Autonomia e série Dark: um estudo a partir da teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget

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Data

2021-06-22

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Mafei, Letícia Silveira

Orientador

Silva, Dâmaris de Oliveira Batista da

Coorientador

Resumo

O presente artigo visa a compreender como a autonomia é representada na série Dark, a partir da teoria do desenvolvimento moral de Piaget. Foi feita uma pesquisa bibliográfica referente ao conteúdo piagetiano sobre autonomia e a série de ficção científica Dark, produzida pelo serviço de streaming, Netflix (2017–2020). Para chegar ao objetivo geral, foi necessário identificar diálogos e relações de personagem de Dark que representam a fase de anomia, heteronomia e autonomia do desenvolvimento da moral e identificar, nas relações entre os personagens, a afetividade do desenvolvimento da moral. Os resultados apontam que a autonomia pode ser representada em Dark através da interação entre os personagens e das escolhas por eles tomadas.

Palavras-chave

Autonomia, Desenvolvimento moral, Série Dark

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