Reflexões sobre as práticas de alfabetização

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Cardoso, Débora Helena
Guimarâes, Liandra de Souza
Parreiras, Mariana Fernanda Meira
Pereira, Carla Aparecida Miranda

Orientador

Piva, Adriana

Coorientador

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora

Palavras-chave

Alfabetização, Covid-19, Métodos de alfabetização, Políticas públicas de alfabetização, Alfabetização na Idade Certa

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