulatoriais, uti e internações durante o período de pré e pós-operatório dos pacientes em internação hospitalar. Conclusão: Conclui-se que a mobilização precoce é um fator importante para a reabilitação fisioterapêutica em pacientes com neoplasia gastrointestinal.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Reabilitação Fisioterapêutica Em Paciente Com Quadro De Dor Pélvica Crônica Após Tratamento Oncológico: Estudo De Caso.
    (2022-06-21) Nunes, Sara Salete
    Introdução: Este estudo, é um relato de caso no qual teve como principal objetivo avaliar a qualidade de vida de uma paciente que apresentava dor pélvica crônica pós tratamento oncológico de câncer de colo uterino atendida pelo CEPON. Objetivo: Quais os benefícios de um programa de reabilitação fisioterapêutico, para o tratamento de dor pélvica crônica, estenose vaginal e aumento da qualidade de vida de pacientes com câncer de colo uterino. Metodologia: O instrumento utilizado para avaliação da qualidade de vida foi o EORTC QLQ-C30 e para a mensuração da melhora da dor pélvica crônica foi a Escala Visual Analógica (EVA). O programa de reabilitação fisioterapêutico contou com uso de dilatadores vaginais, laser de baixa potência e taping compressivo. Resultados: Ao fim do programa de reabilitação e aplicabilidade dos questionários obtivemos efeitos positivos no aumento e manutenção da qualidade de vida e um aumento significativo na melhora do quadro álgico. Conclusão: O programa de reabilitação fisioterapêutico empregado a paciente atingiu seus objetivos, que consistiram em redução do quadro álgico na dor pélvica crônica, manutenção e prevenção da estenose vaginal e consequentemente um aumento da qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Importância do exercício físico nas habilidades motoras em crianças com transtorno do espectro autista - uma revisão narrativa dos últimos 10 anos
    (2022-06-21) Vieira, Renata
    Objetivo: Descrever a importância do exercício físico no desenvolvimento motor em crianças com o transtorno do espectro autista. Método: Foram selecionados 7 estudos, sobre o exercício físico na habilidade motora em crianças com Transtorno do Espectro Autista, com idade entre 5 a 12 anos. Resultados: Os estudos mostram métodos como patinação, exercícios aeróbios, testes físicos e motores, e relatam que o exercício físico é eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA. Conclusão: O exercício físico é benéfico a essas crianças, pois melhora coordenação motora, força, equilíbrio e até mesmo a socialização com outros indivíduos. Além de diminuir o comportamento agressivo, melhora a socialização com outras pessoas e crianças.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Programa De Reabilitação Para Capsulite Adesiva De Ombro - Um Estudo de Caso
    (2022-06-21) Pereira, Sofya
    Introdução: A Capsulite Adesiva é uma condição dolorosa no ombro associada a uma redução da amplitude de movimento da articulação glenoumeral. As características dessa patologia incluem rigidez do ombro, dor intensa, perda quase completa da rotação externa e fraqueza muscular. Objetivo: Melhorar o quadro álgico da dor, ganhar amplitude de movimento e força muscular em uma paciente com capsulite adesiva. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso. A amostra foi escolhida de forma intencional e os atendimentos ocorreram na Clínica Escola da Universidade do Sul de Santa Catarina – Ilha. Foi realizado a avaliação fisioterapêutica, utilizado uma ficha de anamnese e realizado a avaliação física, que constou da avaliação da amplitude de movimento, força muscular, avaliação postural, e aplicação de testes ortopédicos Resultados: Após o protocolo de tratamento a paciente relatou dor leve no ombro, cessou o uso de analgésicos e compressas quentes. A amplitude de movimento aumentou em até 100% ao final do tratamento. Conclusão: A literatura aborda muito o tratamento baseado em mobilizações e analgesia. Contudo, existe uma ampla escassez de estudos voltados para a eficácia de um programa de tratamento baseado, em sua maior parte, em exercícios de fortalecimento, o que se mostrou bastante eficaz neste estudo.