Tecnologias educacionais: o uso das TICs durante a pandemia e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rabelo, Igor Francisco Santos
Orientador
Ramos, Tiago de Melo
Coorientador
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação estavam sendo incluídas na educação de forma lenta, mas com a pandemia do Covid-19 houve um impacto que provocou a interrupção das aulas presenciais e continuidade somente através dessas ferramentas. Elas eram pouco utilizadas nas aulas de Educação Física, visto que, muitas vezes, esse componente curricular é visto como meramente um horário de prática corporal, não havendo espaço para outras atividades. Contudo, pode haver diferentes formas de trabalhar essas tecnologias junto à cultura corporal de movimento. Em relação às aulas remotas, é preciso identificar como estão acontecendo as aulas de Educação Física, especialmente, os instrumentos utilizados e conteúdos propostos, pois a ruptura das aulas presenciais descaracterizou suas principais atividades, antes pautadas no movimento e interação entre os sujeitos, que foi impedido devido à necessidade de distanciamento social. Mediante o exposto, o objetivo almejado é identificar o uso das TICs, durante a pandemia, traçando suas possibilidades da aplicação como metodologia de ensino nas aulas de Educação Física. Para tanto, é preciso discutir o papel das tecnologias educacionais como metodologias e ferramentas de ensino para um novo modelo de educação no Brasil; identificar as plataformas e ambientes digitais mais usados pelos professores de Educação Física; apresentar os ganhos e perdas da disciplina de Educação Física no uso das TICs durante a pandemia e averiguar as limitações e potencialidades do uso das TICs nas aulas de Educação Física em um contexto de aulas remotas e presenciais. Deste modo, foi adotada uma metodologia descritiva exploratória numa abordagem qualitativa com aplicação de questionário aos professores de Educação física, excluindo aqueles que não trabalham com a disciplina e incluindo os formados em outra área ou sem formação completa, mas que trabalham com a Educação Física no município de Paripiranga/BA. As informações foram categorizadas em três etapas: formação acadêmica e conhecimento a respeito das TICs; TICs e estratégias mais utilizadas durante as aulas remotas; dificuldades pedagógicas e conteúdos da Educação Física trabalhados. Logo após a sistematização categórica, foram organizadas em tabelas e gráficos para melhor análise e assimilação do leitor. Com isso, foi identificado que necessitam de melhores formações para manusear as TICS, como também, dos principais aparelhos e aplicativos utilizados, respectivamente: Celular, Notebook; Youtube, Google Forms, Google Meet e o Whatsapp. Além disso, foi percebido que houve adaptação dos conteúdos à nova realidade dos alunos, bem como foi destacado os conteúdos mais abordados: a ginástica e a atividade física, seguido pelos esportes. Assim, conclui-se que as possibilidades do uso das TICs nas aulas de Educação física no município forma limitadas devido à falta de acesso as ferramentas tecnológicas, como também, a pouca instrução dos professores contribuíram. Ademais, é preciso mais ambientes de formação para os professores, como também, maiores condições de acesso à tecnologia básica para os alunos, principalmente nas escolas, pensando em uma pós-pandemia, para que haja maiores possibilidades nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave
Educação, Educação física, Pandemia, TICs
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