O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão no Instituto Federal de Santa Catarina

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Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mendes, Oizes Vieira
Orientador
Lima, Carlos Rogério Montenegro de
Coorientador
Resumo
Public Education Institutions do not base their success on their ability to make a profit, but on the social impact generated. This legitimizing support is consolidated through a communication that can convey the importance of education for the citizen. In this context, the Balanced Scorecard (BSC) is a tool that can make tangible how the application of resources in the institution generate value to society. This study aims to propose improvement actions to the BSC model used by the IFSC. Thus, the research addresses the problem qualitatively, exploratory and descriptive in nature. The structural consolidation of the research was through a case study that used as data collection document analysis, focal interviews and participant observation. The results reinforce the importance of measuring strategic indicators for decision making, as they provide the manager with the perception of the reality that surrounds him and which strategies are necessary for the fulfillment of the mission and the realization of the institutional vision. Another relevant point is the difficulty in disseminating BSC without the use of a system that facilitates managers' access to strategic information. Finally, it was found that the BSC acts fully in directing actions on campuses. It is concluded that there is still a need for further consolidation of the institution's governance process so that BSC implementation can be implemented. This process involves designating a strategic objectives officer who sets guidelines for Campi actions. This strengthens strategic alignment across the institution.
As Instituições Públicas de Ensino não balizam seu sucesso pela capacidade de auferir lucro, mas pelo impacto social gerado. Esse apoio legitimador se consolida mediante uma comunicação que consiga transmitir a importância da educação para o cidadão. Nesse contexto, o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que consegue tangibilizar como as aplicações de recursos na instituição geram valor à sociedade. Este estudo tem por objetivo propor ações de aprimoramento ao modelo BSC utilizado pelo IFSC. Deste modo, a pesquisa aborda o problema de forma qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A consolidação estrutural da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso que utilizou como coleta de dados a análise documental, entrevistas focais e observação participante. Os resultados obtidos reforçam a importância da mensuração dos indicadores estratégicos para a tomada de decisão, na medida em que proporcionam ao gestor a percepção da realidade que o cerca e quais estratégias são necessárias para o cumprimento da missão e o a realização da visão institucional. Outro ponto relevante está na dificuldade para disseminar o BSC sem a utilização de um sistema que facilite o acesso dos gestores às informações estratégicas. Por fim, se constatou que o BSC atua plenamente no direcionamento das ações nos Campi. Conclui-se que ainda há a necessidade de maior consolidação do processo de governança da instituição para que assim se possa efetivar a implementação do BSC. Esse processo passa pela designação de um responsável pelos objetivos estratégicos que estabeleça diretrizes para as ações dos Campi. Deste modo, se fortalece o alinhamento estratégico em toda a instituição.

Palavras-chave
Balanced Scorecard, Avaliação de desempenho, Indicadores estratégicos, IFSC
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