Práticas de atividades físicas na vida de crianças sedentárias

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Araújo, Larissa Andrade

Orientador

Carvalho, Fabio Luiz Oliveira de

Coorientador

Oliveira de Carvalho, Fabio Luiz

Resumo

Em tempos de circulação, multiplicação e profusão das tecnologias digitais, em diversos contextos sociais, as crianças estão se relacionando com uma diversidade de equipamentos tecnológicos de maneira muito intensa devido a diversos fatores, muitos desses fatores são desculpas utilizadas pelos próprios responsáveis que relatam não possuir tempo, espaço material ou até por motivos pessoais o que acaba acarretando assim em complicações à saúde devido ao tempo de tela prolongado em que as crianças passam diante de aparelhos eletrônicos. A sociedade no decorrer dos dias tem mostrado interagir de maneira emblemática com o avanço das inovações tecnológicas, não é difícil entender o quanto a sociedade está alienada a uma cultura direcionada ao consumo tecnológico, nem muitos menos identificar com muita facilidade a alienação da população pelos aparelhos tecnológicos, sendo que tudo em excesso traz consequências negativas, acarretando para o desenvolvimento de uma geração doente. Através do estado atual de isolamento social as crianças estão tendo contato constante com os aparelhos eletrônicos (celular, TV, computador, notebook), são justamente esses aparelhos que não permitem que as crianças se movimentem, sendo que essa pouca movimentação resulta em pouco gasto energético, como não existe gasto energético o corpo também não produz e nem absorve duas vitaminas que são fundamentais (B e D), e nem conseguem produzir os hormônios que são responsáveis pela sensação de bem estar e prazer. Sabendo das consequências que podem ser geradas é necessário impor limites para que essas crianças compreendam a gravidade que o tempo de tela pode possibilitar, em seguida inserir brincadeiras de acordo com a realidade de cada um, incentivando e estimulando a prática continua. Entretanto cabe ressaltar que a parceria e a presença da família nesse processo de descoberto e incentivo é fundamental, pois as crianças costumam reproduzir tudo o que é visualizado dentro de casa, reproduzindo assim o comportamento dos seus pais aumentando o índice de crianças sedentárias. Dentro desse contexto, o objetivo foi analisar fatores que contribuem para o sedentarismo infantil, importância da pratica de atividade física durante a infância, os fatores que contribuem para o agravamento do quadro sedentário durante a infância e as contribuições da Educação Física em crianças diagnosticada sedentárias, de maneira a ressaltar as implicações a saúde das crianças. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa e para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes descritores para busca e seleção dos trabalhos analisados: obesidade infantil, atividade física, sedentarismo infantil e sociedade do consumo. A bibliografia recolhida contou com trabalhos publicados no Scielo, Google acadêmico, Pub Med e livros. As conclusões evidenciam que medidas preventivas precisam ser tomadas logo nos primeiros anos em que a criança inicia o processo de socialização, seja em âmbito escolar ou familiar. É necessário estimular as práticas corporais na infância, devendo promover a hábitos saudáveis para que as crianças possam se tornar fisicamente ativos no decorrer da sua vida, até a fase adulta.

Palavras-chave

Sedentarismo, Inatividade física

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