Engenharia de Produção

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta de melhorias no processo de fracionamento de produtos químicos para tratamento e limpeza de piscinas em uma empresa de Joinville/sc.
    (2023-12) SOUZA, Eduarda Steider de; BORGES, João Vitor; SCHUCH , Lucas Leandro
    Atualmente, os processos de produção exigem a redução de custos e a implementação de melhorias operacionais para aprimorar a eficiência sem comprometer a qualidade dos produtos e a segurança dos trabalhadores. Sendo assim, este estudo teve como principal objetivo propor melhorias no processo de fracionamento de produtos químicos em uma empresa localizada na cidade de Joinville-SC, baseando-se nos conceitos do Sistema Toyota de Produção. Dessa forma, buscou-se identificar possíveis desperdícios presentes nos processos e também em todo o ambiente fabril. Nesse contexto, para o alcance do objetivo, foram realizados alguns procedimentos, como: análise do ambiente e dos processos, análise dos problemas encontrados, sugestões de possíveis ferramentas lean a serem implantadas e avaliação dos resultados obtidos. Como resultado do cumprimento da metodologia, foi possível realizar a aplicação de ferramentas lean dentro do ambiente fabril, com isso, gerando melhorias para a empresa. Nesse contexto, conclui-se que a busca pela eliminação dos desperdícios, a promoção da melhoria contínua e o fortalecimento da cultura de trabalho em equipe foram aspectos fundamentais que permearam a implantação das ferramentas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Experiência na implantação de um sistema mes para eficiência operacional na indústria de tubos e conexões de pvc em Joinville-SC
    (2023-12) HINTZ, Rafael; HOENNICKE, João Felipe; CARVALHO, Thiago Mendes
    Este artigo relata uma experiência empresarial na implementação de um sistema de apontamento de produção em uma empresa que atende a área de construção civil na região de Joinville-SC. Especializada na fabricação de tubos e conexões de PVC, a empresa identificou deficiências nos registros manuais e viu na Indústria 4.0 uma oportunidade para automatizar e aprimorar o processo. A pesquisa aborda o contexto teórico da gestão da produção, a Indústria 4.0 e suas tecnologias, o apontamento de produção e a metodologia Kaizen. A escolha de um Sistema de Execução de Manufatura (MES) é fundamentada na necessidade de integrar eficientemente as operações, com foco na integração com o sistema SAP ERP. A metodologia Kaizen é empregada, envolvendo workshops, benchmarking, padronização do trabalho, elaboração da arquitetura da aplicação, treinamento, monitoramento e levantamento de ganhos. A aplicação do MES resulta em melhorias significativas, como a redução de atividades manuais, eliminação de erros e aumento da eficiência. A arquitetura da aplicação MES é discutida, destacando a facilidade de acesso via tablets e integração eficaz com o sistema SAP. O estudo compara cenários, evidenciando uma redução no tempo de execução das atividades. Os resultados indicam que a implementação do MES otimizou o processo de apontamento, reduzindo custos operacionais, aumentando a eficiência das máquinas e proporcionando um apontamento mais preciso dos dados. Conclui-se que a adoção de tecnologias como essa é crucial para o avanço rumo à Indústria 4.0, sugerindo a continuidade da pesquisa na exploração da maturidade técnica da aplicação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Implementação de um controle de aderência à programação no setor de pintura automotiva
    (2023-12) CORDEIRO, Beatriz da Silva, Beatriz da Silva Cordeiro
    A pesquisa busca aprimorar o processo de controle da produção no contexto do modelo Toyotista, especificamente no setor de pintura automotiva em uma empresa de Joinville SC. O objetivo principal é desenvolver e implementar um sistema de controle que permita analisar a aderência ao plano de produção estabelecido pelo Planejamento e Controle de Produção (PCP). Isso será alcançado por meio da criação de modelos de gestão e análise, incorporando metodologias que auxiliem o planejador na tomada de decisões referentes à produção diária, visando minimizar desvios e agir proativamente na causa raiz dos problemas que afetam a aderência ao plano. Os resultados dessa pesquisa incluem a implementação de um sistema de controle eficiente, utilizando a ferramenta Microsoft Excel, para monitorar a execução do plano de produção. Isso proporcionará melhorias na capacidade da empresa de identificar e corrigir desvios, possibilitando uma tomada de decisão mais embasada e ágil para ajustes operacionais necessários. Além disso, espera-se que a implementação desses modelos de gestão e análise contribua para uma melhoria geral na eficiência do planejamento de produção, atendendo às necessidades específicas da empresa nessa área.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta de modelo de concessão do transporte coletivo em Joinville baseado em indicadores de desempenho.
    (2023-12) ALVES, João Victor; VIEIRA, Vinícius Brunelli; KOGLIN, Erick Batista; CRUZ, Luís Henrique da
    O estudo aborda a problemática do transporte coletivo em Joinville, Santa Catarina, evidenciando a ineficiência do modelo existente. O objetivo principal consiste em analisar a viabilidade da aplicação de um novo modelo de concessão baseado em indicadores de desempenho. A metodologia adotada é de pesquisa exploratória com método documental, concentrando-se na análise de dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, e na caracterização do ambiente da pesquisa, com destaque para o diagnóstico do sistema de transporte. As etapas do trabalho incluem a análise de dados, identificação de problemas, elaboração e aplicação de fórmulas, e, por fim, a análise dos resultados. Os principais aspectos analisados abrangem a lotação dos ônibus, cumprimento de horários e tempo de espera no ponto, considerados cruciais para o sistema. A pesquisa de campo revela uma satisfação geral dos usuários, mas aponta avaliações negativas para estes aspectos. As fórmulas desenvolvidas geram notas relativas a cumprimento de frota, viagens realizadas e cumprimento de horários, indicando que, embora os índices operacionais sejam satisfatórios, a percepção dos usuários difere. Recomenda-se a utilização dessas notas como indicadores-chave para revisão do modelo de remuneração da concessão. Em conclusão, destaca-se a importância de adaptar ferramentas da indústria para a gestão pública e ressalta que melhorias no transporte coletivo transcendem parâmetros mensuráveis, como o impacto para o comércio ao estimular as pessoas a se deslocarem pela cidade. A proposta visa harmonizar as demandas dos usuários com o modelo de concessão, promovendo uma gestão eficiente e sustentável do sistema.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação de molde de injeção por meio da eficiência global do equipamento (overall equipment effectiveness ou oee): estudo de caso em uma empresa de material de construção
    (2023-02-28) Henrique, Júlia Carolina de Souza; Pereira, Manuela Ramos; Balbinot, Mirela Ewald
    Este documento apresenta uma pesquisa realizada em uma empresa de material de construção do ramo plástico. O objetivo é avaliar o molde de injeção por meio do Eficiência Global do Equipamento (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). Essa pesquisa foi realizada devido ao resultado abaixo da meta do indicador OEE. Para a pesquisa foram analisados os resultados deste indicador e os motivos pelo qual o molde de injeção não estava em condições ideais de trabalho para que pudesse alcançar sua meta de eficiência. Através das melhorias realizadas na ferramenta, foi possível aumentar de 58% para 79%, alcançando sucesso na avaliação do molde.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Implantação de indicadores de desempenho de projetos por meio da ferramenta Business Intelligence (BI): estudo de caso em uma fabricante de blocos de motores e cabeçotes de Joinville
    (2022-12-13) Figura, Aline de Cassia; Souza, Andreia Figura de
    A gestão ágil tem sido largamente empregada em segmentos de negócio relacionados com a Tecnologia da Informação (TI). O acesso a informações de um modo amplo e eficaz é um diferencial em um ambiente em que os dados gerados por sistemas tradicionais, como ERPs, possuem uma elevada complexidade. No entanto, ferramentas que possuem uma dinâmica de informação rápida são usadas como apoio para uma tomada de decisão assertiva. A utilização de indicadores de desempenho pode ser muito útil no monitoramento e acompanhamento no processo de gestão de projetos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo implantar indicadores de desempenho de projeto por meio da ferramenta Business Intelligence em uma empresa fabricante de blocos de motores e cabeçotes de Joinville. A redução de 30% dos desvios de projeto mostra que a implantação da ferramenta BI reduziu as diferenças entre planejado e executado. Houve aumento significativo no indicador ROIC (Retorno sobre Capital Investido) de 8,3% em 2019 para 10,6% em 2021, evidenciando que a partir da implantação também houve melhora substancial nos indicadores de projetos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Proposta de modelo de governança de projetos: estudo de caso em uma empresa de saúde suplementar
    (2022-09) Zanotti, Vinicius Sell; Xavier, Victor Matheus; Santos, Matheus João; Neto, José Vilmar Koerich
    Na atual conjuntura de projetos adotados pelas empresas, a governança de projeto aparece como fator primordial para o sucesso do modelo. A empresa de saúde suplementar em questão localizada na cidade de Joinville - SC, tem adotado boas práticas de governança de projeto em sua administração. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de governança de projetos para a empresa de estudo. As informações foram coletadas através de diagnóstico dos modelos aplicados e captação de dados e informações. Posteriormente ambos foram analisados em comparação ao estudo das metodologias de mercado. Os resultados demonstraram ao fim um modelo de aprimoramento da proposta atual. Há maturidade considerável na estrutura da empresa, entretanto, com margem para melhorias significativas em especial referente a organograma do segmento de projetos, critérios de priorização e definição de papéis e responsabilidades.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Desenvolvimento de molde de injeção com duplicação de cavidades: estudo de caso em um fabricante de componentes elétricos em Jaraguá do Sul
    (2022-12-13) Fernandes, Leonardo; Dall'Agnol Alves Filho, Luiz Henrique; Cercal, Datini Luiza; Destro, Vinicius de Souza
    Com o passar dos anos, a indústria como um todo reinventa-se e busca a melhoria contínua de processos para obter uma alta produtividade, sem retrabalhos, desperdícios, boa qualidade e alta lucratividade. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um molde de injeção com duplicação de cavidades em um fabricante de componentes elétricos em Jaraguá do Sul. O molde anterior de 4 cavidades não supria mais a alta demanda do cliente. No novo molde foram adicionadas 4 cavidades, fazendo com que a ferramenta passasse a ter 8 cavidades, mantendo o tempo de ciclo. Foram obtidos redução no custo de fabricação das peças em 13%, representando uma redução anual de R$ 321.879,96. Payback em 6 meses, uma maior produtividade, reduzindo atrasos de entrega dos pedidos. Conclui-se que o método apresentado é eficaz e que o objetivo da proposta obteve sucesso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise do uso de práticas da agilidade enxuta no projeto de implantação de ferramenta de gestão de relacionamento com o consumidor
    (2021-12-07) Machado, Alex Costa
    Dentro do cenário atual de desenvolvimento de projetos, tem se observado uma crescente preocupação em como aumentar o valor gerado pelas entregas, para que o objetivo do projeto se potencialize e gere o maior impacto possível. Por esse prisma, estudos sobre agilidade e da gestão enxuta começam a levar em conta quais práticas podem gerar maior valor na entrega com uma melhor eficiência do trabalho, alinhamento entre times, visibilidade de entregas, experiência de usuário e entre vários outros aspectos. Visto que dentro dessas metodologias ainda se tem opiniões diversas sobre a eficácia do seu uso, aqui pode-se observar análises sobre um caso de uso dessas práticas e obter conclusões de quais benefícios podem ser gerados na implementação de métodos derivados da filosofia enxuta e da agilidade. Os principais quesitos observados foram sobre a satisfação do usuário, tempo de manutenção, taxa de assertividade na taxa de entrega, prolongamento dos ciclos de trabalho e alteração de escopo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Otimização de processos comerciais por intermédio da ferramenta escritório enxuto: estudo de caso em uma empresa em cobrança de indenizações de seguros e benefícios
    (2021-12-13) Silva, Carolina Piacentini Gonçalves da; Rodrigues, Ricardo Gabriel Navarro
    Este estudo foi baseado na Metodologia Enxuta, originalmente criado por Taiichi Ohno, essa mentalidade se denomina “Sistema Toyota de Produção”. Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas vêm buscando cada vez mais se preocupar em melhorar os serviços prestados, assim criando-se uma vertente desta metodologia no setor administrativo, conhecido como escritório enxuto. Esta pesquisa tem por objetivo otimizar os processos comerciais em uma empresa em cobrança de indenizações de seguros e benefícios apoiando-se na mentalidade de Taiichi Ohno. A metodologia da pesquisa foi de carácter exploratório, obtendo dados qualitativos e quantitativos. O presente estudo de caso concluiu após análise a falta de indicadores, e sugeriu a implementação do uso do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) na sua rotina comercial como uma possível melhoria. Ao final da pesquisa, a organização verificou um aumento de 18% no número de fechamento de novos contratos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de dispositivo que possibilita aos deficientes físicos de membro superior o uso de bicicleta.
    (2021-12-07) Quadros, Douglas Vagner Cruz de; Godoy, Christopher Paul
    Atualmente muito tem se falado sobre inclusão social, mobilidade e segurança de pessoas com deficiência física. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo entender as principais dificuldades que as pessoas deficientes encontram em se locomover por meio da bicicleta, pois devido a deficiência do membro superior, seja mão, antebraço ou braço, isso traz consigo a dificuldade no equilíbrio, a transferência da força gravitacional durante as frenagens e até mesmo o cansaço após um passeio mais longo. Com base nisso, o presente artigo tem por objetivo a criação de um dispositivo que possa satisfazer essa necessidade, possibilite um melhor conforto durante o passeio e mais seguro, para isso será apresentado os dispositivos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação de desempenho na engenharia de aplicação: estudo de caso em uma empresa de automação de engenharias
    (2021-12-13) Hining, Vinícius Becker; Bankhardt, Carlos Eduardo
    As empresas de soluções tecnológicas precisam atender as necessidades surgidas com a Quarta Revolução Industrial. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho na engenharia de aplicação de uma empresa de automação de engenharias 4.0. Na empresa objeto há a necessidade de identificar o desempenho de suas equipes, pois atualmente não é medida de forma eficiente. Para avaliar este desempenho da equipe foram utilizados os indicadores de desempenho “no meio do funil”, Receita no Meio do Funil (RMOF), Tempo do Meio do Funil (TMOF) e Custo no Meio do Funil (CMOF), que são capazes de analisar pontos específicos para a área de engenharia de aplicações. Foram encontrados pontos positivos e oportunidades de melhoria na equipe escolhida que, todavia, não eram visualizados pela gerência. A implementação dos indicadores pode melhorar a gestão da área e da equipe, possibilitando o aumento nos resultados da empresa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação e seleção de uma solução sistêmica para o planejamento e controle de produção: estudo de caso em uma ferramentaria de joinville
    (2021-12-06) Lussoli, Gabriela; Pavanello, Cleugeane lourenço
    Este estudo consistiu em avaliar e selecionar uma solução sistêmica para o planejamento e controle de produção de uma ferramentaria de Joinville. Com o aumento da complexidade dos sistemas produtivos, os sistemas de gestões integradas (Enterprise Resource Planning – ERP) apresentam sérias limitações no que visa atender especificamente ao chão de fábrica, levando os planejadores a utilizarem planilhas no Microsoft® Excel para planejamentos e controles produtivos, tornando o sistema ineficiente. Em virtude dessa limitação do sistema ERP, surgem então os sistemas de Planejamento Avançado e Programação (Advanced Planning and Scheduling - APS), com o objetivo de apoiar atomada de decisão nos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional, como também, considerar todas as restrições existentes no processo. Diante disso, foram realizadas visitas na empresa em estudo a fim de conhecer e analisar o processo produtivo de fabricação e sequenciamento. Na realização deste estudo, foram utilizados os dados fornecidos pela empresa, observações na produção, brainstorming com os funcionários e o gerente da produção. Tais métodos auxiliaram na identificação dos principais problemas vivenciados pela mesma. Para selecionar a melhor opção, foi realizado um levantamento de algumas informações sobre as características de cada um dos sistemas, as funcionalidades básicas, os módulos e os tipos de relatórios gerenciais. Com as informações necessárias foi possível elaborar uma matriz utilizando o método de Análise Hierárquica (AHP), com isso foram definidos os critérios para comparação. A partir destes critérios a metodologia AHP indicou a melhor opção para a empresa foco desta pesquisa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Redução do tempo de usinagem por meio de aplicação de ferramentas especiais no processo de produção do implante modelo HE hexágono externo: estudo de caso em uma empresa do segmento odontológico.
    (2021-12-06) Silva, Daniel dos Passos
    Neste presente artigo, viu-se a necessidade de reduzir o custo com as ferramentas utilizada para a produção de implantes em uma empresa do segmento odontológico. O estudo em si levantou a ideia de observar a performance das ferramentas utilizadas no processo de furação e rosca dos implantes, pois as ferramentas vinham elevando o custo com sua aquisição por ser utilizada na fabricação de um produto que utiliza um material de alta dureza, resultando numa quebra de ferramenta constante e consequentemente sua troca. Tendo claro esse acontecimento foi permitido executar esse estudo de caso para trazer melhoria no custo do processo, realizando análises com outros fornecedores para observar o melhor desempenho entre eles e realizar a melhoria no processo. A empresa que foi base desse estudo, fica localizada dentro do Parque industrial Perini, em Joinville/SC, pertencendo ao grupo FGM Dental Group, que ata no mercado odontológico mais de 25 anos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise ergonômica no processo de quebra de canal em uma fundição por meio do método owas
    (2021-12) Santos, Lucas Bechelli; Tamazzia, Luis Fernando
    Atualmente a qualidade de vida tem se tornado um fator determinante na escolha de uma empresa para se trabalhar. Sendo assim, no ramo de fundição e principalmente no processo de quebra de canal, são necessárias intervenções para melhorias ergonômicas e de segurança. Com base nisso, o presente artigo teve como objetivo analisar as posturas ergonômicas no processo de quebra de canal em uma fundição. Para realizar a avaliação utilizou-se do método OWAS, que se baseia na observação, registro e classificação de posturas. A ferramenta avalia combinações das posições de dorso, braço, pernas e o fator de carga, podendo ser classificado em até 72 posturas tipicamente adotadas em uma indústria pesada. Após a aplicação do método OWAS no processo de quebra de canal, foi possível avaliar 234 posturas ergonômicas de trabalho, sendo que 40% dessas posturas devem receber intervenção imediata ou a curto prazo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Proposta de um novo processo de produção em uma linha de papéis Tissue, com foco na nacionalização de componentes, redução de custos e lead time
    (2021-12-07) Pinheiro, Ana Paula
    O presente trabalho tem por objetivo propor um novo processo de produção em uma linha de papéis Tissue, com vistas na nacionalização de componentes, redução de custos e lead time. Tais necessidades foram sinalizadas após os constantes aumentos de lead time e reajustes de preços dos materiais de origem importada. O trabalho foi realizado em uma empresa especializada no desenvolvimento de máquinas para conversão e empacotamento de rolos e dobrados de Tissue, situada na região Norte de Joinville/SC e apoia-se nas metodologias de Mapeamento de Fluxo de Valor e no Método de Análise e Solução de Problemas. Através da aplicação dos métodos supracitados, foi possível identificar as perdas presentes no processo e eliminá-las. Desta forma, obteve-se ganhos consideráveis com relação ao prazo de entrega, que foi atualizado para 18 dias, e um potencial de saving de 64% para cada item, referente ao período analisado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise de viabilidade para implantação do RFID na gestão de estoques: estudo de caso em uma empresa de eletroeletrônicos
    (2021-12-07) Batista, Diermes Fiorini
    Controlar estoques em uma empresa com uma grande diversidade de produtos e que expede milhares destes por dia, é uma grande dificuldade. Diversos processos precisam estar alinhados para garantir a acuracidade dos estoques, o que é bem complexo para grandes empresas. O presente estudo apresenta um estudo de caso baseado na análise de viabilidade para implantação do RFID na gestão de estoques. A metodologia utilizada é pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa, qualitativa e interpretativa, com coleta de dados primários da empresa, para propor a melhor escolha na implantação do sistema. A pesquisa abordou as dificuldades, vantagens, e custos para a implantação do sistema de radiofrequência RFID, visando inserir excelência nos processos de gerenciamento de estoques em uma empresa de produtos eletroeletrônicos sediada em Joinville, a qual utiliza-se o sistema de armazenagem por drive-in na organização de seus estoques. Concluiu-se que por meio de portais com RFID e instalações de antena de radiofrequência em empilhadeiras, é possível obter um controle maior dos produtos acabados dentro da empresa, e obter um ganho de 91% em produtividade de tempo e controle de estoques.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Melhoria de uma sistemática de previsão de demanda suportada por sistema de apoio à decisão
    (2021-11-09) Provesi, Jessica Albanas; Silva, Jeila Kézia da
    A previsão de demanda vem sendo cada vez mais utilizada no âmbito empresarial, já que se tem uma grande importância para o planejamento estratégico, tendo como objetivo se manter ativo e competitivo no mercado. O aumento dos níveis de competitividade faz com que as empresas sejam mais assertivas quanto à tomada de decisão. O desafio é prever com a maior precisão possível a quantidade necessária para suprir as necessidades de materiais durante um ano sem comprometer o teto orçamentário. Este trabalho tem como proposta utilização de um SAD composto por ferramentas de análise para auxiliar a tomada de decisão para compra de materiais da manutenção, onde foi selecionado um modelo de amortecedor industrial para impacto e entre 32 modelos utilizados pela empresa, a seleção foi realizada após aplicação da curva ABC para seleção do modelo com maior representatividade no consumo e por consequência no orçamento. Para esse fim foram analisados dados históricos de compra de amortecedores industriais, dos anos de 2019, 2020 e 2021 de uma empresa localizada em Pomerode/SC, especializada na fabricação de componentes automotivos com o propósito de validar a implantação do modelo proposto. O modelo apresentado pode ser empregado de maneira assertiva e menos trabalhosa na empresa estudada, após aplicação do modelo foi possível verificar uma redução na previsão de consumo de aproximadamente 33% em relação ao método que a empresa utiliza. Desta forma é possível concluir que o SAD tem uma importância significativa no processo de decisão, sendo muito útil na sistemática de previsão de demanda.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise do processo de montagem dos barramentos blindados visando reduzir atrasos nas entregas ao cliente
    (2021-12-06) Medeiros, Altair Roque de
    Aplicação do Ciclo PDCA, que é um método de melhoria contínua, que significa planejar, executar, verificar e agir, e ferramentas que auxiliam no processo de gestão como diagrama de Ishikawa. Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo de montagem de barramentos blindados de fases segregadas, visando reduzir os atrasos nas entregas desses itens aos clientes. O cenário atual exige das empresas produtos com qualidade, preços e prazos competitivos, cabendo às organizações buscar as melhores formas para padronizar os seus processos produtivos, desta forma elas vem adotando ferramentas que auxiliam no processo de gestão, visto que pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa e traz muitos benefícios, como redução de atraso nas entregas. A aplicação das ferramentas da qualidade é importante e eficaz para identificar, analisar e corrigir os problemas nas organizações, com o uso destes recursos é possível visualizar onde se devem aplicar as ferramentas e as mudanças necessárias para conseguir a padronização e melhoria dos processos para obter o resultado esperado, desta forma conseguimos minimizar os atrasos e atender as expectativas do Cliente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ações para reduzir não conformidades em um processo de produção de portas de refrigeradores com o auxílio de um relatório A3
    (2021-12-06) Viana, Camila Emanoelle
    A empresa Toyota surgiu com um novo conceito de qualidade, no qual foi desenvolvido o sistema lean, que tem como sua principal característica a busca de melhoria contínua. Um modelo industrial que segue esta metodologia está sempre em busca de novas ideias é o pensamento A3 pode ser voltado para planejamentos ou estratégia, para mostrar status de uma atividade ou processo e pode ser aplicado para resolução de problemas, sendo o foco do estudo para a resolução de problemas. Partindo desse conceito, este trabalho tem como objetivo propor ações para reduzir não conformidades em um processo de produção de portas de refrigeradores, através de um modelo chamado Metodologia A3. Para alcançar o objetivo proposto fez-se necessário ter conhecimento de outras ferramentas da qualidade para poder desenvolver o Relatório A3 e assim propor ações, fundamentadas na teoria existente sobre o tema, que reduzissem o problema de não conformidades nos processos de portas. Não foi possível aplicar todas as ações na área estudada devido ao tempo do trabalho porém a medida que as ações são implantadas pose-se perceber a melhoria da qualidade na área de portas em relação a sucatas. Para se ter melhores resultados é de suma importância que a metodologia A3 esteja incorporada na cultura da empresa fazendo com que todos os colaboradores se capacitem na solução de problemas e na busca da melhoria contínua. A pesquisa foi realizada em uma indústria de eletrodomésticos da linha branca, na área de injeção PU, em portas.