Incandescência e Luminescência: fenômeno luminosos como agentes da interdissiplinaridade

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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bispo, Gleisiane de Souza Santos
Orientador
Souza, Amanda Maria Rabelo
Coorientador
Resumo
Quando se fala em fenômenos luminosos, a ciência tende investigar os meios possíveis e viáveis de armazenar, conservar e refletir a luz, da forma mais duradoura possível. Quanto menos se precise produzir a luz refletida, mais sofisticada é a ciência que a explica e/ou produz; por isso, mais de um campo, mais de um conceito, mais de uma forma de descrever o fenômeno é necessário, e assim surgem ideias como as de luminescência e incandescência. Como são várias formas, vários conceitos, várias ciências trabalhando juntas e contribuindo de forma interdependente, então surge a interdisciplinaridade entre as ciências. E essa foi a proposta geral da pesquisa aqui realizada: Entender a contribuição de fenômenos luminosos como a incandescência e a luminescência para um Ensino de Física interdisciplinar. A investigação leva em consideração que a ciência funciona de modo interdisciplinar, uma vez que uma área do conhecimento não contradiz outra, mas sim colabora e a completa; logo, toda e qualquer componente curricular, de acordo com a BNCC, deve ser trabalhada interdisciplinarmente, de modo mais intrínseco, com as demais que fazem parte da grande área que ela compõe e, de modo mais extrínseco, com as demais componentes das outras áreas que formam a unidade curricular da educação, seja ela básica ou superior. A base para fundamentar esse pensamento necessitou ser efetivada por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo em vista que o período de pandemia em 2021 impede o aprofundamento em campo, para dados quantitativos, com referenciais teóricos das Ciências da Natureza, da Educação e da docência, tendo em vista que a problemática propõe uma educação interdisciplinar, tomando como objeto de estudo a luminescência e incandescência, ou seja, conceito das ciências da natureza, colocando a interdisciplinaridade sob jurisdição docente. Desse modo, sujeitos renomados nessas áreas podem ser encontrados fomentando a discussão, bem como: Atvars e Marcelli (2002), Gadotti (2003), Libâneo (2013) e Pombo (2005), por exemplo. Palavras-chave: Luminescência; Incandescência; Interdisciplinaridade; Educação.

Palavras-chave
Luminescência, Incandescência, Interdisciplinaridade, Educação
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