Aulas remotas: uma reflexão sobre a saúde mental do professor

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Data
2021-06-07
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santana, Geise Mary Xavier
Morais, Ester Carneiro de
Orientador
Silva, Beatriz de Souza
Coorientador
Resumo
A pandemia do COVID 19 desde o início de 2020, época que os primeiros casos no Brasil foram constatados, tem ocasionado impactos em diversos setores. A presente pesquisa fez um recorte para o estudo em uma área que, sem dúvidas, foi uma das mais afetadas pelo COVID, a educação. Com todas as adequações que foram necessárias serem realizadas como tentativa de conter a contaminação, a educação precisou se reinventar. Com a implementação do ensino remoto emergencial pelas instituições privadas, coube ao docente a atribuição de mais essa função: encontrar mecanismos de transpor o conteúdo para o ambiente virtual. Tendo em vista essa problemática, o objetivo da pesquisa foi investigar os impactos para a saúde mental do docente com a implementação do ensino remoto emergencial adotado pelas instituições de ensino superior privadas. Tal estudo foi realizado através de uma revisão de literatura, em que foi possível abordar as especificidades e as diferenças desse modelo de ensino, com o ensino a distância e ensino remoto intencional. Ademais, destaca os principais impactos do ensino remoto na saúde mental do docente, como ansiedade, estresse, distúrbio de sono, insegurança, bem como aspectos associados ao seu fazer enquanto profissional, exemplificado a partir das mudanças de estratégias, articulação de conteúdo, utilização de ferramentas digitais, análise dos recursos didáticos, planejamento e formação.

Palavras-chave
Ensino remoto emergêncial, Saúde mental do professor, Psicologia
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