Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 37
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso da laserterapia no tratamento da paralisia de bell: uma revisão integrativa
    (2023-12) BOTTEGA, Anna Andreza; OBERBECK, Karine Michelle dos Santos; SILVA, Letícia Raquel
    Objetivo: Neste estudo de revisão integrativa, foi avaliado o uso da laserterapia como tratamento na Paralisia de Bell (PB). Métodos: A busca foi conduzida em bases de dados, incluindo Pubmed, Biblioteca Virtual de Saúde e PEDro, resultando em um total de 150 artigos. Após a aplicação de critérios de inclusão, três artigos foram selecionados para análise. Resultados: Os resultados da revisão mostram que a laserterapia demonstrou eficácia como recurso fisioterapêutico no tratamento da PB, resultando também em melhorias significativas na duração do tratamento. Conclusão: Portanto, o presente estudo concluiu que a laserterapia é um recurso eficaz associado à outras intervenções no tratamento da Paralisia de Bell, além de indicar também melhorias significativas no tempo de duração do tratamento.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Drenagem Linfática Manual em mulheres mastectomizadas que apresentam linfedema
    (2023-12) OLIVEIRA, Thamires Cristine Santos de
    Introdução: A Drenagem Linfática Manual é definida como um conjunto de manobras utilizadas para drenar o acúmulo de líquido intersticial. Objetivo: Revisar na literatura os benefícios da técnica de Drenagem Linfática Manual realizada nas mulheres que realizaram mastectomia e que apresentam linfedema. Método: Trata-se de um revisão integrativa que aborda a temática Drenagem linfática manual em mulheres mastectomizadas. Foram selecionadas as bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PEDro e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line) via PubMed. A estratégia de busca incluirá os descritores propostos no Medical Subject Headings (MeSH) e palavras - chave: “drenagem linfática manual” e “mastectomia” e “linfedema”. Resultados: A amostra final foi constituída por = 12 artigos, incluídos de acordo com os critérios de identificação/seleção, elegibilidade/exclusão e inclusão adotados, sendo a amostragem por base de dados: BVS (n=6), PEDro (n=2) e PubMed (n=4). A principal linha de pesquisa investigada nessa temática abordou os benefícios da terapia de Drenagem Linfática Manual para tratar linfedema em membros superiores. Conclusão: A principal linha de pesquisa explorada nesta temática concentrou-se nos benefícios da terapia de Drenagem Linfática Manual para o tratamento do linfedema em membros superiores. Este estudo integrativo destaca uma associação robusta entre a presença de linfedema em mulheres submetidas à mastectomia. A análise crítica da literatura revelou que a Drenagem Linfática Manual, quando executada com maestria, demonstra eficácia na redução do edema em membros superiores. Contudo, para alcançar o efeito desejado, são imprescindíveis estudos mais aprofundados visando à padronização da mensuração do edema e à determinação da quantidade e frequência necessárias de sessões de drenagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia dos exercícios domiciliares em idosos acometidos por osteoartrite de joelho
    (2023-12) BRAGA, Felipe César Coutinho
    Esse estudo tem como objetivo avaliar qual a eficácia dos exercícios domiciliares em pessoas idosas acometidas por osteoartrite de joelho e verificar a eficácia de diferentes métodos de exercícios domiciliares e qual seu impacto na qualidade de vida em idosos com osteoartrite de joelho. Foram analisados 3 estudos que trouxeram suas particularidades, porém, ambos são exercícios domiciliares. Dentro de cada estudo foram usados diversos métodos avaliativos para diferentes vertentes como, função física, dor e rigidez. Um deles trouxe um livro de exercícios para seguir, o segundo estudo trabalhou também exercícios básicos de fortalecimento e propriocepção e o terceiro trouxe um protocolo asiatico de movimentações animais (WQX). Ambos trouxeram melhora significativa em seus respectivos grupos de intervenção (GI) quando comparado com o grupo de controle (GC) avaliando no início e no final da intervenção. Concluímos que com a devida instrução multidisciplinar acompanhada de uma dessas intervenções, é possível obter melhora em todos os aspectos avaliados e citados. são necessários novos estudos para que possamos intervir de maneira cada vez mais eficaz dentro dessa patologia que acomete grande parte da população nacional e mundial.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Atuação fisioterapêutica no manejo de pacientes oncológicos em cuidados paliativas no Brasil: revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) GOMES, Valéria Bruna Gonçalves de Alcântara
    Este estudo tem como propósito identificar métodos e técnicas paliativas empregados por fisioterapeutas na oncologia, embasando-se em evidências científicas para a eficácia no processo de reabilitação e controle de sintomas desconfortantes, especialmente a dor, em pacientes durante o tratamento oncológico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da intervenção ergonômica e alongamentos em trabalhadores de escritório com distúrbios osteomusculares: uma revisão da literatura
    (2023-12) VICENTE, Andrio Vinicius Rocha; LORENZATTO, Milena; FERREIRA, Karen Cristhina
    A postura pode ser definida como o posicionamento do corpo em relação a algo. O local de trabalho oferece diversos fatores de risco que podem provocar a manifestação ou agravamento de distúrbios osteomusculares, que podem ou não afetar a qualidade de vida dos funcionários. Tendo em vista que a postura sentada é uma das mais utilizadas no ambiente de trabalho em escritório e resulta em diversas alterações osteomusculares, o presente estudo teve como objetivo apresentar os resultados de uma revisão de estudo sobre os benefícios da adequação da postura durante a realização de atividades de escritório. Foram selecionados para a análise sete estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão. Consideramos os resultados das intervenções ergonômicas satisfatórios para a promoção da qualidade de vida ao trabalhador de escritório nos estudos revisados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A contribuição da fisioterapia na intervenção de crianças com transtorno do espectro autista
    (2023-11) AMARAL,, Rodrigo Marques do; SANTOS,, Bruno Hori dos
    INTRODUÇÃO: O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado como um transtorno global do neuro desenvolvimento é um distúrbio complexo e geneticamente heterogêneo, sua etiologia ainda é desconhecida, apresenta como características principais deficits persistente na comunicação e interação social, bem como padrões restritos e repetitivos no comportamento. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo mostrar a importância e os benefícios da Fisioterapia no cuidado e tratamento da criança com transtorno do espectro autista. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão de literatura narrativa, onde foram incluídos artigos científicos disponíveis nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico e publicados no período de 2011 a 2023, nos idiomas português e inglês, usando os seguintes descritores: "autismo", "fisioterapia" e "intervenção". Após o levantamento dos dados, os artigos foram lidos e enquadrados ou não conforme os critérios de inclusão. RESULTADOS: A fisioterapia promove diversos benefícios no tratamento de crianças com diagnóstico de TEA, visto que melhora de formal geral o desenvolvimento e potencializa suas habilidades sociais, cognitivas, motoras e coordenação, minimizando os prejuízos gerados pelo transtorno. CONCLUSÃO: A fisioterapia é de suma importância no tratamento do autismo, independentemente do nível de gravidade e da idade do paciente contribui para maior autonomia e independência promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeito do uso da bandagem elástica funcional no pós-operatório de cirurgias plásticas em mulheres: uma revisão bibliográfica narrativa
    (2023-12) BARBOSA, Alves Caroline
    As realizações de cirurgias plásticas são desejadas e realizadas todos os dias com mais frequência. O objetivo do trabalho é trazer a importância da Bandagem Elástica no processo de reabilitação dos tecidos cicatriciais e funcionalidade do paciente submetido a cirurgias plásticas. Têm-se como objetivos específicos: descrever sobre a cirurgia plástica; apresentar aporte bibliográfico acerca do procedimento pós-operatório; descrever sobre um dos recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia dermatofuncional, a Bandagem Elástica. Metodologicamente, utilizou-se de uma revisão bibliográfica narrativa. Concluiu-se que, a fisioterapeuta na atuação de pós operatório de cirurgias plásticas objetiva promover restabelecer a saúde e a qualidade de vida ao usuário, melhorando a sua funcionalidade; a Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade que atua na restauração, desenvolvimento e conservação da capacidade físico-estético-funcional; e, as bandagens como recurso terapêutico em cirurgias plásticas, existem duas maneiras: Bandagem Elástica: compressiva e Linfática, o primeiro visa reduzir o espaço morto ocasionado pelo trauma cirúrgico como aproximar e/ou conter o tecido, prevenindo complicações posteriores, e a Bandagem Elástica linfática organiza o fluxo e potencializa a reabsorção da linfa pelo sistema, possibilitando que toda região operada passe a ser contida de maneira eficaz e ganhe um incremento na aceleração da cicatrização.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da hidroterapia associada à psicomotricidade em crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista - uma revisão integrativa
    (2023-06-14) Hellmann Polli, Alessandra; Lorenzini, João Henrique; Da Silva, Renata; Andrade da Maia, Vitória
    O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, interação social e padrões de comportamento repetitivos e restritos. A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que utiliza os recursos físicos da água para promover benefícios ao paciente. O meio aquático relacionado com a psicomotricidade proporciona ao autista a compreensão da interação e percepção do ambiente relacionada ao desenvolvimento interno de cada indivíduo, aprimorando habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Devido a alta do assunto e a escassez de literatura sobre o tema, o presente estudo tem como objetivo reunir e analisar evidências atuais, com intuito de demonstrar a importância da intervenção fisioterapêutica aquática associada à psicomotricidade em pacientes autistas. Após exclusão por falta de adequação ao trabalho proposto, foram incluídos sete estudos nesta revisão onde foram utilizados métodos de intervenção hidroterápicos para o tratamento de crianças autistas. Os artigos apresentaram que a hidroterapia é capaz de promover a melhora dos aspectos psicomotores de crianças com TEA. Por fim, concluímos que esse recurso é de suma importância para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos, porém as abordagens merecem maiores investigações com o objetivo de proporcionar a evolução do conhecimento sobre essa prática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Benefícios da terapia robótica na reabilitação funcional após acidente vascular cerebral: uma revisão integrativa
    (2023-06-14) LEICHSENRING, ANA CAROLINA REINERT; SOUSA, LORENA DAYANE DE ARAÚJO; COSTA, LUIZ GUSTAVO; FERREIRA, RAQUEL MELISSA CAMPOS
    O AVC apresenta alto índice de morbimortalidade mundial, e se caracteriza por um episódio de interrupção súbita do fluxo sanguíneo no cérebro. Pode ocorrer de forma isquêmica ou hemorrágica, podendo ocasionar déficit neurológico, motor, sensorial e cognitivo. Devido a alta incidência da doença e as sequelas subsequentes, partindo da crescente era tecnológica em que estamos inseridos, esta revisão tem como objetivo reunir evidências atuais dos benefícios do uso de dispositivos robóticos como recursos adicionais à fisioterapia convencional na reabilitação do paciente após AVC. Sendo assim, após o processo para seleção de artigos, foram selecionados oito estudos, com diferentes modelos de dispositivos robóticos, sendo dois destes voltados para reabilitação de MMSS, e os outros seis para reabilitação de MMII relacionados à deambulação. Um efeito comum aos participantes dos treinamentos assistidos por robôs foi a boa tolerância e aceitação que promoveram a motivação. Além disso, a capacidade de proporcionar terapia de alta intensidade sem sobrecarregar o fisioterapeuta e sem substituí-lo, suporta fortemente a evolução das terapias de reabilitação assistida em favor do paciente e do profissional da fisioterapia, com benefícios que agregam valor nos resultados finais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Evidências de técnicas fisioterapêuticas na dessensibilização da síndrome do membro fantasma: revisão de literatura.
    (2023-06-13) Veenstra, Emeline; Martinenghi, Melyssa
    A amputação é uma mutilação ao corpo humano que se descreve pela retirada total ou parcial de um membro, podendo ser a mesma de forma cirúrgica ou traumática súbita. Como consequência da amputação, a síndrome do membro fantasma ocorre em até 80% dos casos. Esta síndrome pode apresentar-se de forma dolorosa ou sensitiva no membro acometido. Devido ao grande número de afetados com esta síndrome o atual estudo busca exibir as principais técnicas fisioterapêuticas utilizadas para o diminuir os sintomas da síndrome do membro fantasma, visando a importância de cuidados e tratamentos para a melhora da qualidade de vida diária. Nesta revisão foram incluídos oito artigos, onde apresentavam técnicas fisioterapêuticas para alívio da sensação e dor do membro fantasma. Tiveram como critérios de inclusão/exclusão estudos randomizados, ano de publicação superior a 2016 e pacientes amputados com idade superior a 18 anos. As principais técnicas encontradas foram: terapia do espelho, tele-tratamento, TENS, terapia tátil, terapia convencional, imagens motoras graduadas e estimulação transcraniana por corrente contínua. Diante os resultados obtidos nos artigos, observamos que a terapia do espelho é a técnica mais estudada, pois apresenta resultados significativos na dessensibilização da síndrome e também devido a facilidade de execução e ter baixo custo de investimento, estudos ainda evidenciam que outras técnicas se fazem positivas, onde associados com a terapia do espelho se mostram mais eficaz. Sugerimos novos estudos com separação de gênero e idade mais detalhados, além de outras técnicas fisioterápicas para diminuição da síndrome do membro fantasma.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso da eletroterapia no pós operatório de reconstrução do ligamento cruzado anterior - uma revisão de literatura.
    (2023-06-13) Pinheiro, Bárbara
    A lesão do LCA é uma das lesões que mais acometem atletas de nível profissional e amador. Em casos de lesões graves, faz-se necessário a realização de cirurgia para enxerto e/ou reconstrução do ligamento rompido. Sabe-se que, atualmente, o retorno do paciente ao esporte e/ou as atividades diárias em menor tempo é de extrema importância. Visto essas informações, a utilização da eletroterapia vem sendo comumente utilizada para que esse retorno do paciente ocorra em menor tempo. Com isso, o objetivo do presente estudo foi buscar analisar os artigos científicos, nos quais a eletroterapia é utilizada nos diferentes programas fisioterapêuticos, visando a reabilitação de forma acelerada dos pacientes que sofreram lesões de LCA. Esta revisão foi realizada por meio de consulta dos indexadores de pesquisas de artigos disponíveis nas bases de dados eletrônicos como PubMed, Scielo e Google acadêmico. Foram selecionados o total de nove artigos, que demonstraram em sua grande maioria resultados positivos para a utilização da eletroterapia nas lesões de LCA. Constatou-se que a utilização destes equipamentos, aceleram o P.O, diminuindo o edema, aumentando a força muscular, a resposta neuromuscular, a amplitude de movimento e diminui as dores que a cirurgia causa. Os estudos apontaram então, que a eletroterapia faz-se importante na reabilitação do paciente de LCA, pois, acelera o seu processo de cura, e associado com as terapias já conhecidas, diminui a chance de novas lesões no joelho. Palavras-chave: Fisioterapia. Ligamento cruzado anterior. Reabilitação. Eletroterapia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevenção de lesão dos músculos isquiotibiais atletas de futebol
    (2022-12-20) França, Victor; Silva, Raissa; Franco, Gabrielli
    O futebol se caracteriza pelo intenso contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos como aceleração, desaceleração e mudanças abruptas de direção. Por se tratar de uma modalidade em que os membros inferiores são utilizados a todo momento para alcançar a bola e chutar, as lesões musculoesqueléticas são frequentes, principalmente nos isquiotibiais. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão literária por meio de artigos científicos a respeito da prevenção de lesões musculares, como foco nos isquiotibiais, em atletas de futebol de campo. Foi realizado um estudo de revisão de literatura de artigos publicados de janeiro de 2012 a janeiro de 2022 nas bases de dados eletrônicas Scientific Electronic Library Online (Scielo) e National Library of Medicine (Pubmed), nos idiomas português e inglês. Foram selecionados 10 artigos que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos na metodologia. De acordo com os autores incluídos do presente estudo, foi possível concluir que a principal modalidade para prevenir tais lesões são os exercícios nórdicos. Contudo, os exercícios de fortalecimento de membros inferiores levando em conta o grau de força individual dos isquiotibiais também apresenta resultados satisfatórios na prevenção das lesões desse grupo muscular.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A influência da reabilitação baseada em exercícios no tratamento da asma no público infantojuvenil: uma revisão da literatura
    (2022-12-20) Santos, Felipe Leonardo; Senn, Geovana; Castagnoli, Leonardo Machado
    A asma é uma patologia de origem inflamatória crônica com alta prevalência na infância. Devido a escassez de literatura, vimos a importância da disseminação da informação sobre a qualidade de vida dos pacientes portadores de asma no público infantojuvenil, com influência da reabilitação fisioterapêutica. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e reunir atuais evidências, a fim de apresentar as intervenções baseadas em exercícios com maior eficácia na literatura atual para o tratamento fisioterapêutico da asma em crianças e adolescentes. Foram incluídos seis estudos após exclusão por falta de adequações ao estudo proposto, cada um suas próprias intervenções para tratamento de indivíduos em estágios diferentes da asma. Há uma ampla diversidade de técnicas a serem utilizadas no tratamento da asma encontrados neste estudo entre eles: exercício aeróbico, exercício resistido, treino de alta intensidade intervalado, estimulação elétrica neuromuscular, ventilação mecânica não invasiva, treinamento muscular inspiratório, sugerimos maiores pesquisas a fim de reforçar a utilização de cada técnica e a que grupo se destina.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do fisioterapeuta junto a equipe multidisciplinar nos cuidados paliativos em pacientes de unidade de terapia intensiva (UTI)
    (2022-12-09) SCHOLEMBERG, Bruna
    RESUMO Introdução: Cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivo a melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. Fazem-se necessários a partir do momento em que esgotam-se todas as possibilidades terapêuticas a pacientes com doenças progressivas e irreversíveis, onde o mais importante são os aspectos psicossociais e espirituais e o alívio da dor e do sofrimento da pessoa doente e de sua família. Estando diretamente relacionado ao trabalho realizado por equipe multiprofissional de forma harmônica e convergente, onde o diálogo entre equipes esteja presente, evidenciando que o foco da atenção não é a doença a ser curada ou controlada, mas o doente, visto como um ser único, ativo, com direito a informação e a autonomia plena para as tomadas de decisões a respeito de seu tratamento. Desta forma, a fisioterapia apresenta um conjunto de recursos terapêuticos que integram os cuidados paliativos, atuando na melhora da sintomatologia e da qualidade de vida do paciente. Objetivo: Tem como objetivo mostrar de forma qualitativa a importância do fisioterapeuta intensivista inserido em uma equipe multidisciplinar dentro da unidade de terapia intensiva quando tratado do assunto cuidados paliativos. Tendo como principal objetivo, buscar o bem estar físico e mental do seu paciente com base nos seus desejos finitos de vida dentro das condutas da fisioterapia. Metodologia: Este estudo de caráter teórico, reuniu conteúdos com o embasamento bibliográfico para obtenção dos resultados, pesquisas nas bases de dados das seguintes plataformas: Google Acadêmico, Scielo e PubMed. Os critérios de inclusão foram os trabalhos científicos nos idiomas Português e Inglês publicados entre os anos de 2013 a 2022 e como critérios de exclusão, trabalhos publicados fora do período definido, em outros idiomas e trabalhos que não se enquadram no tema proposto. Resultados: Diante da pesquisa foram observados pontos positivos em relação ao tratamento e atuação fisioterapêutica nos pacientes que se encontravam em cuidados paliativos, levando conforto ventilatório, segurança do local onde estava inserido pela situação de saúde e alívio psicológico em poder contar com o profissional para realizar suas vontades e cuidados. Discussão: O engajamento da equipe para que seja um trabalho de união e continuidade para o paciente foram pontos de unanimidade nos artigos escolhidos, a falha de comunicação dos profissionais ali inseridos e a falta de autonomia nas tomadas de decisões, uma vez que o plano terapêutico vem pronto e decidido pelo médico. Diante das pesquisas também foram vistos pontos positivos em relação ao tratamento e a atuação fisioterapêutica nos pacientes que encontravam-se em cuidados paliativos. Sendo exposto também a falta de trabalhos que fundamentem a prática do fisioterapeuta junto aos pacientes em fase terminal de suas doenças, abordado como problemática para a aplicação de técnicas seguras e eficazes ao paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Terapia laser de baixa intensidade no reparo teci-dual e cicatrização do pé diabético
    (2022) Alves, Daniel; Cruz, Gabriel
    Introdução: Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica caracteriza-da por hiperglicemia acompanhada de várias complicações, uma das quais é a ulceração do pé diabético, no qual se não tratada corretamente pode gerar grandes agravos como amputações de membros inferiores e até mesmo re-amputações. O papel da Fisioterapia no Diabetes, tem o objetivo de minimi-zar e evitar suas complicações, com o auxílio de tratamentos eletroterapêuti-cos, dentre os quais o Laser se destaca por promover um processo regenera-tivo de qualidade. Objetivo: Analisar a produção científica sobre a eficácia da laserterapia em úlceras do pé diabético.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento do aplicativo saúde D'ela para mulheres com incontinência urinária (IU).
    (2022) Ciconeti, Ana Carolina; dos Santos, Jeinyfer; Kleinschmidt, Sandra Aparecida Jorge
    Segundo a International Continence Society (ICS), a incontinência urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina e pode trazer várias consequências negativas a qualidade de vida das mulheres, sendo a primeira delas, a vergonha de falar sobre o assunto. O presente estudo tem como objetivo: Desenvolver ferramenta tecnológica através de aplicativo para mulheres, com tema voltado para Incontinência Urinária (IU). Métodos: Desenvolvimento de aplicativo para mulheres de todo o Brasil, acima de dezoito anos. Execução dos métodos: O aplicativo será desenvolvido pelas acadêmicas, constituído em quatro etapas e contendo conteúdos que envolvam o tema, questionários, diário miccional, dicas de autoconhecimento, conteúdos para esclarecimentos de dúvidas ao público alvo, indicação de profissional da cidade de Jaraguá do Sul capacitado na área da Fisioterapia Pélvica, além de entretenimento. Resultados: O App Saúde D’ela quando comparado com outros aplicativos semelhantes encontrados na literatura, apresenta conteúdos diferenciados principalmente nos quesitos de conhecimento, funcionalidade, praticidade, além de alerta da realização de exercícios em casa sem orientação de um profissional capacitado na área. Esse aplicativo tem muita utilidade para as mulheres que enfrentam principalmente a Incontinência Urinária e passam por esse desconforto que afetam boa parte da população feminina. Conclusão: Concluiu-se que o App Saúde D’ela se torna uma importante ferramenta especialmente para a Avaliação Fisioterapêutica que foi desenvolvida para criar uma ponte entre a paciente que está no conforto de sua casa e o profissional da área. Palavras-chave: Incontinência Urinária Feminina. Saúde da Mulher. Conteúdo Digital. Aplicativo.
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) - uma revisão bibliográfica
    (2022) Lewandowski, Maria Rosana; Pianezzer, Barbara Caroline
    A UTI neonatal (UTIN) é um ambiente complexo e tecnológico. Seus pacientes em sua grande maioria são compostos de recém-nascidos prematuros, fazendo parte também, recém-nascidos com malformações, hipóxia, problemas respiratórios. Para auxílio na sobrevida destes pacientes tem-se uma equipe multiprofissional capacitada. A fisioterapia participa dessa equipe multiprofissional, gerando benefícios tanto na parte respiratória como na parte motora. Diversas são as condutas e manobras respiratórias que auxiliam os recém-nascidos na remoção de secreções como também na reexpansão pulmonar e melhora na sua função. A fisioterapia motora conta com técnicas que variam de estímulos (tátil, vestibular, ocular, auditivo) como também na adequação e melhora postural, onde desta forma prevenir sequelas e perdas de funções.
  • Monografia Acesso aberto
    Intervenções fisioterapêuticas na dispareunia em mulheres após o parto vaginal: uma revisão bibliográfica
    (2022) Soares Bueno, Caroline Thuany; Eller, Jéssica Cristina; Schwaab, Letícia Miranda; Treffeli, Sthefany
    Introdução: A dispareunia é a dor genital que pode ocorrer antes, durante ou após a relação sexual com penetração. Esta disfunção sexual está comumente relacionada com a gravidez e principalmente com o pós-parto, seja por via vaginal ou cesárea. No Brasil, de acordo com pesquisa do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, observou-se que 51% das mulheres brasileiras referem alguma disfunção sexual no puerpério. O parto vaginal afeta negativamente a musculatura pélvica feminina, sendo assim um dos maiores fatores para a causa de disfunções sexuais. A fisioterapia pélvica proporciona melhora da saúde sexual, maior autoconsciência, autoconfiança, melhora da imagem corporal e diminuição da ansiedade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo, identificar os métodos fisioterapêuticos mais utilizados no tratamento da dispareunia no pós-parto vaginal e qual técnica se mostra mais eficaz na reabilitação desta disfunção sexual. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão de literatura, fundamentada em artigos científicos, nas bases de dados eletrônicos, PubMed, Google Acadêmico e SciELO, nos idiomas português e inglês, utilizando os descritores fisioterapia (physical therapy specialty), dispareunia (dyspareunia), período pós-parto (postpartum period), pelve (pelvis), e parto normal (natural childbirth) estando os mesmos de acordo com o Descritores em Ciência da Saúde (DECS). Resultados: Após a realização de uma análise minuciosa dos artigos selecionados, foi possível observar que a maioria dos autores utilizaram como principal recurso a massagem perineal, podendo ser associada com o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, eletroestimulação, dilatadores vaginais. Outros autores preferiram utilizar técnicas como radiação da luz infravermelha ou a mobilização dos tecidos moles. Conclusão: Através da revisão realizada foi possível concluir que os métodos fisioterapêuticos quando utilizados em conjunto proporcionam resultados satisfatórios no tratamento da dispareunia após o parto vaginal, porém o fisioterapeuta deve traçar objetivos de acordo com as características de cada paciente, realizar condutas adequadas sempre respeitando os limites de cada mulher. Palavras-chaves: Fisioterapia; Dispareunia; Período pós-parto; Pelve; Parto normal.
  • Monografia Acesso aberto
    Intervenções fisioterapêuticas na dispareunia em mulheres após o parto vaginal: uma revisão bibliográfia.
    (2022-07-22) Soares Bueno, Caroline Thuany; Eller, Jéssica Cristina; Schwaab, Letícia Miranda; Treffeli, Sthefany
    Introdução: A dispareunia é a dor genital que pode ocorrer antes, durante ou após a relação sexual com penetração. Esta disfunção sexual está comumente relacionada com a gravidez e principalmente com o pós-parto, seja por via vaginal ou cesárea. No Brasil, de acordo com pesquisa do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, observou-se que 51% das mulheres brasileiras referem alguma disfunção sexual no puerpério. O parto vaginal afeta negativamente a musculatura pélvica feminina, sendo assim um dos maiores fatores para a causa de disfunções sexuais. A fisioterapia pélvica proporciona melhora da saúde sexual, maior autoconsciência, autoconfiança, melhora da imagem corporal e diminuição da ansiedade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo, identificar os métodos fisioterapêuticos mais utilizados no tratamento da dispareunia no pós-parto vaginal e qual técnica se mostra mais eficaz na reabilitação desta disfunção sexual. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão de literatura, fundamentada em artigos científicos, nas bases de dados eletrônicos, PubMed, Google Acadêmico e SciELO, nos idiomas português e inglês, utilizando os descritores fisioterapia (physical therapy specialty), dispareunia (dyspareunia), período pós-parto (postpartum period), pelve (pelvis), e parto normal (natural childbirth) estando os mesmos de acordo com o Descritores em Ciência da Saúde (DECS). Resultados: Após a realização de uma análise minuciosa dos artigos selecionados, foi possível observar que a maioria dos autores utilizaram como principal recurso a massagem perineal, podendo ser associada com o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, eletroestimulação, dilatadores vaginais. Outros autores preferiram utilizar técnicas como radiação da luz infravermelha ou a mobilização dos tecidos moles. Conclusão: Através da revisão realizada foi possível concluir que os métodos fisioterapêuticos quando utilizados em conjunto proporcionam resultados satisfatórios no tratamento da dispareunia após o parto vaginal, porém o fisioterapeuta deve traçar objetivos de acordo com as características de cada paciente, realizar condutas adequadas sempre respeitando os limites de cada mulher. Palavras-chaves: Fisioterapia; Dispareunia; Período pós-parto; Pelve; Parto normal.
  • Monografia Acesso aberto
    Os efeitos dos recursos cinesioterapêuticos na prevenção de quedas em mulheres osteoporóticas – Uma revisão da literatura
    (2022) Santos, Cristina; Santos Bitencourt, Leticia; Machado, Thayse; Oliveira Bill, Vanessa; Caetano, Zanandra
    Estudos mostram que a osteoporose gera um aumento da fragilidade do osso deixando-os mais suscetíveis a fraturas, o que afeta principalmente as mulheres quando passam pelo período da menopausa. A prevalência de quedas surge como uma consequência dos prejuízos ocasionados pelo envelhecimento afetando grandemente a capacidade funcional. A implementação de exercícios convencionais terapêuticos resultaram no aumento do equilíbrio através do treinamento postural dinâmico proprioceptivo, já que consequentemente melhoram a força muscular e reduzem o risco de quedas. Desta forma, o objetivo deste estudo é, através de uma revisão de literatura, ampliar os conhecimentos sobre a eficácia da fisioterapia por meio de exercícios terapêuticos para prevenção e tratamento de quedas em mulheres osteoporóticas. Foi realizada a busca por artigos indexados nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico. Levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão definidos pelos autores, um total de oito artigos foram selecionados. Baseado nos resultados dos estudos incluídos na presente revisão, é visto que as mulheres osteoporóticas da terceira idade, quando integradas a prática de terapias com exercícios físicos voltadas ao equilíbrio e fortalecimento muscular de forma geral, apresentam uma diminuição significativa sobre a incidência de quedas com ou sem fraturas, dando mais independência na vida diária dessas mulheres. Porém ainda é de extrema importância a realização de estudos futuros que adotem a cinesioterapia como intervenção principal na prevenção de quedas e que mostrem sua evolução a longo prazo.