Conhecimento de tratamento de terapia capilar de frequentadores de barbearias em armazém sc

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Rodrigues, Érika Novak
Antunes, Lidiana Cardoso

Orientador

Silvano, Isabel Claudino

Coorientador

Resumo

Abstract: Barber shops are increasingly specialized in beauty and wellness services. Capillary therapy services and cosmetic products are increasingly specific and designed to treat capillary dysfunctions. The market for the consumption of cosmetics by the male public has increased, however, it is not known whether they have knowledge and interest in receiving procedures and guidelines related to hair therapy. This study was carried out in order to identify the interest and knowledge of barbershop visitors at the Warehouse Center, for capillary therapy services, through a questionnaire. The study aimed to identify whether men who visit barbershops have any type of knowledge and interest in hair treatment. The study carried out was an experimental and cross-sectional, census type for the day of collection considered non-probabilistic. It was carried out through the application of a questionnaire of a quantitative nature. The study sample consisted of men over 18 years of age who attended the barber shop on the day of data collection and who agreed to participate in the study. Of the 27 participants, 92% use shampoo to wash their hair, and 81% responded that the frequency of washing is every day. Finally, as a matter of knowledge, only 19% of the participants undergo or have undergone any type of treatment for capillary dysfunction.
Introdução: As barbearias estão casa vez mais especializadas em serviços de beleza e bem-estar. Os serviços de terapia capilar e os produtos cosméticos estão cada vez mais específicos e elaborados para tratar as disfunções capilares. O mercado de consumo de cosméticos pelo público masculino tem aumentado, porém, não se sabe se eles possuem conhecimento e interesse em receber procedimentos e orientações relacionadas a terapia capilar. Objetivo: O estudo teve como objetivo identificar se os homens frequentadores de barbearias possuem algum tipo de conhecimento em tratamentos capilares. Métodos: O estudo realizado foi experimental e transversal, do tipo censitário para o dia da coleta considerado não probabilístico. Foi realizado através de aplicação de questionário de natureza quantitativa. A amostra do estudo foi composta por homens com idade superior a 18 anos de idade que frequentaram a barbearia no dia da coleta dos dados e que aceitaram participar o estudo. Resultados: Dos 27 participantes, 92% fazem a utilização de shampoo para lavar os cabelos, e 81% responderam que a frequência de lavagem é todos os dias. E por fim como conhecimento, apenas 19% dos participantes realizam ou já realizaram algum tipo de tratamento para uma disfunção capilar. Conclusão: O estudo mostrou que os hábitos de higiene estavam adequados, considerando o máximo de 2 dias de intervalo entre as lavagens do cabelo. Porém a maioria dos voluntários, não conhecem ou não utilizam produtos específicos para seu caso, mostrando a necessidade de novos estudos e apresentação da terapia capilar para o publico masculino.

Palavras-chave

Barbearia, Cabelo, Homens, Cosméticos, Preparações para cabelo

Citação