Moda e gênero: a percepção dos estudantes de design de moda sobre a dicotomia do vestuário feminino e masculino
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Perotoni, Amanda Pagani
Orientador
Corrêa, Tatiana Peixoto
Coorientador
Resumo
O presente trabalho discute as relações entre moda e as implicações desta com o
gênero sob uma perspectiva histórica a partir do século XIX, em especial, a moda
como mecanismo responsável pela exteriorização da identidade. Um dos principais
fatores que envolvem a diferenciação do vestuário pelo gênero, é a dicotomia dos
papéis femininos e masculinos impostos pela sociedade durante os séculos. A moda
é um instrumento libertador, ao passo que, categoriza e segrega os corpos. Dessa
forma, é possível analisar como a moda sem gênero busca a transição e ruptura de
padrões. Este estudo tem como objetivo descobrir e entender a aceitação da moda
agênero perante os estudantes de Design de Moda das universidades Estácio de Sá,
Udesc e Unisul por meio de uma pesquisa de campo quali-quantitativa. Verificou-se
que a maioria dos estudantes não estão completamente satisfeitos com a proposta da
moda agênero praticada pelas marcas atualmente e, portanto, desejam uma moda
livre de paradigmas.
Palavras-chave
Moda agênero, Moda