Inclusão da pessoa com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior: análise das ações afirmativas da lei n° 13.146/2015 adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFG

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Data
2021-06-20
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Fernanda Cotrim de
Orientador
Silva, Murillo Ricart Mendes Souza
Coorientador
Resumo
Embora pessoas com deficiência visual e visão subnormal estejam inseridas no ensino superior, a ausência e até mesmo a má aplicação das práticas educacionais e ações afirmativas inclusivas, lhes negam o pleno e adequado exercício ao direito à educação e à profissionalização de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho analisa as ações afirmativas inclusivas adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFG para garantir a acessibilidade dos discentes com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior. Além disso, discute sobre a contextualização histórica da pessoa com deficiência e as ações afirmativas de inclusão no ensino superior recomendadas pela lei 13.146/15 - Estatuto da pessoa com deficiência. Verifica os parâmetros de ensino e formação profissional dos discentes com deficiência visual e visão subnormal. Analisa ainda, as práticas no ensino superior que contribuem para a construção eficaz e efetiva da educação inclusiva dos discentes com deficiência visual e visão subnormal. Além disso, discute sobre o processo de construção das políticas públicas inclusivas que contribuíram tanto para o exercício da cidadania, quanto na elaboração do projeto de Lei que originou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assim, a discussão pertinente no presente trabalho é de suma importância não apenas para as pessoas com deficiência, mas por representar os anseios da sociedade em geral.

Palavras-chave
Ações afirmativas de inclusão, Deficiência visual e visão subnormal, Educação superior
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