A eficiência do direito à igualdade quanto à inserção de docentes negros nas instituições de ensino superior: uma análise no sudoeste baiano

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Data
2021-06-18
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Eva Maressa Pereira da
Orientador
Silva, João Paulo Soares e
Coorientador
Silva, Taisa Pereira da
Resumo
A população negra vem ocupando seu espaço na sociedade brasileira apesar de sempre ter se encontrado em desigualdade seja ela racial, social, e econômica, advinda das consequências trazidas pela escravidão, vêm alcançando lentamente a inclusão social, com a participação do Estado por meio de políticas públicas de caráter afirmativo. Dessa maneira o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a inserção de docentes negros nas instituições de ensino superior no Sudoeste Baiano sob a égide do direito fundamental à igualdade. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo como método para obtenção de dados acerca do artefato de estudo, do tipo explicativa e de abordagem quali-quantitativa, para a qual foi utilizado um questionário estruturado, distribuídos eletronicamente via Google Formulário, aplicado a 165 graduandos do curso superior de Direito do sudoeste baiano, no período entre abril e maio de 2021. Os resultados evidenciaram que ainda existem lacunas no sistema educacional de inserção de docentes negros e demonstram a necessidade de conhecer a percepção dos discentes do curso de Direito do sudoeste baiano sobre a inserção de professores negros na universidade e instigar o debate sobre o assunto em questão, vez que é um tema relevante para toda a comunidade local.

Palavras-chave
Educação, Garantia Constitucional, Mazela social, Professores, Racismo
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