Planejamento estratégico aplicado a empresa Shilmar Confecções

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Relatório de estágio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Passos, Wesley
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
O tema central desse relatório é o planejamento estratégico empresarial. As organizações buscam diferenciais para se destacar no mercado em que atuam e para que isso aconteça traçam estratégias administrativas, porém, é importante que haja um planejamento prévio dessas estratégias para garantir que estejam alinhadas aos seus objetivos. O planejamento estratégico tem como propósito definir a missão da empresa, sua visão de futuro, estabelecer metas e objetivos a serem alcançados, como também, as atividades e melhorias que devem ser executadas para conquistar os resultados esperados. O presente estudo é uma pesquisa de natureza exploratória com intuito de promover aproximação com o tema apresentado, facilitando o seu entendimento, também é classificado como pesquisa descritiva já que tem interesse em descrever as suas características, tem como modalidade o estudo de caso e abordou os seguintes tópicos em sua fundamentação teórica: Planejamento estratégico, matriz SWOT e plano de ação. Tem como objetivo geral elaborar a análise empresarial estratégica da empresa Shilmar Confecções. Para isso se fez necessário conhecer suas características, processos e produtos, tornando possível estabelecer missão, visão e valores da organização, como também realizar uma análise do ambiente empresarial através da matriz SWOT identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes. A organização possui inúmeros pontos fortes como: atendimento, qualidade dos produtos, parceria com clientes e fornecedores, diversidade de produtos e oportunidade de crescimento, entretanto, também apresentam alguns pontos fracos: falta de planejamento de vendas, atrasos nas tarefas, setor financeiro pouco organizado e falta de reuniões periódicas. Diante dessas características internas elaborou-se um plano de ação para fortalecer as qualidades e tratar as deficiências da empresa, sugerindo uma série de melhorias a fim de organizar processos e desenvolver pessoas. As principais sugestões foram: contratar um gerente comercial, proporcionar cursos aos colaboradores e criar o hábito de realizar reuniões periódicas entre os setores. Assim, justificando a importância do planejamento estratégico nas organizações.

Palavras-chave
Planejamento estratégico, Matriz SWOT, Plano de Ação
Citação
Coleções