Dificuldade do aprendizado na fase inicial do piloto devido à comunicação deficitária.
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Lazzari, Renata
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
The main objective of this monograph is to understand the importance and how the benefits of
proper communication between a student and his/her flight instructor in the early stages of a
pilot's life can contribute to his/her learning. It is relevant to draw attention to the use of
assertive communication throughout the flight instruction process, in which communication
plays a fundamental and vital role in the development of effective learning and continuous
improvement. Communication used in a clear, objective and appropriate manner within the
teaching process improves the student's learning, proficiency and understanding. The nonviolent communication within the air instruction avoids conflicts in the interpersonal
relationships between instructor and student, making the air activity safer and it aims at the
formation of the development of an adequate learning and collaborates for an education of
assertive communicative professionals. This research methodology is exploratory and this
study is carried out through bibliographic and documentary research with a qualitative
approach. It was found that an assertive communication can directly help in the development
of learning; because the more appropriate and clear is the communication between instructor
and student within the teaching, the better will be the student’s understanding and learning.
O objetivo principal desta monografia é compreender a importância e como os benefícios de uma comunicação adequada entre aluno e seu instrutor de voo na fase inicial da vida de um piloto podem colaborar para a aprendizagem; chamando a atenção para a utilização de uma comunicação assertiva ao longo do processo da instrução de voo, em que a comunicação exerce um papel fundamental e vital para o desenvolvimento de um aprendizado efetivo e um aperfeiçoamento contínuo. A comunicação utilizada de forma clara, objetiva e adequada dentro do processo de ensino melhora o aprendizado, a proficiência e a compreensão do aluno. A comunicação não-violenta dentro da instrução aérea evita conflitos nas relações interpessoais entre instrutor e aluno, tornando a atividade aérea mais segura; assim visando a formação do desenvolvimento de um aprendizado adequado e colaborando para uma educação de profissionais comunicativos assertivos. Esta pesquisa pode ser classificada como exploratória, e é realizada através de pesquisas bibliográficas e documentais com uma abordagem qualitativa. Verificou-se que uma comunicação assertiva pode ajudar de forma direta no desenvolvimento do aprendizado; quanto mais adequada e clara for a comunicação entre instrutor e aluno dentro do ensino, melhor será a compreensão e aprendizado do aluno.
O objetivo principal desta monografia é compreender a importância e como os benefícios de uma comunicação adequada entre aluno e seu instrutor de voo na fase inicial da vida de um piloto podem colaborar para a aprendizagem; chamando a atenção para a utilização de uma comunicação assertiva ao longo do processo da instrução de voo, em que a comunicação exerce um papel fundamental e vital para o desenvolvimento de um aprendizado efetivo e um aperfeiçoamento contínuo. A comunicação utilizada de forma clara, objetiva e adequada dentro do processo de ensino melhora o aprendizado, a proficiência e a compreensão do aluno. A comunicação não-violenta dentro da instrução aérea evita conflitos nas relações interpessoais entre instrutor e aluno, tornando a atividade aérea mais segura; assim visando a formação do desenvolvimento de um aprendizado adequado e colaborando para uma educação de profissionais comunicativos assertivos. Esta pesquisa pode ser classificada como exploratória, e é realizada através de pesquisas bibliográficas e documentais com uma abordagem qualitativa. Verificou-se que uma comunicação assertiva pode ajudar de forma direta no desenvolvimento do aprendizado; quanto mais adequada e clara for a comunicação entre instrutor e aluno dentro do ensino, melhor será a compreensão e aprendizado do aluno.
Palavras-chave
Comunicação Assertiva, Instrução, Habilidades Comunicativas, Aprendizagem