Autonomia e série Dark: um estudo a partir da teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget
Carregando...
Data
2021-06-22
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Mafei, Letícia Silveira
Orientador
Silva, Dâmaris de Oliveira Batista da
Coorientador
Resumo
O presente artigo visa a compreender como a autonomia é representada na série Dark, a partir da teoria do desenvolvimento moral de Piaget. Foi feita uma pesquisa bibliográfica referente ao conteúdo piagetiano sobre autonomia e a série de ficção científica Dark, produzida pelo serviço de streaming, Netflix (2017–2020). Para chegar ao objetivo geral, foi necessário identificar diálogos e relações de personagem de Dark que representam a fase de anomia, heteronomia e autonomia do desenvolvimento da moral e identificar, nas relações entre os personagens, a afetividade do desenvolvimento da moral. Os resultados apontam que a autonomia pode ser representada em Dark através da interação entre os personagens e das escolhas por eles tomadas.
Palavras-chave
Autonomia, Desenvolvimento moral, Série Dark