O Modelo Denver de Intervenção Precoce no Autismo: uma revisão integrativa de literatura

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Luciano, Gonçalves
Santos

Orientador

Acríssio Luiz Gonçalves

Coorientador

Resumo

Resumo: O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades nas habilidades sociais e na comunicação social, frequentemente acompanhado de padrões restritos e repetitivos de comportamento. O Modelo Denver de Intervenção Precoce é comumente aplicado em casos de autismo, o qual se caracteriza pela ludicidade das intervenções e pelo fato delas ocorrerem no ambiente natural da criança. O presente artigo tem como objetivo analisar as evidências científicas sobre a eficácia do Modelo Denver de Intervenção Precoce no transtorno do espectro autista, a partir de uma revisão integrativa de literatura. A partir dessa pesquisa, verificou-se que a maioria das intervenções implicaram em uma melhora nas áreas da linguagem e da cognição de crianças com diagnóstico de autismo. Destaca-se, portanto, a viabilidade do Modelo Denver de Intervenção Precoce em crianças com transtorno do espectro autista, em diversos contextos, devido à sua abrangência.

Palavras-chave

Autism; Denver Model, Early intervention

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