Estudo técnico das vias Internas do Porto de Imbituba: composição do tráfego, dimensionamento e avaliação estrutural

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Data
2021-06-24
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Lukas Evaldt Souza da
Orientador
Medeiros, Ismael
Coorientador
Resumo
Diante do crescimento expressivo do Porto de Imbituba ao longo dos anos é inevitável o desgaste das estruturas de apoio devido à movimentação ininterrupta das operações portuárias. A necessidade de um maior tráfego de veículos pesados a fim de escoar as cargas operadas pelo porto gera um desgaste da pavimentação existente, fato que demanda investimentos recorrentes para preservar o desempenho satisfatório das vias internas. Baseado nesse cenário, este trabalho busca realizar o levantamento das condições atuais do pavimento asfáltico em uso na área portuária, determinando sua vida útil restante. Além disso, é avaliada a compatibilidade do revestimento atual com as condições de desgaste severo em que o asfalto é solicitado, buscando alternativas compatíveis com o cenário detalhado. Desta forma, é entendido que os pavimentos rígidos se mostram como uma alternativa mais propícia a resistir as solicitações do tráfego dimensionado. Como alternativa construtiva, o pavimento de concreto whitetopping se mostra como uma solução viável economicamente, pois aproveita da estrutura existente fazendo a função de reforço estrutural, fornecendo capacidade de suporte a operação atual e para a previsão de crescimento de tráfego para os próximo vinte anos.

Palavras-chave
Pavimentação, Manutenção, Investimentos
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