Práticas sustentáveis em uma instituição de ensino: uma análise sob a perspectiva da teoria da modernização ecológica

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Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Khrisna Vivianne da

Orientador

Sehnem, Simone

Coorientador

Resumo

Given the reality of an intense process of globalization and technology, issues of sustainability and sustainable actions are the focus to the socio-environmental debate and appear in various sectors of society, such as private companies, Non-Governmental Organizations (NGOs), Higher Education Institutions (HEIs). Thus, the objective of this study is to analyze the sustainable practices adopted by the IFSC Gaspar Campus under the perspective of the Theory of Ecological Modernization (TEM). A case study was carried out at Gaspar Campus with the members of the Environmental Management Commission (EMC) and the campus manager to obtain the data. Bardin's content analysis technique (2011) and data triangulation were used, which showed that the sustainable practices developed at the Gaspar Campus, such as Solid Waste Management and containment in the consumption of electricity and water, are in line with the visions of public policies and technological innovations considered important by TEM. At the end of the study, was verified the preponderant role of the EMC in the sustainable practices developed on campus. The main conclusion of the study is that the researched campus has shown, since the beginning of its activities, attention to sustainability, in particular, the environmental pillar. And of the practices performed, there was an affinity with TEM's precepts in relation to public policies and technological innovations in the scenario of public educational institutions.
Dada uma realidade de intenso processo de globalização e de tecnologia, os assuntos sobre sustentabilidade e ações sustentáveis ganham centralidade no debate socioambiental e, aparece em diversos setores da sociedade, como empresas privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Instituição de Ensino Superior (IES). Desse modo, o objetivo desse estudo é analisar as práticas sustentáveis adotadas pelo Câmpus Gaspar sob a perspectiva da Teoria da Modernização Ecológica (TME). Foi realizado estudo de caso no IFSC Câmpus Gaspar com os membros da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) e do gestor do câmpus para obtenção dos dados. Utilizou-se a técnica análise de conteúdo de Bardin (2011) e a triangulação de dados, que evidenciou que as práticas sustentáveis desenvolvidas no câmpus Gaspar, como Gestão de Resíduos Sólidos e contenção no consumo de energia elétrica e de água, alinham-se às visões de políticas públicas e inovações tecnológicas consideradas importantes pela TME. Ao final do estudo foi verificado o preponderante papel da CGA na efetivação das práticas sustentáveis desenvolvidas no câmpus. A principal conclusão do estudo é que o câmpus pesquisado tem mostrado, desde o início das suas atividades, atenção à sustentabilidade, em específico, o pilar ambiental. E das práticas realizadas, observou-se afinidade aos preceitos da TME em relação às políticas públicas e inovações tecnológicas no cenário das instituições públicas de ensino.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Práticas sustentáveis, Instituições de ensino superior, Teoria da modernização ecológica

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