Ferramentas utilizadas pelos professores de educação física durante a pandemia nas escolas privadas do município de Tubarão-SC

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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rossoni, Katiele de Sena
Orientador
Silva, Carolina Barbosa
Coorientador
Resumo
A Educação Física escolar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, compreensivo e de aptidão física dos praticantes, promovendo a participação individual e coletiva dos alunos durante as aulas, além disso, é componente curricular obrigatório segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Devido à pandemia do COVID-19, as aulas de Educação Física precisaram ser reestruturadas por causa de vários decretos que impediam a continuidade das aulas presenciais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral verificar quais as ferramentas que os professores de escolas privadas do ensino fundamental II do município de Tubarão-SC utilizaram nas aulas de Educação Física durante o período da pandemia. Os objetivos específicos foram: Traçar o perfil dos professores de Educação Física das escolas privadas do ensino fundamental II; Verificar a adesão dos alunos antes e durante as aulas remotas na época da pandemia, segundo a percepção dos professores; Verificar quais as dificuldades encontradas pelos professores para ministrar as aulas de Educação Física durante a pandemia. A metodologia foi através de um questionário com 32 perguntas realizadas pelo Google Forms, aplicado uma única vez e avaliados através de categorização por similaridade de respostas. E o resultado final desse estudo foi que os professores utilizaram ferramentas digitais nas aulas remotas e materiais esportivos nas aulas presenciais, encontrando maior dificuldade quanto à adesão dos alunos durante as aulas remotas.

Palavras-chave
Educação física escolar, COVID-19, Pandemia
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