Realidade virtual na reabilitação de crianças e adultos jovens com paralisia cerebral: revisão integrativa da literatura
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Santos, Guilherme
Orientador
Carvalho, Fábio
Coorientador
Resumo
A paralisia cerebral é uma lesão neurológica, geralmente causado por hipóxia
cerebral ou isquemia cerebral, e pode ocorrer durante a gravidez, o parto ou até a
criança completar 2 anos de idade. As principais alterações observadas em crianças
com PC é o comprometimento motor e de equilíbrio, seguidos por alterações na
biomecânica corporal. Os déficits motores da doença podem envolver diferentes
partes do corpo, resultando em classificações topográfica específica (monoparesia
ou monoplegia, diparesia ou diplegia, triparesia ou triplegia, hemiparesia ou
hemiplegia e quadriplegia ou tetraparesia) ou alterações clínicas do tônus muscular
(tipo espástico, discinético ou atetóide, atáxico, hipotônico e misto). A fisioterapia em
pacientes com paralisia cerebral visa melhorar as habilidades motoras, promover
padrões de movimento normais, melhorar a flexibilidade e para promover um bom
desenvolvimento das atividades motoras. A terapia baseada em realidade virtual
(RV) é uma ferramenta tecnológica capaz de treinar aspectos motores importantes,
como equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal. A Realidade Virtual
(VR) é uma interface avançada entre homem e máquina, permitindo ao usuário a
movimentação e interação em tempo real, em um ambiente tridimensional, podendo
fazer uso de dispositivos multissensoriais para atuação ou feedback. Esse estudo
tem como objetivos compreender de como a realidade virtual pode ajudar na
reabilitação de crianças e adultos jovens com paralisia cerebral. O presente trabalho
consiste em uma revisão integrativa de literatura realizada entre os meses de
fevereiro a junho de 2021. Foi realizada pesquisas nas bases de dados em Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature
Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic
Library Online (SciELO), com a utilização dos descritores Realidade Virtual na
Reabilitação de Crianças e Adultos Jovens com Paralisia Cerebral. Foram
encontrados 21 artigos. Destes, apenas 14 estudos foram incluídos, seguindo
critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Conclui-se que a realidade virtual
é benéfica e que traz ótimos resultados, porém, vale ressaltar que a RV não substitui
uma sessão de terapia convencional, mas deve ser usada como um suplemento
valioso para o processo de tratamento.
Palavras-chave
Paralisia cerebral, Fisioterapia, Realidade virtual