Língua portuguesa, pensamento crítico e gamificação: contribuições de uma pesquisa exploratória e documental sobre o jogo gartic como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem do conceito de verbos em estudantes do ensino fundamental i e ii

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

da Silva, Maísa do Nascimento do

Orientador

Brizola, Yalin Yared

Coorientador

Resumo

Devido às mudanças sociais provocadas pelo Covid-19 (SARS-CoV-2), houve a necessidade de migrar a educação presencial para uma educação on-line, as chamadas “aulas remotas”. Desse modo, objetivamos analisar os reflexos do jogo Gartic na promoção do pensamento crítico em estudantes do EF I e II de uma escola de Educação Básica do município de Tubarão/SC em tempos de pandemia. Configurou-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, pautada no materialismo histórico-dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Para a análise, os dados foram explorados a partir da transcrição de duas aulas de Língua Portuguesa, uma com a turma do 7º ano e, outra, com a turma do 5º ano desenvolvidas durante o primeiro semestre do ano letivo de 2020. Utilizamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016) e Triviños (2012). Os referenciais teóricos estão pautados nas teorias do pensamento crítico: Vieira e Tenreiro-Veira (2000); Vieira e Vieira (2005); Tenreiro-Vieira e Magalhães (2006); Vieira, Tenreiro-Vieira e Martins (2011); Tenreiro-Vieira (2014); e da gamificação Fadel et al (2014); Leite (2019). Vale ressaltar ainda que a pandemia trouxe imensos desafios, impactando diretamente estudantes e professores, no entanto, a utilização do jogo Gartic como recurso didático no ensino da Língua Portuguesa, mais especificamente no ensino e aprendizagem sobre o conceito de verbos, contribuiu para minimizar os impactos do distanciamento social, tornando o processo educativo mais dinâmico. Com os resultados, identificamos as possibilidades do uso do jogo Gartic como recurso didático na promoção do pensamento crítico em estudantes do EF I e EF II.

Palavras-chave

Jogo Gartic, Pensamento Crítico, Ensino da Língua Portuguesa, Conceito de Verbos, Gamificação

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