Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 45
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições do capital psicológico para a aprendizagem e desenvolvimento de equipes no contexto organizacional
    (2023-12) SILVA, Beatriz Isabel Sestrem da
    Este artigo explora a relação entre capital psicológico e a aprendizagem e desenvolvimento de equipes de trabalho. O capital psicológico, composto por recursos psicológicos como autoeficácia, otimismo, esperança e resiliência, tem sido reconhecido como um fator importante para o desempenho e bem-estar individual. No contexto das equipes, o capital psicológico dos membros desempenha um papel crucial na promoção de uma cultura de aprendizagem, na melhoria do desempenho coletivo e no desenvolvimento contínuo da equipe. Este artigo discute as implicações do capital psicológico na aprendizagem e desenvolvimento de equipes, destacando a importância da colaboração, da motivação intrínseca e da resiliência para o sucesso das equipes de trabalho. Partindo destes princípios, a presente revisão narrativa de literatura, teve por objetivo investigar em meio a produção científica da área quais as possíveis contribuições do capital psicológico para a aprendizagem e o desenvolvimento de equipes.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Vínculos familiares e pets: uma análise documental sobre a visão da interação familiar com pets.
    (2023-12) FERREIRA, Camila; BRANDÃO, Julia Goulart; BILL, Geovana Cristine Oliveira
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação do vínculo afetivo de animais de estimação com seres humanos, além de, abordar as características da construção da relação humano-animal na sociedade, em conjunto sob à vista da percepção que se compreende atualmente o conceito de família multiespécie. Além disso, será exposto características dos impactos sofridos com a Pandemia do Covid-19 no que tange o contexto das relações familiares na qual pets pertencem, o luto não reconhecido pela perda do animal, e os reflexos da interação multiespécie na esfera jurídica da sociedade. Tem como metodologia a pesquisa descritiva qualitativa de caráter documental, onde trará uma construção alusiva da antiguidade até o momento atual, de acordo com comportamentos, diferenças e costumes observados. Bem como, obteve-se resultado de que cada vez mais o pet é visto como membro da família e no simbólico como um filho bichológico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos psicossociais da pandemia de sars-cov-2: violência contra a mulher e feminicídio.
    (2023-12) SILVA, Rita Margarete Alexandre da
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender os impactos psicossociais do isolamento social nos casos de violência doméstica contra a mulher e nos casos de feminicídio durante a pandemia da SARS-CoV-2. A metodologia utilizada foi revisão narrativa. Os resultados obtidos revelaram um aumento tanto nos casos de violência doméstica como nos casos de feminicídio em comparação com períodos anteriores à pandemia, o que indica a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o assunto. Concluiu-se que, o convívio prolongado das mulheres com seus parceiros contribuiu para o aumento de agressões físicas e psicológicas, dificultou as denúncias e revelou a falta de apoio adequado por parte das redes de serviços de proteção às mulheres. O estudo ressaltou a necessidade de expor o tema, que não deve ser silenciado em virtude do medo enfrentado pelas mulheres que sofrem ou sofreram violência em seus lares, além da necessidade de investir em programas de conscientização e educação, buscando desconstruir padrões culturais que perpetuam a violência de gênero.
  • Monografia Acesso fechado
    Amor e dependência emocional.
    (2023-12) SANTOS, Katrin Ariadnes Silva dos; ORTIZ, Alana Carolina; GERARDI, Lenita do Amaral
    O objetivo deste artigo consiste na compreensão das diferenças entre amor e dependência emocional nos relacionamentos amorosos, distinguindo os conceitos de amor, dependência e suas principais causas. Por fim, foi realizada uma investigação em busca da possibilidade de existir uma fronteira entre amor e dependência emocional. O presente artigo se caracteriza por pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório. Diversas perspectivas e narrativas foram empregadas com o intuito de atingir os objetivos propostos e resolver a questão central investigada neste estudo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Capital psicológico: uma análise sob a perspectiva da psicologia do esporte.
    (2023-12) BERGAMASCHI, Carolina dos Santos Pires Trautwein
    A compreensão de como o pensamento humano se estrutura através de estímulos afetivos e cognitivos, que moldam nossas ações e decisões, é uma questão cada vez mais presente em diversas áreas do conhecimento. A dicotomia entre razão e emoção vem sendo desfeita, e estudos demonstram que as emoções têm impacto significativo nos processos cognitivos e nos conteúdos do pensamento. Diante da importância dos aspectos psicológicos na prática esportiva e do papel do capital psicológico no desenvolvimento humano, foram analisados fatores psicológicos de relevância para o desenvolvimento humano e a influência desse capital no desempenho esportivo. Essa revisão narrativa de literatura busca fornecer uma compreensão embasada e abrangente do papel do capital psicológico, com potenciais aplicações no aprimoramento das práticas profissionais e no desenvolvimento de intervenções mais efetivas para promoção do bem-estar e desempenho no âmbito esportivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Programas de promoção da saúde mental dos docentes universitários.
    (2023-12) GIUSTINA, Bianca Resendes Della; SANTOS, Daniela dos
    Este artigo tem como objetivo analisar iniciativas destinadas à promoção da saúde mental de professores universitários. Deste modo, ele foi construído a partir de uma revisão sistemática, consultando as bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, BDTD, Biblioteca Virtual em Saúde e periódicos da CAPES. Foram selecionados os materiais publicados entre 2013 e 2023, priorizando aqueles com abordagem voltada para programas e estratégias de promoção da saúde mental dos docentes universitários. A análise dos dados será qualitativa, identificando as principais estratégias e medidas de promoção apresentadas nessas fontes de pesquisa. Assim, foram incluídos quatro estudos que identificaram a formação de grupos de ajuda mútua, práticas de atividades físicas, bom relacionamento social e sensibilização para práticas de saúde. Todavia, esperamos que esta pesquisa possa fornecer insights valiosos para a conscientização sobre a saúde mental de professores universitários, enfatizando os programas existentes. A implementação dessas estratégias pode contribuir para criar um ambiente acadêmico mais saudável e produtivo para todos. É imperativo continuar investigando e implementando essas práticas para garantir o bem-estar dos educadores.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    O uso de psicodélicos clássicos no tratamento de transtornos mentais: uma revisão integrativa da literatura brasileira.
    (2023-12) HUTTL, Ana Paula; PEREIRA, Larissa Kruger Scarante
    Os psicodélicos clássicos são drogas proibidas em vários países, sua descriminalização para o uso terapêutico tem sido motivada por diversos estudos que sugerem haver uma variedade de possíveis aplicações terapêuticas e benefícios para tratamentos na área da saúde mental. Essa busca por novos métodos de tratamentos cresce à medida que os métodos tradicionais não se mostram eficazes em alguns casos, se tornando necessária uma atualização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade no tratamento de transtornos mentais com o uso dos psicodélicos clássicos, por evidências extraídas pela metodologia de revisão integrativa, que foi realizada nas bases de dados do Google Acadêmico e LILACS, pelos descritores “saúde mental”, “psicodélicos” e “terapia”. Foram integrados à pesquisa artigos selecionados a partir da análise criteriosa, que envolvem as seis etapas do método escolhido. Dentre os 08 artigos analisados na nossa pesquisa foi possível verificar que o resultado geral acerca da aplicabilidade das substâncias foi positivo em todos os estudos, apresentando segurança e resultados favoráveis. Concluiu-se que o uso de psicodélicos quando devidamente mediado por profissionais qualificados e preparados, pode resultar em experiências profundamente significativas que provocam mudanças emocionais, cognitivas e comportamentais no indivíduo. O tema é muito relevante para a comunidade, em especial para os profissionais da saúde mental, e nos mostra a sua potencialidade para futuras pesquisas, que busquem correlacionar não somente quanto ao tratamento, mas a necessidades de legislações específicas para tais, bem como de quebra de tabus em relação a elas.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância dos grupos reflexivos destinados à importância dos grupos reflexivos destinados à homens denunciados por violência doméstica.
    (2023-06-23) Niza, Carolina; Fonseca, Letícia; Gassenferth, Amanda
    A violência contra a mulher é um fenômeno social enraizado fortemente no Brasil e no mundo, que envolve não só o ato da violência física em si, mas todo um contexto histórico, carregado de questões pertinentes relacionadas aos autores de tais delitos, que podem e devem ser discutidas. Essa violência em específico, reflete em consequências destinadas à todos aqueles envolvidos nessa problemática, principalmente no que se refere à demandas psíquicas em suas diversas camadas. Levando em consideração levantamentos e estudos sociais e psicológicos realizados acerca desse tema, a violência reproduzida se origina de uma violência já vivida em algum momento, independente de sua classificação ou nível de intensidade. Com isso, realizada uma revisão narrativa com método qualitativo referente a elaboração de projetos destinados à autores de violência doméstica, nota-se que é de suma importância elencar tais intervenções destinadas aos homens, com as já presentes, oferecidas às mulheres, visando o objetivo de trazê-los a uma realidade adequada por meio de uma psicoeducação em relação à pensamentos, comportamentos e atitudes até então enraizados socialmente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Família e suicídio: aspectos psicossociais e rede social de suporte
    (2023-06-21) CHAGAS, RODRIGO RODRIGUES; BATISTA, DHARA DALILA MEDEIROS
    O presente estudo objetivou compreender os aspectos psicossociais de famílias que experimentaram suicídios entre seus membros . Este estudo foi conduzido como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando um delineamento qualitativo. Quatro membros de diferentes famílias participaram do estudo. Os resultados revelaram duas categorias de análise: uma relacionada ao indivíduo que cometeu suicídio e outra relacionada à família. Foi observado que o suicídio afeta profundamente todas as pessoas envolvidas, gerando sentimentos de perda, desolação e questionamentos sobre a existência após a morte. Além disso, foi identificado o estigma social associado ao suicídio, que pode resultar em exclusão e silêncio sobre o ocorrido. Entre as estratégias de enfrentamento identificadas, destaca-se o apoio da família nuclear e o papel da religião na procura por sentido frente à perda e na reconstrução após a tragédia. Ressalta-se a necessidade de novos estudos que adotem uma abordagem reflexiva em relação ao suicídio, buscando ampliar o conhecimento sobre esse fenômeno e melhorar a assistência aos familiares sobreviventes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Serial killers: a percepção de acadêmicos da cidade de Joinville/SC quanto a glamourização midiática em relação a conteúdo true crime
    (2023-06-23) Gorges, Gabriela; Matias, Sabrina
    A seguinte pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre a romantização dos transtornos psicológicos retratados pela indústria midiática e como essa perspectiva glamourizada pode trazer uma visão distorcida da realidade das pessoas. Souza, Oliveira e Souza (2022) argumentam que a ambientação, a fotografia e os roteiros muito bem pensados ​​contribuem para uma certa empatia e carinho pelos personagens, o que supostamente leva a uma visão mais bela e romântica de um sujeito violento, impulsivo e canibal. A valorização de atos violentos e agressivos pode levar à normalização desse comportamento, criando problemas e crenças disfuncionais sobre a realidade do transtorno para os telespectadores da série. Tendo como objetivo compreender a percepção e a relação de consumo sobre os conteúdos vinculados a serial killers e assassinatos por acadêmicos universitários, a partir de uma análise estatística. Trata-se de um estudo baseado na pesquisa exploratória descritiva com delineamento quantitativo. A análise foi realizada através de um questionário estruturado elaborado pelas pesquisadoras, tendo como público alvo acadêmicos universitários entre 18 e 35 anos que estudem na cidade de Joinville/SC. Com isto, foi possível analisar o entendimento das pessoas em relação a violência nos meios de entretenimento; Discutir o processo de glamourização dos serial killers; Levantar sobre a relação de consumo e processo de glamourização das psicopatologias; Entender sobre o efeito das mídias no contexto da saúde mental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise comparativa dos conceitos de temperamento, caráter e personalidades nas linhas teóricas: psicanálise, terapia cognitivo comportamental e fenomenologia existencial.
    (2023-07-10) Chagas, Jacyara Wrege
    Este trabalho pretendeu apresentar aproximações e divergências dos conceitos, temperamento, caráter e personalidade nas linhas teóricas: Psicanálise, fenomenologia existencialista e terapia comportamental. Portanto, o objetivo desta investigação é identificar o que tem sido abordado em artigos científicos nos últimos dez anos, a fim de obter uma compreensão mais integrativa de um tema tão significativo. Neste sentido, os objetivos desta pesquisa estão em compreender de forma breve a construção histórica desses três conceitos; Investigar se esses conceitos estão presentes nas linhas teóricas, psicanalítica, existencial e terapia comportamental; Identificar aproximações desses conceitos entre as três linhas e por fim, observar as principais divergências desses conceitos dentro das três linhas teóricas mencionadas. A pesquisa se deu de forma qualitativa exploratória que utiliza uma linha de análise comparativa com revisão bibliográfica integrativa. Considerando os resultados encontrados, é possível afirmar que tanto a psicanálise quanto a linha cognitivo comportamental incluem em sua estrutura os três conceitos: personalidade, temperamento e caráter. No entanto, ao analisar a linha teórica , não foi possível encontrar o conceito temperamento em seu recorte teórico.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A representação social da dita loucura na contemporaneidade
    (2023-06-09) Azevedo, Campos, T.P.M. M H.; Cantele, Costa, J.T., Silva, F.S., & Silveira, C. A. B. J., Arpini, D. M.,; Da Costa, Da Silva, H.C.S.R., & Da Costa, I.I. I.I., & Braga. F.W; De Sousa, Gruska, V., & Dimenstein, M. P.F., Maciel, C. S., Pimentel, C.E., Dias, C., C. C.V., & Menezes, B.S.T.; Leal, Minayo, M. C. S. B.M.,& De Antoni. C; Pasqualotto, Próchno, C.C.S.C., & Bessa. W.L.C M.Z.; Puchivailo, Salles, M.M., Barros, S M .C., Da Silva. G. B., Holanda. A.F; Santos, Santos, M.F. S., Danfa, L., & Almeida,M..O. A.V., & Martins, H.T. Santos, A.V., & Martins, H.T.; Sousa, Spohr, B., & Schneider, D.R. P.F., Maciel, S.C., Pimentel, C.E., Dias, C.C.V., & Menezes, T.S.B.; Vasconcelos, L., & Lins, S.l.B., Vargas, G.C.,& Ribeiro, K.C.S.
    Esta pesquisa teve por objetivo entender o lugar de representação social da loucura na contemporaneidade. Identificar a representação social contemporânea da dita ‘loucura’ é relevante no sentido de promover reflexões sobre as possibilidades de inclusão desse sujeito com sofrimento psíquico grave na sociedade contemporânea. O termo sofrimento psíquico grave, em detrimento de “loucura”, “psicose” ou “esquizofrenia”, faz jus a perspectiva fenomenológica-existencial na qual os fenômenos psicopatológicos tratam-se da experiência de sofrimento enquanto dimensão existencial humana, que é resultante das condições concretas de existência e de uma maneira singular de estar no mundo. O cenário contemporâneo e sua relação com esses fenômenos ainda assumem características opressoras, relacionadas a falta de compreensão da constituição destes processos, reduzindo-os a concepção organicista, ainda contemporânea de doença mental. Essa concepção do fenômeno acaba por encarcerar o sujeito na condição de sofrimento. Verifica-se pela hegemonia da concepção organicista que os inúmeros esforços dos processos de Reforma Psiquiátrica no Brasil têm seu avanço barrado devido a ausência de desconstrução dessa lógica. O sujeito se constitui dialeticamente na sua relação com o mundo, construindo sentidos singulares nas/pelas experiências vividas, e é neste processo de apropriação contínua das experiências concretas que o sofrimento psíquico torna-se uma ocorrência possível para qualquer existente, pela própria condição humana de existência que não escapa a angústia de sua indeterminação de ser. Neste sentido, é necessário entender os mecanismos de representação social contemporâneos sobre o fenômeno popularmente definido como loucura, para identificar estratégias que venham desconstruir estigmas e processos de exclusão desses sujeitos nos espaços sociais.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Histórias de vida e condições psicossociais de pessoas em situação de rua na cidade de Joinville
    (2023-06-20) Grams, Ana Paula; Souza, Bruno Figueiredo de
    Em 2022 o número de pessoas em situação de rua no Brasil passou dos 280 mil, trata-se de uma população diversificada, unida pela rua como seu lar comum. Diante do crescimento dessa população torna-se fundamental a reflexão a respeito das condições de vida desses indivíduos e das políticas públicas vigentes. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender como se constituem a história de vida e as condições psicossociais de pessoas em situação de rua na cidade de Joinville. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com três pessoas em situação de rua. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada pela metodologia de análise de conteúdo. Desta resultaram duas grandes categorias: história pessoal e condições psicossociais e a vida na rua. Os resultados sugerem que a vida dos participantes foi marcada por dificuldades, especialmente na esfera relacional, e que a experiência de viver na rua constitui desafios e ambivalências. Nesse sentido, atenta-se para ações do campo de atenção psicossocial que contemplem as particularidades e potencialidades no cuidado desta população. Palavras-chave: População em situação de rua; História de vida; Atenção psicossocial.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os processos de inclusão social da criança com transtorno do espectro autista em fase pré-escolar
    (2023-06) Lima, Marcela
    O transtorno do espectro autista (TEA) em fase pré-escolar tem sido foco de muitas discussões na atualidade, especialmente, no que se refere aos processos de inclusão destas crianças nos inúmeros espaços de convívio social, o objetivo dessa pesquisa foi investigar com base nas produções científicas na área, como tem sido o processo de inclusão social dessas crianças. Para tanto, a revisão desenvolvida neste artigo adotou a técnica de revisão narrativa de literatura para elencar e analisar as publicações científicas nos últimos anos, sobre o tema, com análise de artigos, periódicos, livros que descrevessem a importância de compreender o TEA e quais barreiras são enfrentadas por seus familiares, bem como, a importância do entendimento sobre o processo de inclusão e como vem sendo um desafio para implementação de políticas públicas que sejam inclusivas, pois para que essas crianças sejam incluídas é necessário a quebra de velhos paradigmas e preconceitos enraizados na sociedade. As reflexões desenvolvidas ao longo do artigo através dos autores do material eleito para o estudo têm destacado a importância de compreender o TEA na atualidade, e como ocorre o processo da inclusão e quais as dificuldades da família em relação a inclusão da criança com TEA.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A prevalência dos transtornos alimentares em frequentadoras de academia do sexo feminino
    (2022-11-14) Joice da Silva Alves, Marina Braga
    Os Transtornos Alimentares (TA`s) são quadros psicológicos complexos marcados por uma perturbação persistente na alimentação, comprometendo a saúde física e funcionamento psicossocial. Em razão da escassez de estudos na área, procurou-se através desta pesquisa, mensurar a prevalência dos sintomas de TA`s em mulheres frequentadoras de uma academia de musculação na região de Joinville – SC. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo, na coleta de dados através da ferramenta Google Forms, utilizou-se o questionário EAT 26, instrumento psicométrico composto por 26 perguntas com múltiplas escolhas, e perguntas abertas para análise qualitativa. Investigou-se uma amostra de 44 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, sendo que 36% apresentaram sintomas de TA`s, 88,64% das participantes relataram insatisfação corporal, 95,5% das participantes relataram perceber uma relação entre mídias sociais e pressão estética. Através das correlações entre uso das mídias sociais e sintomas de TA`s não se obteve resultados significativo. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram a necessidade para conscientização sobre os TA`s na região de Joinville-SC, e evidencia-se a importância da atuação da psicologia na prevenção de TA`s.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Relação entre espiritualidade e psicologia analítica
    (2022-11-21) Cinthia, Correia
    O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura, que teve como objetivo geral, investigar a relação entre a espiritualidade e a prática da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Entende-se aqui a espiritualidade como uma das dimensões da integralidade humana, devendo ser considerada nas práticas de saúde, especialmente, no que se refere a clínica psicológica. Jung, precursor da Psicologia Analítica, inicia sua jornada vinculado a Psicanálise Freudiana, mas discorda da centralidade da sexualidade na gênese do sofrimento psíquico. Ao romper com a psicanálise, Jung se debruçou sobre o estudo de outras culturas, a fim de buscar aspectos comuns destas diferentes culturas na constituição da psique humana. Identificou que a necessidade de transcender a realidade concreta, sustentada pela fé e religião, é um dos aspectos que atravessa a maioria das culturas. Neste mergulho a religiosidade, sinônimo de espiritualidade para este teórico, é uma das dimensões centrais da psique humana. A partir deste estudo teórico, concluímos que é cada vez mais emergente a necessidade de considerar a dimensão espiritual nas práticas clínicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolar
    (2022-12) Silva, Emanuelle; Orlandeli, Fernanda; Motta, Gustavo; Hubner, Ian
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno caracterizado por uma série de déficits persistentes, nas habilidades de interações sociais e na comunicação não verbal que podem afetar significativamente em seu desenvolvimento escolar, buscando maneiras com que ele possa se expressar, as suas necessidades, ideias e pensamentos. O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações sobre o diagnóstico precoce em crianças com TEA, e qual a sua importância em todo o processo de desenvolvimento escolar. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa de literatura com artigos científicos indexados na plataforma da BVS. Entre os 46 resultados utilizados na revisão final, foi observado que, muitos pais notam traços diferentes apresentados por seus filhos logo nos primeiros anos de vida, buscam por acompanhamento desde cedo, aceitam o laudo e uma ajuda profissional, acompanham todo o processo de inserção no ambiente escolar, onde acaba trazendo benefícios tanto para a criança diagnosticada, por conta da convivência social que a escola possibilita, mas também para os que convivem ao seu redor, quebrando velhos preconceitos e paradigmas a respeito do TEA. Concluindo que, em alguns casos é possível diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias, podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome de burnout: relação entre home office e a cultura de alta performance
    (2022-12-07) Ribeiro, Bianca; Tomaz, Joseli; Silveira, Kemilyn
    As organizações contemporâneas precisam ter cuidado com a saúde mental do seu capital humano. Nesse sentido, a presente pesquisa, visa compreender como se relaciona o trabalho na modalidade home office e a cultura de alta performance com o aumento da Síndrome de Burnout. Esta caracteriza-se como exploratória-descritiva com delineamento na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. O público alvo foram profissionais dos setores administrativo e comercial de uma empresa do ramo atacadista na região de Joinville. Os resultados obtidos demonstram que, há uma relação entre a cultura de alta performance e home office, com o surgimento do Burnout. Entretanto, há uma linha tênue para que o sujeito apresente todos os sintomas de forma a facilitar o diagnóstico. Conclui-se que, quando o colaborador utiliza o trabalho como uma atividade instrumental funcional, para realizar o seu projeto de ser, tende-se a criar um distanciamento emocional seguro, pois independentemente da ocupação, ele continuará com as possibilidades de construir o seu projeto de ser existencial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolar
    (2022-12-07) Fernandes, Emanuelle; Orlandeli, Fernanda; Motta, Gustavo
    possivel diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias.podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Fatores de risco para (re)vitimização sexual
    (2022-11-08) Calegari, Ana Clara
    O abuso sexual infantil é um problema de saúde pública e social em diversos países, o que traz consequências graves, inclusive para vitimização sexual em fases posteriores. O objetivo desta revisão consiste em identificar na literatura os fatores de risco envolvidos no fenômeno da revitimização sexual. Para este propósito, foi realizada revisão narrativa da literatura utilizando as bases de dados SciELO, LILACS, Pepsic, Google Scholar e capítulos de livros, considerando os períodos de publicação entre 2018 e 2022. Além de outros modelos e teorias apresentados, os resultados sugerem que maus tratos em casa, comportamentos de risco como o uso indevido de substâncias e comportamento sexual de risco, falta de assertividade sexual, estratégias de enfrentamento desadaptativas, desregulação emocional, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), raiva/agressão, dissociação e percepção de risco prejudicada consistem em fatores de risco para revitimização sexual. O investimento em mais pesquisas torna-se necessário, abrangendo a complexidade deste tema.