A arte política: cinema de poesia e o corpo trans, a partir da leitura de "Selma depois da chuva"

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Simioli, Marina
Orientador
Neckel, Nádia
Coorientador
Resumo
Esse trabalho monográfico de finalização do Curso de Cinema e Audiovisual, trata sobre o vínculo do fazer artístico com a sociedade. A pesquisa buscou compreender a capacidade de interferência que a arte tem nos regramentos sociais. Tomou-se como objeto de análise uma produção catarinense: o curta-metragem "Selma Depois da Chuva" (2019), direção de Loli Menezes. Este filme possui reconhecida força política ao tematizar em forma de denúncia o apagamento do corpo de uma mulher transgênero nas telas de cinema. Para a pesquisa abordou-se relações que envolvem a obra: momento sócio-histórico, equipe de produção, narrativa, estética, e poética. Estabeleceu-se uma escuta teórica sobre os conceitos cinematográficos que conversam com a obra, como o manifesto do “Cinema de Poesia” de Pasolini. E também leituras de diferentes pensadores sobre questões tanto de produção artística, como sobre identidades de gênero, que auxiliaram para a compreensão dos efeitos de sentidos produzidos por uma obra artística sobre os seus espectadores (individuais e coletivos).
This monograph work of Cinema and Audio-visual course completion is about the bondie between artwork and the society. The research sought to understand the interference power that art has on social rules. For this was chosen as an analytics object by a brazilian production: the short film "Selma Depois da Chuva" (2019), directed by Loli Menezes. This movie has a recognized political power in thematize in the form of denunciation, the annulment of the body of a transgender woman on movie screens. For this research approached all the affiliations that involved the work: social-history moment, production team, narrative, aesthetics, and poetics. A theoretical listening was established about the cinematographics concepts that connect with the movie, as the "Poetry Cinema" of Pasolini. Also varied readings about the art productions issues and gender identities, that supported the understanding about the meaning effects produced by an artistic work in your spectators (individual and collective).

Palavras-chave
Arte-política, Cinema, Transgênero, Mulher, Cinema de Poesia
Citação