Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação de interesse social evolutiva para Pirituba, SP
    (2023-12) SOUZA, Maiara Beatriz Leão Bastos
    Este trabalho visa apresentar a proposta de implementação de Habitações de Interesse Social evolutivas no bairro de Pirituba, em São Paulo. A análise desde a história dos programas habitacionais até as legislações vigentes possibilita uma compreensão abrangente da padronização projetual observada no Brasil. É perceptível que mudanças não são apenas necessárias, mas também benéficas. A introdução de iniciativas ecologicamente conscientes e projetos evolutivos, capazes de se adaptarem às diversas necessidades de forma economicamente viável, emerge como uma solução positiva tanto para a cidade quanto para o bem-estar humano e o meio ambiente.
  • Monografia Acesso aberto
    Instituição de longa permanência para pessoas idosas com alzheimer
    (2023-12) SILVA, Beatriz de Freitas Fontana
    O envelhecimento populacional é um fenômeno global onde a expectativa de vida está aumentando devido aos avanços e da medicina e às mudanças do estilo de vida. Conforme o ser humano envelhece, se apresentam fragilidades que tornam as pessoas mais dependentes, de acordo com o desenvolvimento de deficiências motoras, funcionais e cognitivas. A Doença de Alzheimer (DA) é uma configuração de demência irreversível e progressiva, e que compromete as funções cognitivas, como a memória, a atenção, a concentração, a linguagem, o pensamento e, consequentemente, o convívio social. Uma das muitas maneiras possíveis de se morar na fase idosa da vida é em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI). Esta monografia, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Arquitetura e Urbanismo, embasa a proposta de um projeto arquitetônico de uma ILPI para pessoas idosas com a DA. Busca-se proporcionar o bem-estar físico e mental dos usuários. O embasamento teórico apresentado provém da psicologia ambiental e da neuroarquitetura, assim como do estudo de questões técnicas e normativas sobre o tema. Outros procedimentos metodológicos utilizados foram a análise de referências projetuais; a seleção e compreensão do terreno adotado para a proposta do projeto e o estudo do seu entorno. Como resultado principal esta monografia apresenta, ao final, o processo de criação e o lançamento do anteprojeto da ILPI proposta, cujo foco é promover, por meio dos seus ambientes, uma vida mais ativa e saudável para seus moradores e assim como o bem-estar da comunidade que os cuida. Palavras Chave Envelhecimento; Doença de Alzheimer; Psicologia Ambiental; Neuroarquitetura.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola técnica como espaço de convivência
    (2023-12) OLIVEIRA, Jéssica Cianfa de
    Tendo em vista o défi cit educacional e o desemprego no cenário brasileiro, intensifi cado na realidade da população mais vulnerável, o trabalho propõe uma escola técnica no bairro da Vila Leopoldina, com enfoque na população das favelas da Linha, do Nove e do Cingapura Madeirite. Portanto, o estudo se desenvolve a criação do ambiente escolar, assim como no desenvolvimento de um espaço de convivência e permanência da população. Buscando suprir as necessidades avaliadas e melhorar a experiência dos usuários no edifício foram aplicados os conceitos da neuroarquitetura e biofi lia, com o intuito de transformar a instituição em um local acolhedor, tranquilo, transformador e incentivador a todos que fi zerem uso daquele espaço.
  • Monografia Acesso fechado
    Edifício corporativo - coworfiky
    (2023-12) AMORIM, Emilly Fernanda Oliveira Amorim
    Este Trabalho Final de Graduação (TFG), consiste na criação de um Coworking na cidade de São Paulo no bairro da Barra Funda, visando fortalecer esse conceito de ambiente corporativo compartilhado na região que estimule a colaboração e o networking entre os profissionais, através do planejamento e cuidados com os espaços levando em consideração os princípios do conforto térmico, de modo a influenciar o comportamento humano de forma positiva, buscando melhorar a qualidade de vida dos profissionais que utilizam o espaço. Isso inclui aspectos como conforto ergonômico, design biofílico, a influência das cores, acesso a áreas de descanso e lazer, além de recursos que estimulem a criatividade e a inovação. Além disso, o desenvolvimento do projeto abrange pesquisas sobre a evolução dos espaços de coworkings no Brasil, análises de estudos similares e referências projetuais. Dessa forma, busca-se proporcionar um ambiente que combine versatilidade de usos, conforto ambiental e o compartilhamento de espaços de trabalho. Em resumo, o Coworking vai além de ser um simples local de trabalho. É um projeto que almeja criar um ambiente inspirador, no qual as pessoas não apenas desempenhem suas tarefas profissionais, mas também encontrem oportunidades de interação social, aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Monografia Acesso aberto
    Sobre os trilhos: conexão entre os bairros Bom Retiro e Campos Elíseos.
    (2023-12) GUEDES, Shelda Moreira
    O presente trabalho iniciou-se através do estudo do traçado urbano do bairro Bom Retiro no centro de São Paulo no século XIX, na pesquisa de iniciação científica desenvolvida pela aluna anteriormente. Nessa pesquisa, evidenciou-se as adequações do traçado urbano em consequência da implantação dos trilhos da São Paulo Railway (SPR), a via férrea mostrou-se como um agente conector entre os bairros até o porto de Santos, no entanto, também colocou-se como uma barreira urbana. Assim, o trabalho final de graduação inicia-se pelo estudo dos recortes contemplados pela implantação da ferrovia no traçado urbano e a falta de comunicação entre os bairros Bom Retiro e Campos Elíseos, ainda enfrenta-se o enclave denominado Favela do Moinho, comunidade implantada entre os trilhos das estações Luz e Júlio Prestes. Instiga-se o estudo da possibilidade do rebaixamento dos trilhos e realocação da comunidade para a criação de uma grande transposição sobre os trilhos. Com isso, pretende-se elaborar um estudo de um espaço livre urbano transpositivo. Para isso, foram analisados material bibliográfico, estudo através de cartografias e análises projetuais que colaboram com o tema.
  • Monografia Acesso aberto
    Neuroarquitetura aplicada a centros de atenção psicossocial CAPS
    (2022-06-16) Duarte Costa, Alana
    A neuroarquitetura ou neurociência aplicada a arquitetura é o estudo que visa a utilização estratégica do espaço em relação ao comportamento das pessoas, a forma que o ambiente pode impactar nas emoções e nas sensações, pois o objetivo deste campo do conhecimento é promover o bem estar do ser humano seja em sua residência, local corporativo ou hospitalar. O acesso gratuito no Brasil a este assunto, ainda é incipiente, mas em contrapartida há institutos brasileiros que foram fundados por arquitetas que visam oferecer palestras e conteúdos gratuitos, porém de modo geral, a pesquisa científica ainda possui alguns questionamentos técnicos. O objetivo principal do trabalho é relacionar os estudos da neuroarquiteura e seus conceitos de ambiência, para ser aplicado nos Centros de Atenção Psicossocial CAPS, que é um serviço público no Brasil para atendimento a pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos, visando que o Brasil é considerado o pais mais ansioso do mundo , a demanda de atendimento para estes problemas aumentam a cada dia, então é necessários que os espaços públicos para estes propósitos, tenham uma estrutura adequada com espaço de convivência e interação para que o processo de tratamento seja eficaz e os usuários possam ser reintegrados na sociedade e possam ter melhores qualidade de vida e bem estar. Entretanto, o trabalho procura relacionar os parâmetros estabelecidos para as estruturas e atividades que o CAPS oferece aos seus pacientes com a realidade, mais especificamente na cidade de São Paulo, local de estudo para o projeto futuro em que será baseado todo o fundamento teórico do presente trabalho.