Medicina Veterinária

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 16 de 16
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Hidronefrose unilateral secundária a obstrução ureteral - intervenção cirúrgica com bypass em felino
    (2023-12) BURATO, Geovana Ribeiro; OLIVEIRA, Amanda Ambrozio; MILLNITZ, Ruan Martins
    A obstrução uretral em felinos é muito comum na rotina clínica de pequenos animais, chegando a casos urgentes, visto que esta impede o fluxo comum de urina podendo ocasionar até a perda da função renal. A obstrução pode ocorrer por algumas situações, desde a presença de urólitos e mucoproteínas que se acumulam nos canais ureterais, até a formação de neoplasias. Essas obstruções podem evoluir para casos como a hidronefrose, que consiste no acúmulo de urina sobre os rins, uni ou bilateralmente, ocasionando um aumento sobre estes, acarretando em casos críticos à insuficiência renal. Nos casos onde isso acontece, a intervenção cirúrgica com o “bypass” é uma alternativa de tratamento para aliviar o fluxo urinário. No presente trabalho será descrito a utilização do bypass em um felino, fêmea, SRD, 4 anos e 7 meses, pesando aproximadamente 3.200 kg, acompanhado durante o estágio obrigatório, em uma clínica veterinária em Florianópolis, SC.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Hemilaminectomia em paciente com diagnóstico de DDIV seguido de suspeita de mielomalácia: relato de caso
    (2023-12) SERAFIM, Thaise Teixeira, LIMA, Paola Barbosa, ROSA, Juliana Bernardes da, AZEVEDO, Guilherme Cristiano de
    RESUMO Doença do Disco Intervertebral (DDIV) é uma enfermidade neurológica frequentemente descrita em cães, é a maior causa de compressão medular cuja principais alterações clínicas incluem paraplegia, paraparesia, hiperestesia, incontinência urinária, repleção vesical, e perda da capacidade perceptiva de dor profunda. Caracteriza-se pela extrusão de material medular ou do próprio disco. O diagnóstico se baseia na clínica do paciente, exame neurológico e exames complementares, radiografia simples, mielografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. O tratamento desta doença, é assunto de grande debate nas literaturas, uma vez que inúmeras abordagens clínicas e cirúrgicas são descritas. O prognóstico da doença está relacionado ao grau de lesão neurológica, juntamente com o tratamento adotado em cada caso. O presente relato tem como objetivo descrever o caso da DDI em uma paciente sem raça definida, pequeno porte de 2 anos e 8 meses. A doença se apresentou de forma aguda, inicialmente foi abordado um tratamento conservador, mas com a piora do quadro a paciente foi encaminhada para exames complementares e para cirurgia descompressiva do canal medular pela técnica de hemilaminectomia. Com a piora do caso e a suspeita de mielomalacia, foi optado pela médica veterinária em concordância com os tutores a eutanásia da paciente. Palavras-chave: discopatia vertebral, neurocirurgia veterinária, processo inflamatório.
  • Monografia Acesso aberto
    Carcinoma de células escamosas em um felino
    (2023-11) PEREIRA, Leonardo José; PAES, Camilla de Mendonça; LAMEGO, Jade Yasmin Frank
    Com o aumento da longevidade dos animais a oncologia vem se destacando como disciplina de valor inestimável dentro da medicina veterinária. O carcinoma de células escamosas é uma das enfermidades mais comuns se tratando de quadros oncológicos na rotina clínica, tendo íntima relação com a exposição do animal a luz solar e sua pigmentação corpórea. O tropismo por extremidades, mucosas e faixas etárias mais elevadas é bem documentado e o diagnóstico do quadro é caracterizado por uma atuação em conjunto do aspecto das lesões, citopatologia e, se necessário, a biópsia. A resolução da grande maioria dos casos é cirúrgica, com a excisão da área afetada com margem de segurança para evitar recidivas. Neste trabalho, apresentamos o relato de um felino fêmea, de 16 anos, que deu entrada na clínica da instituição com lesões persistentes na região auricular, sendo levantada a possibilidade de malignidade. O paciente passou primeiramente por uma conchectomia unilateral parcial, procedimento cirúrgico que viabilizou o estudo histopatológico do tecido retirado da orelha esquerda. Após o diagnóstico foi agendado um segundo procedimento, porém devido a complicações e à idade do indivíduo, foi feita a escolha conservadora de aguardar 30 dias antes de submeter o felino a um novo procedimento. Este segundo procedimento foi a conchectomia bilateral, contando com o exame histopatológico transcirúrgico para estabelecer margens de segurança, bem como a realização de eletroquimioterapia nos locais mais afetados. As áreas afetadas pelo tumor foram removidas com margens de segurança. O paciente veio a desenvolver uma anemia de causa não completamente esclarecida após a última cirurgia, porém além desta ocorrência, até o presente momento, o processo de recuperação tem se mostrado promissor e o animal passa bem, sem sinais de recidiva ou metástases.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização da pele de tilápia no tratamento de queimaduras em animais
    (2023-11) BORGES, Suellen Aveline Garcia; MARTINS JUNIOR, Ray Borges; PERES, Allyson Feltz
    O estudo destaca o uso inovador da pele de tilápia (Oreochromis niloticus) como biomaterial terapêutico no tratamento de queimaduras em animais, um desafio clínico devido à complexidade das lesões e à falta de métodos convencionais eficazes. A pele de tilápia, é rica em colágeno e substâncias bioativas, demonstra propriedades únicas, incluindo sua capacidade de acelerar a cicatrização, estimular a regeneração de tecidos e apresentar características antimicrobianas, antioxidantes e neuroprotetoras. Além disso, o estudo ressalta a relevância dessa abordagem terapêutica, considerando o bem estar animal, a falta de terapias eficazes para lesões cutâneas, o potencial impacto clínico, a contribuição para a pesquisa veterinária e a economia de recursos. Embora reconheça algumas limitações na pesquisa, como a necessidade de estudos mais aprofundados, o trabalho sugere que a utilização da pele de tilápia não apenas promove o bem-estar dos animais, mas também tem o potencial de avançar na medicina regenerativa e no tratamento de feridas em seres humanos, representando uma promissora perspectiva para o futuro do cuidado com a saúde animal e humana.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Gengivoestomatite Crônica Felina: relato de caso
    (2023-11) NESELLO, Dariana Janet Thomas; OLIVEIRA, Franciele Rast; KOERICH, Isabella; ORESTES, Millena Severo; SALVI, Kalinka
    O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um felino doméstico com suspeita de gengivoestomatite crônica felina . O animal era testado positivo para FIV (vírus da imunodeficiência felina), não era castrado e estava apresentando perda de peso, dificuldade para ingerir ração seca (se alimentava apenas de sachê), forte halitose, além de procurar constantemente por esconderijos. Na anamenese foi visto intensa gengivite e estomatite bilateral, com eritema, ulceração e edema, apresentava doença periodontal grau 4 em pré-molares e molares e grau 3 em caninos. Foi realizado tratamento suporte com medicações e extração dentária dos dentes acometidos, resultando na melhora clínica do paciente.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Parvovirose canina e seus métodos diagnósticos e tratamento: revisão de literatura
    (2023-11) VECHI, Marcelo; KLOPPEL, Kalinca Schweitzer; BERNARDO, Isabella Maurer; KRETZER, Fernanda Leal
    A parvovirose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente cães jovens e não vacinados. Este artigo científico tem como objetivo realizar uma revisão abrangente sobre a parvovirose canina, reunindo informações cruciais que possam auxiliar na conduta médica, no diagnóstico e tratamento da doença. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, utilizando bases de dados eletrônicas, bibliotecas digitais e livros-texto relacionados à medicina veterinária. Os temas selecionados abrangiam fontes de relevância científica sobre a anatomia do trato gastrointestinal canino, epidemiologia, patogenia, sinais clínicos, exames de diagnósticos, tratamento nutricional da parvovirose e medidas preventivas visando assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento da parvovirose canina.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância epidemiológica da leishmaniose visceral canina em Florianópolis: revisão de literatura
    (2023-07-15) Tortola, Maria Luísa Verruck; Cassol, Jamile Santos; Rodrigues, Thayse Ferreira Santana
    A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença de transmissão vetorial que afeta cães e humanos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, tem casos notificados de LVC na última década, havendo necessidade de uma análise epidemiológica da doença na região. Os resultados indicam que a doença está presente em vários bairros da cidade, com maior prevalência em áreas de baixo nível socioeconômico. Os principais fatores de risco identificados foram a presença de cães infectados, a abundância do vetor e a falta de medidas de controle adequadas. O controle da LVC em Florianópolis requer uma abordagem multissetorial, envolvendo autoridades veterinárias e de saúde pública, bem como a população. Estratégias como triagem sistemática de cães, medidas de controle de vetores e programas de educação em saúde podem ser eficazes na redução da transmissão da doença. Este estudo bibliográfico teve como objetivo analisar a epidemiologia da LVC em Florianópolis, incluindo sua distribuição, fatores de risco e medidas de controle.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome de disfunção cognitiva canina: uma revisão de literatura
    (2023-07-06) Marcondes, Alice Maria Candido; Farias, Ana Cristina Machado
    A síndrome de disfunção cognitiva é uma condição que acomete cães em idade senil. Trata-se de um distúrbio neurocomportamental que se manifesta inicialmente com problemas de comportamento, aprendizado e distúrbios do sono. O processo de senescência encefálico é um processo biológico natural, no qual surgem sinais característicos, como desorientação, dificuldades de memória, interação social e aprendizado. Quando ocorre a síndrome, é comum haver sinais clínicos que além dos característicos do processo natural, somam-se aos sinais naturais e levam a patogenia da síndrome. Estes processos são atualmente pouco discutidos, logo, o diagnóstico é tardio e de difícil tratamento, o que resulta da diminuição da qualidade de vida do animal. Desta forma, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura para auxiliar no diagnóstico e tratamento desta síndrome.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tromboembolismo aórtico em cão: relato de caso
    (2023-06-14) Oliveira, Talita Gabriela Moreira de; Silva, Ângela Poliana da
    O tromboembolismo aórtico é uma afecção rara em cães, sendo pouco relatada em literatura quando comparada com felinos. Possui difícil diagnóstico devido aos sinais clínicos inespecíficos e desenvolvimento crônico do quadro, sendo ainda potencialmente grave e fatal, mesmo com tratamento clínico e cirúrgico adequado. O presente estudo tem como objetivo relatar um caso de tromboembolismo em artéria aorta em um cão de 8 anos, da raça Dálmata, que foi atendido com histórico de claudicação intermitente em membros pélvicos. Foi realizado tratamento clínico com fármacos anticoagulantes, analgésicos e antioxidantes, além de tratamento cirúrgico com a técnica de embolectomia com cateter Fogarty. Após o procedimento cirúrgico, o animal permaneceu internado cinco dias sob cuidados intensivos, entretanto, devido à complexidade e gravidade do quadro clínico, evoluiu para óbito.
  • Monografia Acesso aberto
    Técnica de osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO) em cadela com insuficiência do ligamento cruzado cranial: relato de caso
    (2023-06-14) Leite, Cora Maria Correia; Colombo, Gustavo Urbano; Gonçalves, Luciana Calandra Moreira Laub; Teixeira, Thiago Barbosa
    A osteotomia do nivelamento do platô tibial (TPLO) é uma cirurgia muito utilizada para tratar lesões no joelho em cães. Esta cirurgia é usada para corrigir a instabilidade do membro causada por lesões crônicas como a lesão do ligamento cruzado cranial. A cirurgia não só ajuda a aliviar a dor e a melhorar a qualidade de vida do paciente, como também impede que a lesão piore. TPLO é uma cirurgia comumente usada para tratar a lesão do ligamento cruzado cranial (CCL) em cães. A técnica cirúrgica tem como objetivo o alinhamento e estabilização do osso do platô tibial para reduzir a tensão no ligamento cruzado e permitir que o joelho se movimente de maneira mais natural. É uma cirurgia invasiva e exige cuidado no pré e pósoperatório para garantir a recuperação bem-sucedida do animal. A insuficiência do ligamento cruzado em cães pode ser causada por trauma ou uso excessivo do membro afetado. Os sintomas incluem dor, inchaço, incapacidade de usar a perna afetada, e desequilíbrio muscular. O diagnóstico é baseado na história do animal, no exame físico e em exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética. Para realização dessa monografia foram utilizadas pesquisas bibliográficas na procura de fontes cientificas para a produção da revisão literária, as fontes foram encontradas em plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e SciELO. O presente trabalho relata a cirurgia ortopédica TPLO em um canino fêmea, da raça Shih-Tzu de 8 anos com insuficiência no ligamento cruzado bilateral. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sobre a técnica de osteotomia de nivelamento do platô tibial, suas indicações, resultados e complicações, além de ajudar a fomentar a comunidade acadêmica com informações dessa técnica cada vez mais comum na rotina cirúrgica veterinária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Laminectomia dorsal em região torácica de paciente canino: relato de caso.
    (2023-06-06) Galbero, Giovana Bianchini; Fernandes, Ana Julia; Solano, Isabelly Roberta Buzatto
    A doença do disco intervertebral (DDIV) é comum na rotina clínica de pequenos animais, sendo mais frequentes em cães de raças condrodistróficas, podendo ser classificada como fibroides ou condroides, dependendo da localização da lesão na medula espinhal, do volume de material no interior do canal vertebral e da velocidade com que esse material é expelido. O diagnóstico é realizado através do histórico do paciente, sinais clínicos, exame clínico neurológico e exames complementares, como hemograma, radiografias, mielografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Dentre os meios de tratamento, estão o conservativo ou cirúrgico. Um cão, da raça Shih-tzu, com 6 anos de idade, com queixa de ataxia, letargia em membros pélvicos, e ao defecar se sentava, foi encaminhado para consulta veterinária. Após a realização de exame tomográfico, foi constatada a presença de conteúdo extrusado no canal medular, e o paciente foi encaminhado para a cirurgia de laminectomia dorsal, a fim de correção, que tem como objetivo a remoção de massas compressivas da medula espinhal, através da fenestração do disco torácico e remoção do processo espinhoso lateralmente. O presente trabalho visa apresentar o tratamento de escolha como método invasivo, por meio de cirurgia para a descompressão medular.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Mastocitoma em cão American Stafforshire Terrier
    (2023-07-04) Alcântara, Camila Gabriela Haitmann de Meneses; Prieto, Jéssica; Silva, Lara Cordeiro da
    O mastocitoma é um dos tumores malignos mais diagnosticados em cães, representando 20% de todos os tumores de pele nesta espécie, podendo ocorrer em animais de qualquer faixa etária, porém podemos observar uma maior incidência em animais adultos. Sua etiologia ainda é desconhecida e relatos incluem inflamação crônica, infecções virais e alterações genéticas, porém o comportamento da doença ainda é bastante variável. O diagnóstico se dá pelo grau em que o tumor se encontra, pelo estadiamento clínico e por exames de citologia e histopatologia. O prognóstico juntamente de um protocolo confiável de tratamento se dá, após o exame de imunohistoquímica, podendo ser cirúrgico ou medicamentoso, e os tratamentos variam desde radioterapia, quimioterapia e eletroquimioterapia, podendo também agir de formas conjuntas. A partir do documento importado o presente trabalho teve o objetivo relatar um caso oncológico com recidiva de mastocitoma grau II em cão da raça American Staffordshire Terrier, com oito anos e sete meses de idade .O paciente foi submetido a procedimentos cirúrgicos de nodulectomia e ressecção de linfonodos regionais, além de citologia transoperatória por congelamento in situ. Com o presente trabalho concluímos a importância da compreensão desta neoplasia, conduta, seus tipos de tratamentos e prognósticos. Palavras-chave: Tumores malignos, mastocitoma, oncologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Hemangiossarcoma hepático em cadela da raça Dobermann: relato de caso
    (2023-06-14) Elias, Natasha Guedes; Marques, Maríndia; Charão, André
    Neste trabalho é relatado um caso de uma cadela jovem da raça Dobermann, com histórico de ingestão de palmeira cica (Cycas revoluta), nos primeiros meses de vida apresentava alterações nas enzimas hepáticas. A paciente foi diagnosticada com hemangiossarcoma hepático primário, que é uma neoplasia maligna de células epiteliais, e é altamente metastático em sua forma visceral. O diagnóstico foi realizado através da laparotomia exploratória e do resultado do histopatológico. Além disso, realizou exames complementares hematológicos e de imagem para acompanhamento. Foram realizadas oito sessões de quimioterapia com doxorrubicina. Devido a agressividade dessa neoplasia o prognóstico é de reservado a desfavorável. Ao longo do tratamento a paciente desenvolveu cardiomiopatia dilatada, evoluindo para insuficiência cardíaca, que foi a causa do óbito. O objetivo deste relato é apresentar um caso de hemangiossarcoma hepático primário, levantando a possível causa relacionada com o agente carcinogênico responsável pelo desenvolvimento do mesmo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Acupuntura veterinária: uma revisão bibliográfica
    (2023-06-07) Auth, Gabriela; Pierri, Luana Marcílio; Dlugosz, Nicolle Caroline
    Há 4.500 anos, na China, nasce o que hoje conhecemos como acupuntura, tendo em vista que é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), seu conhecimento é transmitido de geração para geração e abrange saberes teóricos e empíricos. São utilizadas técnicas de agulhamento simples, eletroacupuntura e moxabustão para atingir a cura de doenças por meio do efeito terapêutico e analgésico gerado. Esta prática vem crescendo e ganhando espaço dentro da medicina veterinária a cada ano, mostrando-se eficaz no tratamento de uma variedade de doenças e sendo utilizada em animais de companhia e de produção. À luz destas informações, o objetivo deste trabalho foi o estudo bibliográfico dos conceitos que embasam a acupuntura, assim como sua aplicabilidade na Medicina Veterinária atual. Foram pesquisados trabalhos científicos entre 2013 e 2023, nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e EBSCO, visando expor o conteúdo citado. Concluiu-se que a técnica gera resultados positivos em diversas finalidades de aplicações, com variadas utilizações e cada vez faz-se mais necessária para tratamento e bem-estar dos animais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Colectomia em cadela para remoção de corpo estranho associado à fecaloma em cólon ascendente: relato de caso
    (2023-06-06) Turnes, Larissa da Silva; Silveira, Francine Guimarães; Lemos, Vanessa Rodrigues
    Uma das maiores casuísticas da clínica médica e cirúrgica de pequenos animais é a obstrução formada pela presença de corpos estranhos no trato gastrointestinal. Estes casos normalmente apresentam um alto grau emergencial, portanto a avaliação clínica inicial deve ser eficaz e o diagnóstico realizado rapidamente a fim de atenuar os efeitos deletérios, evitando perda de vitalidade de segmentos intestinais ou rupturas e perfurações. Este relato tem como objetivo descrever um procedimento de colectomia para remoção de corpo estranho e fecaloma em cólon ascendente de uma fêmea da raça Golden Retriever, abordando os sinais clínicos apresentados, o diagnóstico utilizado e o tratamento proposto para a resolução do caso. O tratamento inicial visou utilizar a técnica de enterotomia para retirada do corpo estranho e conteúdo fecal, no entanto, no momento da cirurgia foi visto que a porção do intestino obstruída estava necrosada, sendo assim necessário sua remoção parcial por meio de colectomia. O prognóstico foi dado como reservado e o animal foi a óbito 12 dias após a cirurgia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Intoxicação por organofosforados em cães e gatos: revisão de literatura
    (2023-06-13) Faust, Victória Carreirão; Rosa, Cleber Medeiros da; Silva, Raphaella Bruch Ferreira da
    A intoxicação por organofosforados (OPs) é uma condição grave em cães e gatos, causada pela exposição a praguicidas comumente utilizados na agricultura e em outros produtos domésticos, de fácil aquisição. Os organofosforados inibem a enzima acetilcolinesterase (AChE), resultando em acúmulo elevado de acetilcolina (ACh) nas fendas sinápticas. As variadas formas de manifestações clínicas, bem como o histórico de exposição dos animais, é de suma importância para realização do diagnóstico e início imediato do tratamento. Deste modo, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a intoxicação por organofosforados em cães e gatos destacando os seus mecanismos de ação, sinais clínicos, diagnóstico e possíveis tratamentos.