Moda e gênero: a percepção dos estudantes de design de moda sobre a dicotomia do vestuário feminino e masculino

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Perotoni, Amanda Pagani

Orientador

Corrêa, Tatiana Peixoto

Coorientador

Resumo

O presente trabalho discute as relações entre moda e as implicações desta com o gênero sob uma perspectiva histórica a partir do século XIX, em especial, a moda como mecanismo responsável pela exteriorização da identidade. Um dos principais fatores que envolvem a diferenciação do vestuário pelo gênero, é a dicotomia dos papéis femininos e masculinos impostos pela sociedade durante os séculos. A moda é um instrumento libertador, ao passo que, categoriza e segrega os corpos. Dessa forma, é possível analisar como a moda sem gênero busca a transição e ruptura de padrões. Este estudo tem como objetivo descobrir e entender a aceitação da moda agênero perante os estudantes de Design de Moda das universidades Estácio de Sá, Udesc e Unisul por meio de uma pesquisa de campo quali-quantitativa. Verificou-se que a maioria dos estudantes não estão completamente satisfeitos com a proposta da moda agênero praticada pelas marcas atualmente e, portanto, desejam uma moda livre de paradigmas.

Palavras-chave

Moda agênero, Moda

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