Transtorno do Espectro Autista em crianças e suas implicações para a enfermagem: uma revisão integrativa
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Edeildes
Orientador
Carvalho, Fábio Luiz
Coorientador
Resumo
O presente estudo está voltado para a assistência da enfermagem acerca do cuidado com crianças autistas, o qual é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, a comunicação, a interação social e os comportamentos repetitivos. O principal objetivo desse estudo foi identificar o papel do enfermeiro dentro desse cuidado, na assistência da enfermagem a crianças que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo por objetivos específicos, relatar e entender acerca do desenvolvimento dessa condição em saúde e as possíveis diferenças no tratamento para crianças e adultos na mesma condição. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa colhida nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO) acerca da temática proposta com restrição temporal de dez anos, ou seja, 2011 a 2021. No que se refere aos resultados, nota-se que é de suma importância que o enfermeiro tenha um conhecimento abrangente acerca da temática para que consiga identificar os sinais do TEA e, assim, intervir satisfatoriamente no tratamento. Conclui-se que o enfermeiro deve criar estratégias que minimizem os impactos do diagnóstico para a criança, família e rede de apoio, bem como auxiliar a família no enfrentamento do medo perante os preconceitos da sociedade e conduzir o tratamento adequado dessas crianças junto a uma equipe multiprofissional.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista (TEA), Assistência de enfermagem, Autismo infantil, Tratamento