Conhecimento dos acadêmicos da área da saúde em relação às práticas integrativas e complementares em uma universidade do sul de Santa Catarina

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

de Paulo, Douglas Gonçalves
Fernandes, Thiago Alves

Orientador

de Carvalho, Daniella Koch

Coorientador

Resumo

ABSTRACT: Objective: To identify the knowledge of academics in the health area in relation to integrative and complementary practices at the University of the South of Santa Catarina – Unisul, Tubarão Campus, from July to December 2019. Methodology: This research is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. 245 students from the 1st, 2nd and 8th semesters of Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Medicine and Dentistry courses were selected. A questionnaire with structured questions was used for data collection. For data analysis, the statistical program Statistical Package for the Social Sciences was used (SPSS) 20.0.; the results were analyzed through descriptive and comparative quantitative analysis. Conclusion: Academics have little knowledge about PIC’s. When we compare the first and last semesters, we observe that the students' knowledge increases during the graduation in relation to the PIC's. The most used method to acquire knowledge was TV programs / advertisements, it followed by the undergraduate course. The practices that most arouse interest in the academic area to deeper knowledge are acupuncture / auriculotherapy, yoga, meditation, chiropractic and phytotherapy.
RESUMO Objetivo: Identificar o conhecimento dos acadêmicos da área da saúde em relação às práticas integrativas e complementares na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, campus Tubarão, no período de julho a dezembro de 2019. Metodologia: estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. Foram selecionados 245 acadêmicos dos 1º, 2º e 8º semestres dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Utilizamos para coleta de dados um questionário com perguntas estruturadas. Para análise de dados utilizou-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 20.0.; os resultados foram analisados através da análise quantitativa descritiva e comparativa. Conclusão: os acadêmicos apresentam pouco conhecimento sobre a PIC’s. Quando comparamos os semestres inicias e finais, observamos que o conhecimento dos acadêmicos aumenta no decorrer da graduação com relação às PIC´s. As práticas que mais despertam interesse no meio acadêmico para aprofundar conhecimento são acupuntura/auriculoterapia, yoga, meditação, quiropraxia e fitoterapia.

Palavras-chave

Terapias Complementares, Ensino Superior, Políticas de Saúde

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