Inclusão da pessoa com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior: análise das ações afirmativas da lei n° 13.146/2015 adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFG
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Data
2021-06-20
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Fernanda Cotrim de
Orientador
Silva, Murillo Ricart Mendes Souza
Coorientador
Resumo
Embora pessoas com deficiência visual e visão subnormal estejam inseridas no
ensino superior, a ausência e até mesmo a má aplicação das práticas educacionais e ações
afirmativas inclusivas, lhes negam o pleno e adequado exercício ao direito à educação e à
profissionalização de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho analisa as ações afirmativas
inclusivas adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFG para garantir a acessibilidade dos
discentes com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior. Além disso, discute
sobre a contextualização histórica da pessoa com deficiência e as ações afirmativas de inclusão
no ensino superior recomendadas pela lei 13.146/15 - Estatuto da pessoa com deficiência.
Verifica os parâmetros de ensino e formação profissional dos discentes com deficiência visual
e visão subnormal. Analisa ainda, as práticas no ensino superior que contribuem para a
construção eficaz e efetiva da educação inclusiva dos discentes com deficiência visual e visão
subnormal. Além disso, discute sobre o processo de construção das políticas públicas inclusivas
que contribuíram tanto para o exercício da cidadania, quanto na elaboração do projeto de Lei
que originou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assim, a discussão pertinente no presente
trabalho é de suma importância não apenas para as pessoas com deficiência, mas por representar
os anseios da sociedade em geral.
Palavras-chave
Ações afirmativas de inclusão, Deficiência visual e visão subnormal, Educação superior