Gamificação e seus benefícios para a criatividade organizacional: uma revisão integrativa da literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-07

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Mozzer, Guilherme Jair

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Tavares, Ricardo

Resumo

O objetivo geral juntamente com a pergunta de pesquisa deste artigo é definir se a gamificação pode servir como ferramenta para auxiliar na criatividade dos colaboradores, tendo como fonte de pesquisa estudos publicados na literatura brasileira. A fundamentação teórica foi dividida da seguinte forma: criatividade nas organizações e suas peculiaridades; cultura e clima organizacional; características de um clima favorável à criatividade nas organizações; gamificação e princípios e elementos dos jogos utilizados na gamificação. O presente artigo segue se classifica como metodologicamente qualitativo. Por meio da revisão integrativa da literatura brasileira foi possível chegar a conclusão que a gamificação pode auxiliar na criatividade dos colaboradores providenciando prazer, envolvimento, comunitarismo e, principalmente, motivação.
The general objective, together with the research question of this article, is to define whether gamification can serve as a tool to aid the creativity of collaborators, having as research source studies published in the Brazilian literature. The theoretical foundation was divided as follows: creativity in organizations and their peculiarities; organizational culture and climate; characteristics of a climate favorable to creativity in organizations; gamification and game principles and elements used in gamification. The present article is classified as methodologically qualitative. Through the analysis of Brazilian literature, it was possible to reach the conclusion that gamification can help employees' creativity, providing pleasure, involvement, communitarianism and, mainly, motivation.

Palavras-chave

Gamificação, Criatividade, Inovação

Citação

Coleções