Shannoa e a floresta de ferro: proposta de jogo digital baseado no folclore brasileiro

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Coronetti, Marcio
Orientador
Marcio
Silva, Claudio Henrique
Coorientador
Resumo
This work aims to develop the concept of game art of the runner genre based on Brazilian folklore that despite the vast content in fantastic myths and legends, Brazilian culture is still little represented in electronic games and other media. Through the analysis of several games of the same genre and other media, identifying this becomes a challenge to develop mechanics, dynamics and new aesthetics that can make the theme more attractive. Using as basis of the project the structure of the article “MDA: A Formal Approach to Game Design and Research” developed in 2005 at the Game Developers Conference by Robin Hunicke, Marc LeBlanc and Robert Zubek and the concept art methodology of (J. Filho, Machado, N. Junior, A. Franco and J. Maia. 2016) presented at SBGames 2016 the concept of character art, scenarios, enemies for a mobile game was developed. Keywords: conceptual art, game design, infinite runner, brazillian folklore.
Este trabalho tem como objetivo desenvolver o concept art de jogo do gênero runner baseado no folclore brasileiro que apesar do vasto conteúdo em mitos e lendas fantásticos a cultura brasileira ainda é pouco representada em jogos eletrônicos e outras mídias. Através da análise de vários jogos do mesmo gênero e outras mídias, ao identificar isso torna-se um desafio desenvolver mecânicas, dinâmicas e estéticas novas que podem tornar o tema mais atrativo. Ultilizando como base do projeto a estrutura do artigo “MDA: Uma Abordagem Formal para Design e Pesquisa de Jogos” desenvolvido em 2005 na Game Developers Conference por Robin Hunicke, Marc LeBlanc e Robert Zubek e a metodologia de concept art de (J. Filho, L. Machado, N. Junior, A. Franco e J. Maia. 2016) apresentado na SBGames 2016 foram desenvolvidos o concept art dos personagens, cenários, inimigos para um jogo mobile. Palavras-chave: arte conceitual, design de jogos, infinity runner, folclore brasileiro.

Palavras-chave
arte conceitual, design de jogos, infinity runner, folclore brasileiro
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