O planejamento pedagógico no ensino híbrido: Possibilidades em tempos de pandemia da Covid-19.
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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Goulart, Larissa
Orientador
Bernardo Silva, Matheus
Coorientador
Resumo
O ensino híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e
atividades realizadas por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDICs). Exitem diferentes propostas de como combinar essas atividades, na essência a
estratégia reside em colocar como centro do processo de aprendizagem o aluno e não
mais na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realiza. Entretanto,
tal estudo leva em consideração o momento atual em que as escolas catarinenses estão
perpassando, isto é, leva em consideração as transformações que estão ocorrendo em
tais escolas em virtude da pandemia da (doença) Covid-19. Isto porque, no momento
atual a educação básica se desdobra por meio da educação remota (por conta do
isolamento social) e, nesse sentido, urge como necessidade elencar novas formas de
ensino que seja eficiente para as condições sociais atuais. Assim, tomamos como
objetivo, examinar as contribuições e as limitações dos fundamentos do ensino híbrido
para o planejamento de ensino, em tempos de pandemia da Covid-19. Trata-se de um
estudo bibliográfico, tendo como base teórica a pedagogia histórico-crítica, no sentido
de expor determinados conceitos sobre o ensino híbrido e, por conseguinte, aferir as
suas possibilidades e limites no processo de aprendizagem do indivíduo. Conclui-se que
o ensino híbrido vem contribuir com a educação na modernidade, nos revelando que a
educação é uma ação permanentemente em transformação.
Palavras-chave
Educação Remota, Ensino Híbrido, Pedagogia Histórico-crítica