Desenvolvimento psicomotor em bebês com necessidades especiais: importância de uma estimulação precoce, por meio da fisioterapia
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Matos, Ana Paula Fraga
Orientador
Carvalho, Fábio Luiz Oliveira de
Coorientador
Resumo
Objetivo dessa pesquisa é evidenciar a necessidade da atenção para com o desenvolvimento psiconeuromotor de uma criança, além de esclarecer que a realização de uma intervenção precoce a essa mesma criança, apresentará resultados positivos, como também ocasionara um desenvolvimento dentro dos padrões de normalidade. A metodologia de construção, caracteriza essa pesquisa em método de revisão interativa, com descritores; Educação de Intervenção Precoce, Deficiência do Desenvolvimento, Relações Familiares e Comportamento de Mecanismos Comportamentais, além das fontes de buscas, que foram; SciELO, PEPSIC, PubMed, ScienceDirect, HomePages Governamentais, além de manuscritos e e-book. Além de utilizar, limitação de datas para toda a pesquisa em 2010 a 2021, enquanto para todo a composição de discussão dos resultados e conclusão, apenas entre 2014 e 2021, e não realizar filtro linguístico. Dessa maneira, o resultado encontrado para essa pesquisa, é referente ao fator, que a atuação multidisciplinar é o caminho indicado para uma estimulação segura e com um resplendor positivo a funcionabilidade motora e manual, como também a importância do papel afetivo da família nesse mesmo processo. Concluindo assim, torna-se claro, que o envolvimento entre os dois pontos, família e estimulação precoce é existente como também é de extrema importância, além dê concluir que a equipe multidisciplinar presta influência não apenas no processo de intervenção precoce a criança com déficit em desenvolvimento psiconeuromotor, mas também em prepara-lo a família/acompanhante para todo o evento de tratamento, como também em capacita-lo para a realização da estimulação a domiciliar associada a brincadeiras.
Palavras-chave
Educação de intervenção precoce , Deficiência do desenvolvimento, Relações familiares, Comportamento de mecanismos comportamentais