Efeitos da intervenção fisioterapêutica associada à realidade virtual na reabilitação de pacientes pós-ave
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Carmo, Letícia Pereira do
Marciano, Ingrid Alcântara
Santiago, Stephani Luiza da Silva
Veloso, Sabrina Aparecida Venades
Orientador
Zambelli, Márcia Rodrigues Franco
Coorientador
Silva Augusto, Leonardo
Resumo
Introdução: A alteração física mais comum em pacientes acometidos com o Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a hemiplegia, que se caracteriza como uma paralisia completa dos membros superiores e inferiores do mesmo lado do corpo. Inúmeras são as modalidades terapêuticas existentes para reabilitar pacientes com a disfunção neurológica em questão e a utilização de tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente, onde o uso da realidade virtual (RV), também conhecido como Gameterapia tem se destacado. A Gameterapia, por meio de jogos, estimula a atividade cerebral do paciente e trabalha diversas funções como tônus muscular, treinos de equilíbrio, atividades aeróbicas, alongamentos dentre outras. Objetivo: Levantar os benefícios da Gameterapia na reabilitação de pacientes pós-AVE em comparação com a fisioterapia convencional. Metodologia: Foi realizada uma busca por artigos científicos publicados nos últimos 5 anos na base de dados PEDro utilizando os seguintes descritores: Realidade Virtual (Virtual Reality) e AVE (Stroke), a subdisciplina aplicada foi a Neurologia (Neurology) e o método foi ensaio clinico (cinical trial). Resultados: Dezesseis artigos alcançaram os critérios de inclusão, dentre eles 62,5% evidenciaram benefícios funcionais e motores, principalmente, para os MMSS e 37,5% melhora no equilíbrio e na marcha quando comparada a terapia convencional. Conclusão: Foi comprovada clinicamente e estatisticamente a eficácia da RV na melhora das habilidades motoras e cognitivas dos pacientes que foram acometidos com o AVE.
Palavras-chave
Realidade virtual, AVE, Neurologia