O profissional de educação física em tempos de pandemia: inovação e tecnologias

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Souza, Beatriz Alves de
Orientador
Ramos, Tiago de Melo
Coorientador
Resumo
A pandemia da COVID-19 tem gerado vários impactos com relação a mudança no estilo de vida dos seres humanos, ocasionando um aumento da inatividade e consequentemente gerando um número maior de indivíduos sedentários. Além do mais, é importante ressaltar que, devido as medidas de distanciamento social, como forma de frear o contágio do vírus, vários setores foram afetados, gerando mudanças na prestação dos serviços, e o mesmo aconteceu com o profissional de Educação Física. Assim, o presente estudo tem como temática abordada “O Profissional De Educação Física em Tempos De Pandemia: inovação e tecnologias”, discutindo as contribuições do profissional com relação a orientação e prescrição de atividades ou exercícios físicos nesse período pandêmico, dando continuidade na manutenção da qualidade de vida. Como objetivo geral, essa produção buscou identificar quais as estratégias que os profissionais de Educação Física estão utilizando para dar continuidade à atividade física. Como específicos, buscou-se conhecer recursos e estratégias para prescrição da atividade física no período da COVID-19; analisar o impacto da pandemia sobre a prestação de serviço do profissional de Educação Física; abordar as contribuições do profissional de Educação Física através da aplicabilidade de atividades físicas para a manutenção da qualidade de vida; e apresentar métodos abordados pelos profissionais para a continuação prática de atividades físicas. Logo, o presente estudo, enquanto objetivo, caracteriza-se por meio da pesquisa descritiva. No tocante aos procedimentos para a coleta de informações, foi necessário aplicar os elementos de uma pesquisa de campo, tendo como fundamentação a pesquisa qualitativa e quantitativa para categorização e análise das informações. Contudo, espera-se novas pesquisas mais aprofundadas e que possam auxiliar cada dia mais a proposta da prescrição e orientação através do uso da tecnologia.
The COVID-19’s pandemic has generated several impacts regarding the lifestyle change of the human being, causing the increase of inactivity and consequently generating a higher number of sedentary individuals. Furthermore, it is important to emphasize that, due to the measures of social distancing, as a way to brake the virus contagion, several sectors were affected, generating changes in service supplying, and the same happened with the Physical Education professional. Therefore, the present study has as approached theme “The Physical Education Professional in Times of Pandemic: innovation and technologies”, discussing the contributions of the professional regarding orientation and prescription of activities or physical exercises in this pandemic period, continuing the maintenance of life’s quality. As general goal, this production searched to identify which strategies the Physical Education professionals are using to continue to physical activity. As specifics, it was sought to know the resources and strategies to prescription of physical activity in period of COVID-19; analyze the pandemic’s impact on the service supplying of the Physical Education professional; approach the contributions of the Physical Education professional through the applicability of physical activities to the maintenance of life quality; and present methods approached by professionals for continuing the practices of physical activities. Thus, the present study, as a goal, is characterized by means of descriptive research. Regarding the procedures for the information collect, it was necessary to apply the elements of a field research, having as foundation qualitative and quantitative research for categorization and information analysis. However, it is expected new and deepened researches that can assists each day more the propose of prescription and orientation trough the use of technology.

Palavras-chave
Profissional de Educação Física, Pandemia, Prescrição, Tecnologia.
Citação